ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bezerreiro tropical ou argentino: quais as vantagens?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/10/2018

2 MIN DE LEITURA

6
6

A dúvida sobre adotar o sistema de bezerreiro tropical, ou argentino, é muito comum entre os produtores de leite e o leitor do MilkPoint, médico veterinário e produtor de leite, Roberto Carneiro (@robertoocarneiroo), compartilhou no Instagram do MilkPoint a sua experiência em Pedra Preta/MT.

Roberto explicou que a escolha foi por um sistema simples e funcional. No caso da fazenda da foto abaixo (com capacidade para 20 animais e atualmente com 9 instalados), são fornecidos 5 litros/leite/dia e concentrado à vontade. A desmama é realizada em torno de 90 dias ou quando as bezerras dobram o peso e estão comendo no mínimo 1kg de ração.

"Neste sistema, conseguimos controlar toda a alimentação do animal desde o primeiro dia de vida. Também, uma das prioridades é o fornecimento de colostro o mais rápido possível. Assim, conseguimos reduzir muito a idade da primeira lactação", explicou Roberto. Segundo ele, no bezerreiro, as fêmeas estão ganhando em média 766 gramas por dia.

bezerreiro tropical ou argentino

Roberto também enviou fotos dos bebedouros que utiliza para os animais. Ele adaptou chupetas que são usadas para suínos e, de acordo com o veterinário, está dando muito certo. “O custo é baixo e a água está sempre limpa. Assim, também não precisamos nos preocupar em lavar os bebedouros, economizando tempo de mão de obra e não correndo riscos de oferecer água suja aos animais”, completou.

bezerreiro tropical ou argentino

bezerreiro tropical ou argentino

Mas o que é o bezerreiro tropical ou argentino?

bezerreiro tropical é utilizado por muitas fazendas leiteiras para alojamento dos animais em sua fase inicial de vida, do nascimento ao desmame. Neste tipo de instalação, os animais ficam presos por um fio, que tem por volta de 10 metros, e mesmo em um sistema individualizado, permite maior oportunidade dos bezerros se exercitarem e terem melhor movimentação. A proteção solar normalmente é feita por sombrite, em um dos lados da contenção por fio.

contato visual também é importante para os bezerros. Nesse tipo de instalação, por mais que seja individualizado, é possível ter essas oportunidades de o bezerro expressar seu comportamento. É comum ver, após o aleitamento, o bezerro correndo de uma ponta a outra, o que é muito bom, devido ao exercício. Além disso, essa oportunidade de expressar seu comportamento faz com que ele tenha um melhor desenvolvimento motor e cognitivo.

Para finalizar, Roberto disse que acredita muito na pecuária. Nós também viu Roberto? Estamos firmes e fortes por aqui em busca de uma pecuária leiteira mais forte! Muito obrigada por sua participação! 

E você produtor de leite? Vem fazendo algo diferente na sua propriedade? Trabalha com o bezerreiro tropical? Compartilhe conosco! 

Confira as edições anteriores: 

MilkPoint de olho nas redes (#2): free stall 'tupiniquim'?

MilkPoint de olho nas redes (#1): cochos sustentáveis e funcionais, você utiliza?

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FREDERICO PATRUS ANANIAS DE ASSIS PIRES

GOIÂNIA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 19/12/2022

top
LEANDRO LAMAR

SÃO LUÍS - MARANHÃO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/10/2018

Bom dia, Roberto! Com relação as chupeta para água, os bezerros precisam de treinamento ou de imediato bebem.

José Deusdete, Bom dia! Gostaria de receber fotos ou vídeo, com comentários explicativos.

Se for possível podem enviar as resposta também para meu email. franlamaro@gmail.com
JOSE DEUSDETE DE SOUZA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2018

Já utilizo este bezerreiro também com capacidade para 20 animais, os resultados são excelentes, porem todos eles são de dupla aptidão são dois módulos paralelos com um corredor no meio cada com capacidade para 10 bezerros porem são dividido ao meio se ternando 4 todos com grama giquis ( acho que escreve assim não sei ) se tenho bezerros na capacidade total 20 utilizo 100 % caso não por exemplo se tenho só 5 bezerros na fase de aleitamento utilizo os outros três para desmama e vou rotacionando diminuindo assim o stress da desmama mantendo-os no mesmo ambiente. se for do interesse posso enviar foto do mesmo para exemplificar
RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 18/10/2018

Bom dia José! Tudo bem? Faço parte da Equipe MilkPoint e temos interesse sim nas suas fotos. Você pode por gentileza enviar para contato@milkpoint.com.br ? Muito obrigada pela participação, abraços.
FERNANDO BACK

FORQUILHINHA - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/10/2018

Bom dia. Também utilizo este tipo de bezerreiro aqui no sul. e percebo que para nossas condições de inverno com chuvas prolongadas os animais sofrem um pouco mais porém com desenvolvimento satisfatório. o acúmulo de barro é maior. tenho também o cabo de aço pelo chão e tenho pensado em suspender para evitar o maior desgaste do material em contato com o chão. a ideia da chupeta é ótima pois evita contaminações. ideias simples e práticas adaptadas as realidades locais.
ROSANE

SEROPEDICA - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 17/10/2018

Parabéns! Gostei mto de conhecer sua experiência. Bem estar animal associada a alimentação e manejo adequados são sinônimos de animais saudáveis. O ganho de peso dos animais é o reflexo de que o manejo está adequado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures