ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado lácteo do Mercosul: por que acompanhar?

CONCEITOS DE MERCADO

EM 13/10/2020

1 MIN DE LEITURA

0
2

O Brasil, atualmente, é um importador líquido de leite. Isso significa que compramos mais leite de outros países do que vendemos a eles.

Nesse contexto, os principais vendedores de leite para o Brasil estão no Mercosul e são Argentina e Uruguai.

De janeiro a agosto, nossa importação de leite em pó foi de 30 milhões de quilos (30 mil toneladas). Desse montante, 67% veio da Argentina, e 29% do Uruguai. Ou seja, 96% da nossa importação de leite em pó é proveniente dos nossos vizinhos do Mercosul.

E por que toda essa preferência pelo leite advindo destes países? O Uruguai, por exemplo, exporta cerca de 75% de toda sua produção de leite. A Argentina, por sua vez, vende para outros países cerca de 20% do leite produzido no país.

Dessa forma, aumentos na produção destes países impactam fortemente a oferta de leite para exportação, ampliando a maleabilidade dos preços praticados nas negociações.

Além disso, nossos vizinhos fazem parte do mesmo bloco econômico o qual pertencemos, o Mercosul. Sendo assim, não há taxas de importação para o leite com origem na Argentina e no Uruguai. Para leite de fora do Mercosul, existe a obrigatoriedade de pagamento da TEC (Tarifa externa Comum) de 28% para importações de lácteos.

Como sabemos, o leite importado pelas indústrias compete diretamente com o leite do produtor. Sendo assim, é extremamente importante que saibamos o caminho o qual estão tomando os mercados de nossos vizinhos, seja quanto ao preço ou quanto a produção. Estes fatores, definitivamente, impactam nos preços recebidos pelo leite que produzimos no Brasil.

Estas e mais informações de mercado voltadas para o produtor de leite são disponibilizadas no aplicativo Milk Monitor, conheça!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint