O RMCR (Receita Menos Custo de Ração) é um índice calculado pelo MilkPoint Mercado a partir de dados de soja, milho e sal mineral – principais componentes do concentrado — e o preço pago pelo leite ao produtor. Saiba mais no vídeo abaixo ou no texto:
O indicador está diretamente ligado a rentabilidade da produção de leite, já que temos de um lado o maior responsável pela receita – o preço do leite – e do outro, o fator mais relevante nos custos: a alimentação.
Um estudo com base nos resultados de produtores do projeto Educampo, nos mostrou uma correlação de mais de 92% entre a margem destes produtores e o RMCR. Sendo assim, é de grande valia para o produtor estar atento ao comportamento dessa variável.
Como o RMCR está relacionado com o resultado financeiro gerado pela produção de leite, supõem-se que quanto maior o indicador maior a lucratividade do sistema e, portanto, maior será o interesse em aumento na produção.
Assim, espera-se que um aumento no RMCR resulte em uma maior produção de leite. Por outro lado, caso o indicador seja menor, provavelmente haverá maior inclinação a economia de custos e dos recursos da fazenda, e consequentemente haverá uma retração da produção.
Quando comparamos a captação efetiva de leite obtida do IBGE com o modelo de previsão de produção de leite calculada a partir do RMCR, variáveis climáticas e preço do dólar, observa-se uma correlação de 98,4% considerando um período de 2000 e o segundo semestre de 2020. Assim, nota-se a confiabilidade do RMCR em prever a produção de leite.
O RMCR, então, é uma importante ferramenta para decisões gerenciais em sua propriedade, além de essencial para um alinhamento quanto a rentabilidade do negocio do momento. É um relevante balizador de produção futura, o que pode aumentar ou diminuir a oferta de leite no mercado – impactando nos preços.
O RMCR está disponível no Milk Monitor, um aplicativo que fala de mercado do leite para o produtor. Saiba como acessar aqui!