ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Canadá: da Copa foi eliminado, mas segue no jogo do setor lácteo

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

E LETÍCIA MOSTARO

LEITE NO MUNDO

EM 13/12/2022

3 MIN DE LEITURA

0
3

Após 36 anos de jejum, a Seleção de Futebol Canadense esteve presente na Copa do Mundo do Catar.  Mesmo que a equipe não tenha passado da fase de grupos, a presença na competição foi importante para o país, visto que só havia participado de apenas uma copa anteriormente. 

Embora o Canadá não seja um craque dentro de campo, fora dele bate um bolão. O país é uma das nações com o mais alto desenvolvimento humano do mundo e possui destaque para a expectativa de vida. O hockey, esporte tradicional do país, é bem popular e também chama atenção dos locais além do clássico futebol. 

Nos lácteos, o país também é um craque. Por ser um país economicamente desenvolvido e de grandes investimentos em tecnologias, a produção de leite segue avançando. Em 2021, o volume de produção se estabeleceu em  aproximadamente em 10 bilhões de litros. 

A produtividade das vacas leiteiras canadenses aumentou constantemente na última década, principalmente devido à genética aprimorada, mas também devido a melhorias nas práticas de manejo, qualidade da alimentação e maior uso da ordenha robótica que aumenta o total de ordenhas por dia.  

A introdução de sistemas de ordenha voluntários (SOV), também conhecidos como ordenha robótica ou automática, representou um grande avanço tecnológico para a bovinocultura leiteira no início dos anos 90. A partir de então, estima-se que o número de fazendas que aderiram a esta tecnologia aumentou significativamente. 

Os sistemas de ordenha robótica baseiam-se na ordenha voluntária das vacas leiteiras em um processo completamente automatizado. Neste sistema as vacas são estimuladas a movimentarem-se para o local de ordenha para receber alimentos concentrados, e enquanto isso, os braços robóticos realizam os procedimentos de preparo das vacas: escovação e higienização do úbere e dos tetos e estimulação da descida do leite.

Em 2008, o volume médio de leite produzido por vaca leiteira foi de 8 toneladas anualmente. Em 2020, esse volume cresceu 23%, para 9,9 milhões de toneladas anuais. A FAS/Canadá projeta que a produtividade média de leite de vacas leiteiras chegará a 10 milhões de toneladas em 2023.

Para 2023 é projetado um crescimento modesto para a produção de leite e queijo em 2023, uma vez que o consumo permanece estável e o mercado é parcialmente abastecido pelo aumento dos volumes de importação após a implementação de vários acordos comerciais do Canadá.

O leite produzido no Canadá abastece dois mercados: o mercado de leite fluido (inclui leite fluido para consumo direto, cremes e leites aromatizados) e o mercado de leite industrial (ou leite para uso industrial, usado para fazer produtos lácteos como manteiga, queijo, iogurte, sorvete e leite em pó). O leite fluido representa menos de 30% do leite total produzido no Canadá, e o leite para uso industrial constitui pouco mais de dois terços do total.
 

Consumo e demanda

O consumo per capita de leite vem diminuindo há mais de duas décadas, com exceção única do primeiro ano da pandemia de Covid-19 (2020), quando os consumidores passaram mais tempo em casa.

A demanda por creme fluido, que tem aumentado constantemente na última década por meio de vendas no setor de food service (principalmente cafeterias), foi impactada negativamente pela pandemia e caiu quase 7% em comparação com os níveis pré-pandêmicos, para 8,3 litros por pessoa. 
 

Manteiga

O consumo de manteiga se expandiu rapidamente nos últimos sete anos e prevê-se que aumente para 3,8 kg per capita em 2023, acima dos 2,6 kg per capita uma década antes.
 

Queijos

Para 2023, a produção de queijo está prevista em 535.000 toneladas, após um nível estimado de 528.000 toneladas até o final de 2022.
 

Todas a informações acima você pode encontrar no artigo do Dairy Global, que utiliza como referência dados da Global Agricultural Information Network (GAIN) e Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS)/Canadá.
 

Especial Copa do Mundo, leia também:

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

LETÍCIA MOSTARO

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures