ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que o mercado de soro do leite é importante?

CONCEITOS DE MERCADO

EM 30/03/2021

1 MIN DE LEITURA

0
3

O soro de leite é um subproduto da fabricação de queijos. Na produção de 1 Kg de queijo, tem-se uma produção média de 8,5 a 9 litros de soro. Em um país que tem como principal destino do leite cru a produção de queijos (cerca de 40% da produção nacional), é enorme a oportunidade de aproveitamento do soro para diferentes aplicações de mercado.

O soro contém aproximadamente 55% dos nutrientes do leite. Pelo seu alto valor nutricional, é considerado uma importante fonte de proteína para o consumo humano – popularizado no uso dos wheys proteins – e para o consumo animal, sendo utilizado na dieta de suínos e bezerros.

Estamos falando, portanto, de um mercado em movimento crescente: cada vez mais o brasileiro migra para hábitos saudáveis, entre eles o consumo de suplementos proteicos.

Além do seu alto valor nutricional, as proteínas do soro também apresentam grande aplicação na indústria alimentícia por possuir diversas propriedades funcionais, como, por exemplo, o seu poder emulsificante – que nada mais é que a capacidade de juntar e estabilizar duas substâncias que não se misturam. Vemos suas aplicações em produtos como: ricota, biscoitos, sorvetes, chocolates, bebidas lácteas, os próprios suplementos esportivos ou nutricionais, entre outros...

O mercado de soro é impulsionado ainda pelo crescimento de mercados como o suíno, que utilizam o chamado “soro feed”. Em 2020, as exportações de carne suína pelo Brasil aumentaram 40,4% em relação a 2019.

Estima-se que a produção nacional de soro de leite alcance volume superior a 9 bilhões de litros anuais, utilizados nas diferentes aplicações que mencionamos anteriormente.

Com diversas opções de aproveitamento, o soro é uma oportunidade efetiva para agregar cada vez mais valor para a cadeia láctea. Principalmente em um país como o Brasil, com tantas indústrias produtoras de queijo, ainda há um enorme espaço a se explorar com este subproduto.

Então, produtor, acompanhar o mercado de soro é sinônimo de acompanhar o desenvolvimento da cadeia láctea brasileira!

Estas e mais informações de mercado voltadas para o produtor de leite são disponibilizadas no aplicativo Milk Monitor, conheça!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint