No Brasil, no ano de 2020, em torno de 650 mil toneladas de leite em pó foram produzidas e comercializadas, sendo um produto de grande importância para a cadeia devido a sua vida de prateleira elevada e sua boa logística de armazenamento e transporte. Necessita-se de aproximadamente 8,2 litros de leite para produção de 1 kg de leite em pó integral, e 11 litros para o caso do desnatado. Estamos falando, portanto, de aproximadamente 6 bilhões de litros de leite por ano utilizados nesse mercado.
O leite em pó é normalmente comercializado de duas formas: através de sacos de 25 quilos, denominados de leite em pó industrial, e através de sachês de 400 gramas, denominados leite em pó fracionado. O leite em pó industrial, como o próprio nome sugere, é negociado entre indústrias (indústrias compram o LP e utilizam em outros processos produtivos); no caso do leite em pó fracionado, as vendas são direcionadas ao varejo — que repassa o produto ao consumidor final.
Basicamente, referente à composição, o leite em pó integral e o desnatado diferem-se em relação ao teor de gordura, sendo que a versão integral tem maior teor de gordura. Os preços do produto desnatado são amplamente correlacionados com os de matéria-gorda láctea, pois um aumento na oferta de leite em pó desnatado causa um aumento na oferta de gordura e, ao mesmo tempo, um aumento na demanda por gordura ocasiona um aumento na oferta de leite em pó desnatado. Com isso, um produto acaba influenciando no outro.
Outro fator que impacta fortemente neste mercado é o que acontece no cenário internacional, visto que o Brasil é player relevante em termos de importações. O mecanismo desta relação será explicado no texto seguinte desta coluna. Fique atento!
Momento atual
Diferentemente do leite UHT e da Muçarela, os Leites em Pó enfrentaram mercado mais retraído durante o mês de maio. Os produtos industriais, inclusive, tiveram diminuição em termos de preços.
Este cenário se deu em razão das movimentações ligadas ao mercado internacional: preços externos em queda e real se valorizando frente ao dólar, fatores que facilitam a entrada de produto importado no Brasil. Neste momento, o recuo nos preços do LP não foi maior em razão do direcionamento do leite para produção de UHT e Muçarela, derivados em melhor momento – o que controla a oferta do produto.
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