Os consumidores estão cada vez mais exigentes com a alimentação e dispostos a desembolsar um pouco mais para que esta seja saudável e natural. Nesse contexto, a pesquisa Brasil Food Trends 2020 destaca a tendência saudabilidade e bem-estar na alimentação. Para que os pequenos negócios do setor de alimentos e bebidas possam acompanhar essa tendência, este relatório explora os nichos desse segmento, os dados sobre faturamento e o público-alvo, além dos casos de sucesso e ações recomendadas.
O mercado (Fonte: Euromonitor Internacional):
- R$ 93,6 bilhões movimentados em 2016 no Brasil;
- 12,3% é a média de crescimento ao ano no Brasil;
- 8% é a média de crescimento em outros países;
- 5º lugar no ranking mundial desse segmento;
- Orgânicos é o nicho com maior crescimento em 5 anos (18,5%).
Nichos do segmento
Com base nos resultados das pesquisas da Euromonitor e Mintel, podemos subdividir o segmento de alimentos saudáveis em quatro nichos:
Crescimento do mercado e suas oportunidades
Em contrapartida ao crescimento do mercado de alimentos saudáveis, o número de obesos também chama atenção: um em cada cinco brasileiros está acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde. Porém, ao analisar os fatores que são responsáveis pelo crescimento da obesidade, observa-se que muitos deles podem ser combatidos com uma alimentação saudável e com possibilidades de novos negócios que surgem. A seguir, listamos alguns dos fatores que podem ser combatidos com oportunidades de negócios:
Faturamento
O grande número de adeptos de uma alimentação saudável cresce a cada ano e, com isso, o faturamento de empresas que atuam com os nichos do segmento de alimentos naturais e saudáveis aumenta também. Só em 2016, o setor faturou R$ 93,6 bilhões, distribuídos nos seguintes nichos:
Perfil do consumidor de alimentos saudáveis
Tendências do Consumidor (APAS)
A pesquisa Tendências do Consumidor feita em conjunto com os institutos Nielsen, Kantar Worldpanel, GfK e Ibope, apresentada na 33ª edição da APAS Show em maio de 2017, apontou o perfil do consumidor de alimentos e bebidas saudáveis:
- Mulheres e consumidores de maior idade dão mais importância a hábitos alimentares mais naturais e saudáveis;
- Dão mais importância à ausência de componentes nocivos (aditivos, conservantes, corantes, entre outros) do que à existência de componentes benéficos (vitaminas, ingredientes naturais, entre outros);
- Alimentos mais procurados por esses consumidores: ricos em proteína, de origem orgânica e livre de transgênicos;
- Bebidas mais procuradas por esses consumidores: chá, chá gelado, iogurte/smoothie e bebida energética.
Tendências em alimentos e bebidas 2017 (Mintel)
O relatório da Mintel Tendências em Alimentos e Bebidas 2017 destaca que no Brasil a motivação pelo consumo de alimentos saudáveis pode ser maior por exigência médica do que por automotivação. O relatório ainda aponta que quase dois terços (64%) dos brasileiros adultos nos grupos socioeconômicos D e E comeriam mais alimentos saudáveis devido a dietas restritivas, do que ao desejo de levar um estilo de vida saudável.
Características que os consumidores valorizam nos produtos
O relatório Brasil Food Trends 2020 elenca uma lista de características que os consumidores valorizam em produtos, ao considerar a tendência de saudabilidade e bem-estar, que pode servir de insights e oportunidades de negócios para os pequenos negócios que já trabalham ou desejam trabalhar com este ramo:
- Produtos benéficos ao desempenho físico e mental;
- Produtos benéficos à saúde cardiovascular;
- Produtos benéficos à saúde gastrointestinal;
- Para dietas específicas/restritivas/alergias alimentares;
- Com aditivos e ingredientes naturais;
- Funcionais (com valor nutritivo agregado);
- Isentos ou teor reduzido de sal, açúcar e gorduras (better-for-you);
- Fortificados;
- Diet/light;
- Orgânicos;
- Energéticos;
- Para esportistas;
- Minimamente processados;
- Vegetais (frutas, legumes, verduras, hortaliças, flores e plantas medicinais);
- Com propriedades cosméticas;
- Com selos de qualidade de sociedades médicas.
Ao compreender a situação atual do mercado, o público-alvo, o perfil dos consumidores e as características que eles valorizam, é possível pensar em estratégias para o seu negócio atual ou então criar novos negócios com ideias inovadoras para esse mercado. A seguir, exploramos algumas oportunidades de negócios para esse segmento de mercado.
Oportunidades de negócios com alimentos saudáveis e naturais
- Venda de refeições prontas e saudáveis ou saladas em potes separados, que podem ser retornáveis ou não. Ao pensar no critério sustentável, podem aderir a embalagens de vidro e trabalhar descontos para consumidores que devolverem as embalagens. A comercialização das refeições pode ser para retirar no local ou por delivery;
- A comercialização de comida congelada pode ser focada para alimentação em casa ou no trabalho, pois é muito prática e pode ser trabalhada com preços mais acessíveis para compras com pacote fechado, compra coletiva etc;
- Delivery para frutas e verduras ou pacotes de assinatura para frutas e verduras; uma opção é a entrega semanal do produto na comodidade da casa do consumidor com produtos saudáveis ou orgânicos com selos de origem e procedência;
- Lojas próprias ou específicas para alimentos naturais, sem glúten, sem lactose, entre outros.
- Lojas do tipo açougue vegano;
- Lojas para o público fitness; os produtos podem ser os mais variados possíveis (sorvete de whey protein, brigadeiro funcional, entre outros), visando ao objetivo deste público específico;
- Se já tem um negócio de alimentação, é possível adaptar o cardápio com alimentos vegetarianos, veganos, oferecer opções sem glúten e sem lactose, e diversos tipos de saladas. Caso sinta necessidade, pode aplicar uma pesquisa de mercado com seus consumidores antes de implementar as mudanças, assim é possível verificar a aderência do cardápio com os objetivos de seus clientes;
- A variação do valor das refeições é importante para torná-las mais acessível a todos os públicos, é possível criar pacotes com valores diferenciados e que ainda assim tenham alto poder nutritivo e que sejam saudáveis.
Curiosidade: a exemplo da França e de outros países, o incentivo ao consumo de alimentos considerados “feios” (amassados, com crescimento anormal ou com deformidades), porém comestíveis, como frutas, verduras e legumes, é importantíssimo para a redução do desperdício. Uma forma de estimular o consumo é a redução do valor desses alimentos.
Tendências do mercado de alimentos saudáveis
Pesquisa Fiesp/Ibope
A Fiesp/Ibope, no relatório Brasil Food Trends 2020, apontou que as seguintes tendências de consumo convergem para as tendências atuais internacionais:
Pesquisa Mintel
O relatório da Mintel Tendências Globais em Alimentos e Bebidas 2017 elenca diversas tendências que se confirmam ao que os consumidores buscam:
- A influência da tradição da marca na confiança dos consumidores: consumidores tendem a confiar mais em marcas que mostram tradição e história, podendo inclusive continuar com a confiança em atualização de produtos antigos;
- Preferência por dietas baseadas em plantas (vegetarianas e veganas);
- O foco em sustentabilidade está em alta, sendo assim, a redução do desperdício é uma das tendências para os alimentos. Desde a compra de menos alimentos até o reaproveitamento dos alimentos para outros pratos;
- Por causa da rotina, a falta de tempo faz com que surja essa demanda por alimentos prontos, de rápido ou fácil preparo, e que sujem pouca louça;
- Alimentos e bebidas para período noturno que façam com que as pessoas se acalmem, tenham uma noite de sono tranquila e se sintam saciados por mais tempo para evitar que se alimentem durante a madrugada. Com uma rotina muitas vezes corrida que provoca estresse e ansiedade, essa é uma tendência que tem muitos adeptos em vários países do mundo;
- A última tendência do relatório diz respeito a alimentos e hábitos saudáveis e defende a ideia de que não é “luxo”, e sim, muitas vezes, necessidade.
Tendências apontadas na feira Summer Fancy Food
Karyna Muniz, consultora do Sebrae-SP, esteve presente na feira e apontou as principais tendências cotadas durante o evento.
- Personalização: uma ferramenta que, por meio de um questionário e inteligência artificial, identifica o perfil alimentar das pessoas e torna possível a escolha dos alimentos em um painel para depois fazer a entrega;
- Superfoods: podem ser chamados também de alimentos funcionais, são ricos em nutrientes e podem ser também industrializados;
- Praticidade: além da alimentação saudável, a praticidade é uma necessidade, e um dos produtos apresentados foi a sopa fria. Vem em garrafas ao estilo das de sucos, são sopas naturais para serem servidas geladas;
- Produtos free: alimentos livres de glúten, lactose, açúcar, alergênicos, entre outros;
- Embalagens verdadeiras: rótulos mais visíveis e verdadeiros, e a presença das certificações nas embalagens são sinais de valor agregado ao produto.
As informações do do Relatório de Inteligência do Sebrae/SC. Para ter acesso a mais informações sobre o tema, clique aqui e tenha acesso ao relatório integral.