ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5 fatos importantes sobre o mercado de lácteos no início de 2022

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/02/2022

3 MIN DE LEITURA

0
1

A economia global esteve sob grande pressão durante a pandemia. As cadeias de valor foram interrompidas e a incerteza dominou muitos setores. Leia como foi o desempenho do setor lácteo nesse período e o que será importante em 2022.

 

1. A volatilidade dos preços se intensifica com o aumento da inflação:

O preço mundial do leite aumentou 23% em 2021, e esse aumento se deve a um desequilíbrio entre oferta e demanda. Os produtos lácteos têm sido promovidos como uma boa fonte de proteína e uma parte importante da dieta para fortalecer o sistema imunológico. Assim, à medida que o número de infecções por Covid-19 aumentou, a demanda por laticínios na Ásia e em outras partes do mundo também cresceu.

A demanda por lácteos importados tem sido particularmente forte no mercado chinês, o que também aumenta o risco futuro para os preços do leite caso os exportadores se concentrem em apenas alguns parceiros comerciais e, perto do fim da pandemia, outros países não consigam absorver o déficit na demanda.

Do lado da oferta, alguns dos principais produtores de leite e exportadores experimentaram um estreitamento no volume de leite cru, impulsionado por altos custos de insumos agrícolas, restrições relacionadas ao clima e crescentes incertezas sobre o futuro.

 

2. A frágil economia agrícola faz com que os produtores de leite pensem duas vezes sobre cada centavo que investem:

Os produtores de leite em todo o mundo estão lidando com custos mais altos dos insumos e o aumento nos valores pagos ao produtor muitas vezes não está sendo suficiente para compensar isso.

O preço mundial dos alimentos já aumentou 38% em 2021 e provavelmente permanecerá nesse alto nível durante a maior parte de 2022. O preço do petróleo está pressionando os custos das operações de campo e continuará a fazê-lo.

Outros fatores incluem o aumento dos preços dos fertilizantes e restrições relacionadas ao clima (La Niña, etc.) que limitarão a próxima colheita. A produção agrícola será afetada por mudanças nos rendimentos, qualidade da forragem e decisões dos produtores de plantar uma determinada cultura.

Além disso, o investimento é dificultado pelos altos preços dos materiais de construção e sua disponibilidade limitada. Somam-se a isso os problemas de lucratividade estrutural de longo prazo dos últimos anos. De acordo com a IFCN, uma análise das fazendas concluiu que mais de 40% dos produtores de leite já não conseguem cobrir seus custos totais.

 

3. A importância da autossuficiência e da segurança alimentar aumenta:

A interrupção da cadeia de suprimentos global provavelmente persistirá, criando incerteza para compradores e vendedores. Do ponto de vista do comprador, há preocupações com os longos períodos de transporte e a disponibilidade de produtos, o que – assumindo preços moderados – leva à formação de estoque e aumento da demanda de importação.

Em um mercado com alta elasticidade de preços, a autossuficiência se tornará ainda mais importante para garantir a segurança alimentar nos países. Além disso, alguns governos estão tentando regular o mercado nacional impondo impostos de importação e se concentrando no aumento da autossuficiência em lácteos.

 

4. As metas de sustentabilidade para a pecuária leiteira devem ser definidas com base no sistema de produção:

A pecuária leiteira é responsável por 2,2% do total de emissões globais de gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, as vacas leiteiras fazem parte do ecossistema e os lácteos alimentam bilhões de pessoas, portanto, soluções para uma agricultura sustentável devem ser encontradas, com medidas abrangendo todas as dimensões de sustentabilidade da fazenda: ambiental, econômica e social.

Além disso, as soluções devem ser adaptadas a cada sistema agrícola e a cada país, a fim de atender a todos os requisitos para tornar os laticínios neutros em carbono sem sacrificar outras metas de sustentabilidade.

 

5. A pandemia continuará tendo impacto na indústria de laticínios e nos trabalhadores das fazendas:

Após o surto da pandemia de Covid-19, a indústria de laticínios se ajustou e inicialmente não sofreu nenhum grande impacto no preço, oferta e demanda do leite. À medida que a pandemia continua em 2022, a questão da disponibilidade de mão de obra pode afetar o trabalho nas fazendas leiteiras, bem como em toda a cadeia de valor. Isso aumentará a importância da produtividade e poderá acelerar a adoção de novas tecnologias.

As informações são do IFCN, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 

 

Leia também: 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures