RS pode mais que dobrar produtividade do leite por hectare, aponta especialista

Apesar da concentração da atividade em tambos de maior produção, a grande maioria das propriedades leiteiras no RS opera longe do teto produtivo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
A maioria das propriedades leiteiras no Rio Grande do Sul opera abaixo de seu potencial produtivo, segundo Wagner Beskow, destacando que há espaço para aumento na produção, especialmente na Metade Norte do estado. A atividade tende a se concentrar em propriedades com produção acima de 500 litros/dia. Fatores como a penosidade do trabalho e a falta de mão de obra familiar influenciam a permanência na atividade. A competitividade do leite depende de controle de custos e gestão, além da qualidade do produto. A estrutura fundiária pode limitar a expansão.
Apesar da concentração da atividade em tambos de maior produção, a grande maioria das propriedades leiteiras no Rio Grande do Sul opera longe do teto produtivo. A afirmação sinaliza para um expressivo potencial produtivo a ser explorado e foi feita pelo consultor e diretor da Transpondo, Wagner Beskow, durante palestra no Milk Summit Mercosul, em Ijuí (RS). Segundo ele, o potencial na Metade Norte do RS, por exemplo, é de 33 mil litros/hectare/ano em sistemas convencionais e 50 mil litros/ hectare/ano em áreas irrigadas, mais que o dobro do obtido em média na região.
 
O contexto sinaliza possibilidade de avanço produtivo mesmo entre as propriedades gaúchas que se mantiveram na atividade depois de uma década marcada pelo abandono de 55,2 mil produtores da atividade, segundo a Emater. “Hoje, temos menos produtores, mas mais volume. É um cenário que mudou e ainda deve resultar em um futuro de grandes e mega produtores. Precisamos entender o que significa essa mudança”, frisou.

Na nova realidade da produção gaúcha, indica ele, a atividade deve se manter com viabilidade apenas em propriedades com produção acima de 500 litros/dia, volume que facilita a captação logística pelos laticínios. “As mudanças estão ocorrendo de forma mais rápida”, alerta. Wagner recomendou aos produtores que operem com propriedade com estruturas simples e enxutas em que as decisões sejam tomadas pensando no todo e em conjunto. “Os animais e as rotinas das pessoas têm que fluir naturalmente”.

Continua depois da publicidade

Essa posição também foi compartilhada pelo assistente técnico estadual da Emater/RS, Jaime Ries. Segundo ele, a permanência na atividade leiteira depende de fatores que vão além da produtividade e da estrutura das propriedades. Um levantamento da Emater identificou que 66,4% das famílias citaram a penosidade da atividade, 61,3% a falta de mão de obra familiar e 37,8% o desinteresse dos filhos como fatores relacionados.

“Os resultados indicam que a saída da produção comercial de leite deve ser compreendida como um processo multifatorial de transformação das estratégias familiares, no qual se combinam condições econômicas da cadeia, organização do trabalho, disponibilidade de mão de obra familiar, dinâmica geracional, características produtivas e possibilidades alternativas de geração de renda”, assinala.
 
Mas a competitividade do leite brasileiro não depende apenas do volume produzido, mas principalmente da capacidade de controlar custos, melhorar a gestão e aproveitar o potencial produtivo das propriedades. Um desafio é elevar qualidade e rentabilidade por meio do valor de sólidos totais, característica que resulta em bonificações ao produtor. Enquanto o Rio Grande do Sul registra teor de gordura mais proteínas entre 6% e 7,5%, a média da Nova Zelândia chega a 9,17%.

Isso se reflete no custo de produção por quilo, estimado em US$ 5,82 no estado, ante US$ 3,33 a Nova Zelândia. Wagner Beskow entende que o Rio Grande do Sul tem potencial para avançar, com aproveitamento de vantagens como melhor eficiência por hectare nas forragens frente a outros players mundiais.

Continua depois da publicidade

Frente à concorrência com Argentina e Uruguai, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho, vê a disponibilidade de forragens e o forte envolvimento das famílias na atividade como diferenciais do leite gaúcho, características que ajudam a enfrentar um dos principais gargalos do setor: a escassez e o encarecimento da mão de obra. “Temos observado um movimento de consolidação e crescimento das propriedades, inclusive para melhorar a logística e a qualidade do leite evitando paradas em várias pequenas propriedades”. Por outro lado, a estrutura fundiária, predominante média e pequena, pode limitar a expansão prevista.

As informações são do Sindilat, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

Vale a pena ler também: 

A concentração da produção de leite no RS e o paradoxo do pagamento por escala

Queijos artesanais ajudam pequenos produtores de leite do RS a permanecer na atividade

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?