ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que impacta o mercado de leite em pó?

MILK MONITOR

EM 02/06/2022

2 MIN DE LEITURA

0
3

No Brasil, no ano de 2020, em torno de 650 mil toneladas de leite em pó foram produzidas e comercializadas, sendo um produto de grande importância para a cadeia devido a sua vida de prateleira elevada e sua boa logística de armazenamento e transporte. Necessita-se de aproximadamente 8,2 litros de leite para produção de 1 kg de leite em pó integral, e 11 litros para o caso do desnatado. Estamos falando, portanto, de aproximadamente 6 bilhões de litros de leite por ano utilizados nesse mercado.

O leite em pó é normalmente comercializado de duas formas: através de sacos de 25 quilos, denominados de leite em pó industrial, e através de sachês de 400 gramas, denominados leite em pó fracionado. O leite em pó industrial, como o próprio nome sugere, é negociado entre indústrias (indústrias compram o LP e utilizam em outros processos produtivos); no caso do leite em pó fracionado, as vendas são direcionadas ao varejo — que repassa o produto ao consumidor final.

Basicamente, referente à composição, o leite em pó integral e o desnatado diferem-se em relação ao teor de gordura, sendo que a versão integral tem maior teor de gordura. Os preços do produto desnatado são amplamente correlacionados com os de matéria-gorda láctea, pois um aumento na oferta de leite em pó desnatado causa um aumento na oferta de gordura e, ao mesmo tempo, um aumento na demanda por gordura ocasiona um aumento na oferta de leite em pó desnatado. Com isso, um produto acaba influenciando no outro.

Outro fator que impacta fortemente neste mercado é o que acontece no cenário internacional, visto que o Brasil é player relevante em termos de importações. O mecanismo desta relação será explicado no texto seguinte desta coluna. Fique atento!

 

Momento atual

Diferentemente do leite UHT e da Muçarela, os Leites em Pó enfrentaram mercado mais retraído durante o mês de maio. Os produtos industriais, inclusive, tiveram diminuição em termos de preços.

Este cenário se deu em razão das movimentações ligadas ao mercado internacional: preços externos em queda e real se valorizando frente ao dólar, fatores que facilitam a entrada de produto importado no Brasil. Neste momento, o recuo nos preços do LP não foi maior em razão do direcionamento do leite para produção de UHT e Muçarela, derivados em melhor momento – o que controla a oferta do produto.

Estar atualizado sobre o mercado de leite em pó é um bom direcionador para os produtores de leite. No Milk Monitor, um produto MilkPoint, você encontra informações desse mercado e outros importantes indicadores!

Por meio de um aplicativo próprio, o Milk Monitor disponibiliza informações atualizadas das diversas variáveis que impactam a rentabilidade das fazendas de leite: mercado de grãos, cenário atual, projeções futuras, informações técnicas, gerenciais e muito mais!

E o melhor: o Milk Monitor direciona as ações que os produtores podem tomar nas fazendas de leite de acordo com a conjuntura do mercado. Com um preço que cabe no bolso do produtor, disponibilizamos o mercado do leite na palma da sua mão!

 Ficou interessado? Quer nos conhecer melhor?

Siga nosso Instagram@milk_monitor

Siga nosso LinkedInhttps://www.linkedin.com/company/milkmonitor/

Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://bit.ly/3AJCmPo

Entre em contato conosco: 19 9 9721-4296 monitor@agripoint.com.br 

Qual assunto gostaria de ver por aqui? Ficou com alguma dúvida de como o mercado de leite em pó influencia nos preços praticados no campo? Deixe nos comentários que nós vamos te ajudar

MILK MONITOR

Saiba como utilizar informações a favor da sua fazenda. O mercado do leite na palma da sua mão!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures