ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Além da Torre Eiffel: o leite francês

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

E LETÍCIA MOSTARO

LEITE NO MUNDO

EM 06/12/2022

2 MIN DE LEITURA

2
9

Quem nunca se imaginou visitando a França? Um passeio na cidade luz, uma foto na Torre Eiffel ou vaca francesa apreciar a Monalisa no Museu do Louvre certamente já foi - ou é - desejo de muitos. Além do turismo, a culinária francesa também é referência. O famoso pãozinho francês compõe a mesa da maioria das famílias brasileiras, e um croissant sempre é uma ótima pedida. 

Além da culinária e turismo, no futebol, a França também tem seus brilhos. O último campeão da copa do mundo tem nomes fortes como Mbappé e Griezmann, e já garantiu seu lugar nas quartas de final da copa do mundo do Catar. Mas o sonho do hexa continua vivo, afinal, o Brasil derrotou a Coreia do Sul em uma goleada histórica. 

Além de ser o país mais visitado do mundo, a França também tem seus craques quando o assunto são os lácteos. Então, vamos a alguns dados do setor lácteo da França. 

A produção de leite atingiu seu nível mais baixo desde 2013, se estabelecendo em torno dos 2 milhões de toneladas em junho/22. O país representa 16,7% das entregas de leite da UE (ano 2021). 

Gráfico 1. Coleta de leite na França.

coleta de leite frances
Fonte: Idele.

O rebanho leiteiro também está em ritmo de desaceleração. Os números chegaram a reduzir 1,8% ante 2021, ficando em torno dos  3,4 milhões de cabeças em agosto de 2022.

Dados da CIAL apontam que a maior produtividade/animal francesa está na região da Picardia, no norte da França, com valores em torno de 8.100kg/vaca/ano. 
 

Imagem 1. Produção estimada por vaca em 2021


 

Estimado em 21,7 bilhões de litros de equivalente leite em 2019, o consumo francês de laticínios é composto por 2/3 de laticínios produzidos na França e 1/3 de produtos importados, segundo dados do Idele
 

Camembert: um símbolo francês!

Um dos queijos mais ilustres francês, o Camembert, teve sua origem na cidade de Normandia, na França, na época da revolução francesa. O legítimo queijo Camembert da Normandia possui  Denominação de Origem Protegida (DOP), devendo ser produzido a partir de leite cru de vacas da Normandia, com dieta específica

Em sua superfície, após a prensagem da massa, ocorre a pulverização externa do fungo branco Penicillum camemberti. Com sabor e características específicas, 40% de gordura e uma intensa cremosidade, geralmente, não tem meio-termo: ou você ama Camembert, ou quer passar bem longe!

A cremosidade marcante desse queijo é resultado da quebra parcial da rede proteica que o forma. Esse processo é decorrente da ação de enzimas proteolíticas produzidas pelo fungo, as quais capazes de hidrolisar moléculas de  proteínas do leite durante a etapa de maturação do queijo, que ocorre no período de 2 a 8 semanas. Além disso, essas enzimas também contribuem para o sabor do produto. 
 

E aí, pessoal? Vocês são daqueles apaixonados por um Camembert? Contem aqui nos comentários! 

 

Especial Copa do Mundo, leia também:

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

LETÍCIA MOSTARO

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLÁVIA CANTO

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 06/12/2022

Sou apaixonada por queijo, muito top este artigo, gostaria de aprender mais sobre queijos.
STEPHANIE ALVES GONSALES

MARÍLIA - SÃO PAULO

EM 06/12/2022

Olá, Flávia! Bom dia :)
Como você está?

Muito obrigada pelo seu comentário. Sua participação é muito importante pra nós!

Neste artigo contém muitas informações sobre queijos > https://www.milkpoint.com.br/artigos/industria-de-laticinios/queijos-o-leite-em-mil-e-uma-faces-228693/ Você pode dar uma conferida!

Existem vários outros conteúdos que falam sobre queijos no nosso site também, navegue, fique por dentro e conte conosco sempre!

Abraços e continue nos acompanhando :)

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures