ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lactalis pretende tornar o Brasil um exportador de lácteos para a América Latina

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/06/2021

3 MIN DE LEITURA

0
2

A Lactalis do Brasil, empresa do grupo francês Lactalis, quer fazer do Brasil um hub para exportação de produtos lácteos para a América Latina. Por meio da promoção da competitividade, o que é feito aumentando a produtividade e a qualidade do leite nacional, a empresa, que detém marcas mundialmente reconhecidas como a Président e a Parmalat, pretende ampliar o portfólio no país e abastecer os mercados mais próximos.

Os pecuaristas de leite de Minas Gerais podem ser beneficiados com a iniciativa, uma vez que um dos principais fornecedores da Lactalis é a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR).

De acordo com Guilherme Portella, Direto de Marketing da Lactalis do Brasil, o país tem um grande potencial para  se tornar um país exportador de lácteos, o que, aliado a força das marcas da  Lactalis, pode transformar o Brasil em um hub de exportações lácteas.

“Nós da Lactalis, temos marcas internacionais, como a Président e a Parmalat, reconhecidas que ajudam no acesso aos mercados da América Latina. Nossa ideia é produzir no Brasil e exportar para os países onde já temos exportações vigentes com essas marcas internacionais e pretendemos ampliar de maneira significativa”, pontuou. 

Ainda conforme Portella, a ideia é trazer para o mercado brasileiro produtos novos, mas já fabricados em outras partes do mundo, e testar a aceitação aqui. Entre eles estão vários tipos de queijos especiais e finos. Além disso, também está entre as ações a fabricação no Brasil de produtos hoje já consumidos, mas que são importados.

“Queremos centralizar no Brasil o portfólio de produção e promover a entrada de alguns produtos que vêm de fora. Vamos verificar se os produtos têm apelo para produção. Dentre os itens, estão, por exemplo, uma grande variedade de queijos especiais e finos que ainda não são produzidos no Brasil. Vamos trazer de fora em quantidades menores e testar no mercado consumidor do Brasil e da América Latina. Caso sejam aprovados, pretendemos produzir em maior escala e exportar a partir do país.”

O projeto do hub já está em andamento e a Lactalis exporta produtos feitos no Brasil para os mercados da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Existe ainda projeto de expansão para a Colômbia, Venezuela e República Dominicana. Entre os produtos estão leite em pó e queijos. Já para outros países, como o Chile, existe a possibilidade de vender iogurtes e compostos lácteos.

Para que o projeto seja concretizado, a empresa vem investindo cada vez mais na qualidade do leite. Além dos serviços já prestados de consultoria e assistência técnica junto aos produtores e cooperativas parceiras, a empresa está negociando uma parceria junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o objetivo de estimular a qualidade, a captação, produtividade e competitividade do leite nacional.

Segundo informações divulgadas pelo chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, no site da Embrapa, a parceria entre as instituições terá como objetivo o treinamento de técnicos e a realização de palestras a produtores, além do desenvolvimento de conhecimento em conjunto.

“Entre outros temas, iremos focar no bem-estar animal e em questões ambientais, sob a ótica do ‘ESG’, garantindo as boas práticas de produção que assegurem cuidados com o meio ambiente e com a sociedade”, explicou. 

 

Projeto disruptivo

Para Guilherme Portella, a parceria com a Embrapa, quando fechada, trará grande evolução. “O projeto é para desenvolver melhor a produtividade e a qualidade do campo. Ainda estamos em negociação, mas será um projeto disruptivo do cenário de leite em Minas e no Brasil inteiro”.

O fortalecimento do produtor rural e das cooperativas é considerado de suma importância. “A Lactalis é a maior captadora e maior produtora de lácteos do Brasil. A partir da aquisição da Itambé, a empresa vem se fortalecendo cada vez mais para termos uma liderança positiva no cenário de lácteos, com inovação e projetos industriais novos. Também estamos fortalecendo a participação no campo, para melhorar a produtividade”, ressaltou Portella.

Ainda de acordo com ele, empresa vem trabalhando com as cooperativas. Hoje a assessoria técnica é composta por mais de 100 pessoas que desenvolvem projetos de campo. Em Minas Gerais, uma das principais parceiras é a CCPR, que, segundo Portella, também trabalha de maneira forte para melhorar a produtividade e a qualidade do leite.

Não existe indústria sem o produtor e nem produtor sem indústria. Por isso, queremos fortalecer o produtor de leite pagando o valor justo. Nosso objetivo é melhorar a qualidade para ter boa rentabilidade do negócio sem que o produto saia do preço de mercado. Tendo qualidade e produtividade se tem rentabilidade. Vamos trabalhar para manter o produtor forte," finalizou.

As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures