Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Ourofino
  1. Início >
  2. Produção de leite

Em que tipo de criação/produção se faz necessária a desinfecção de ambientes utilizando cal, calcário ou gesso?

Em geral, quando falamos do uso de cal, calcário ou gesso na pecuária, é sobre sua atuação na desinfecção. Saiba qual momento de utilizá-los!

Publicado por: Fábio Rodrigo Medeiros Guilhermano

Publicado em: 29/01/2024 - Atualizado em: 09/01/2024 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 15

Dentre as inúmeras formas de interação do publico que acompanha o trabalho do Milkpoint, chegou até nos este questionamento: Em que tipo de criação/produção se faz necessária a desinfecção de ambientes utilizando cal, calcário ou gesso? Baseado no fato de que em outras atividades, tal qual na avicultura, esta prática é utilizada com grande frequência.

Em geral, quando falamos do uso de cal, calcário ou gesso na pecuária, é sobre sua atuação na desinfecção. Ao contrário de atividades sazonais, a utilização desses produtos para promover a higienização é altamente específica, variando conforme o tipo de instalação, a fase de vida das vacas e o sistema adotado. Por exemplo, na criação de bezerras em instalações construídas em madeira, seja de forma individual ou coletiva, a cal é empregada para desinfecção periódica das instalações, além da flambagem, ou vassoura de fogo, como é popularmente conhecida.

Em outras estruturas, construídas em madeira ou alvenaria, tais como currais ou salas de ordenha, baias de parição ou armazenamento de feno, também são utilizadas as mesmas práticas para promover a desinfecção destas instalações.

Nos confinamentos que adotam o modelo free stall, que utilizam areia para preencher os leitos, é comum realizar o manejo de remoção de dejetos das baias, repor o volume de areia e cal hidratada é aplicada para desinfecção do ambiente. Idealmente, esse manejo deveria ser feito duas vezes ao dia, ou no mínimo uma vez ao dia. Entretanto, em muitas propriedades que adotam o sistema free stall, esse procedimento é negligenciado e não é adotado no manejo diário. Isso coloca em risco os objetivos de manter os índices de Mastite e de células somáticas abaixo dos níveis desejáveis.

Free stall

Quando o material utilizado para preencher os caixotes das baias é serragem ou maravalha, também é recomendado a remoção dos dejetos, reposição de material e colocação de cal hidratada no local. Entretanto, o ideal também seria colocar cal virgem no material que fica depositado no estoque enquanto aguarda para ser utilizado nas reposições, este manejo busca evitar que microrganismos indesejáveis se desenvolvam no material estocado e possamos contaminar as baias com o material de reposição.

Já em propriedades que adotaram o confinamento das vacas utilizando o sistema de compost barn, e não estão conseguindo administrar tão bem o manejo da cama, utilizam cal ou calcário para promover a desidratação da cama. Isso se torna uma ação totalmente paliativa que piora a situação geral da cama, ou seja, é um atalho para ter a sensação de que estamos fazendo algo para resolver. O ideal seria reiniciar a compostagem da cama da forma correta e manejá-la de forma a não ser mais necessário a utilização destes materiais. Esse materiais são desinfetantes e embora tenham ação higroscópica, contribuem para desidratação imediata, eliminam também as bactérias que promovem a compostagem com sua ação desinfetante, aumentando ainda mais o desafio de manter a cama seca, além de aumentar os custos de manutenção do processo como um todo.

Compost barn

Compreender melhor como funciona a dinâmica da compostagem da cama, com certeza dá menos trabalho e diminui muito o custo de manutenção do processo como um todo. Todo e qualquer produto desinfetante pode desidratar a cama de uma forma superficial, imediata e até com uma sensação de que está trazendo resultado, mas na verdade, compromete o sistema como um todo a cada aplicação, gerando um ciclo vicioso negativo e indesejado para o bolso do produtor de leite.

Atualmente existem algumas alternativas para auxiliar no processo de manutenção da cama do compost barn ainda dentro do confinamento, que tem como objetivo manter a atividade microbiana que promove a compostagem sempre muito ativa, seguindo o mesmo raciocínio dos inoculantes utilizados na produção e conservação de alimentos. Contudo, estamos acompanhando alguns trabalhos nesse sentido onde os resultados estão sendo promissores, porém se faz necessário maior tempo e coleta de dados para avaliações mais conclusivas.

Utilizar cal, calcário ou gesso é uma prática de desinfecção que ultrapassa gerações e que em alguns casos se faz necessária e é muito bem vinda por ser uma forma prática e econômica. A mensagem que fica é que temos de avaliar muito bem o resultado de cada aplicação, em cada atividade distinta, e até mesmo dentro de uma atividade específica levando em conta em qual fase pode ou não ser utilizada para otimizar resultado de desinfecção dos ambientes, e também avaliar se cabe substituí-la por novas tecnologias.

Cabe salientar que estamos utilizando um manejo que hora deve ser utilizado como forma definitiva e eficiente para o que se propõem fazer, e ao mesmo tempo pode ser apenas um paliativo dependendo de sua aplicabilidade. Quando este for o caso, certamente vale a reflexão de se iniciar da forma correta para não aplicar uma tecnologia eficaz em um setor e não muito indicada em outro, junto a produção leiteira.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

 

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 15

Material escrito por:

Fábio Rodrigo Medeiros Guilhermano

Fábio Rodrigo Medeiros Guilhermano

Acessar todos os materiais
Ourofino

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Produção de leite

08/09/2026

Como a Fazenda São José chegou aos 120 mil litros de leite por dia?

14/09/2026

Leucose bovina: o resultado positivo é apenas o começo do diagnóstico

15/09/2026

Do "sempre fiz assim" ao conhecimento que avança: novos rumos para o leite

11/09/2026

"Um bom técnico não chega com todas as respostas, mas faz as perguntas certas"

04/09/2026

A água que a vaca bebe pode influenciar a CCS?

15/09/2026

Diesel: o custo que pode corroer silenciosamente a margem do produtor de leite

Dairy Vision 2026: O futuro em movimento

Destaques de hoje

Dieta líquida x dieta sólida: o paradoxo do período de aleitamento
Carla Bittar

Dieta líquida x dieta sólida: o paradoxo do período de aleitamento

Os dois mundos do setor lácteo industrial: em qual sua empresa está?
Marcelo Pereira de Carvalho

Os dois mundos do setor lácteo industrial: em qual sua empresa está?

Borelli lança gelato de Morango Cravejado inspirado em nova tendência de sobremesa
Giro de Notícias

Borelli lança gelato de Morango Cravejado inspirado em nova tendência de sobremesa

Captação de leite bate recorde no 2º tri mas ritmo de expansão desacelera, aponta IBGE
Panorama de Mercado

Captação de leite bate recorde no 2º tri mas ritmo de expansão desacelera, aponta IBGE

Granizo destrói pastagens, reduz produção de leite em 0,6 litro/vaca e eleva custos no RS
Giro de Notícias

Granizo destrói pastagens, reduz produção de leite em 0,6 litro/vaca e eleva custos no RS

El Niño é só o começo? Produção de alimentos pode cair 14% até 2050
Giro de Notícias

El Niño é só o começo? Produção de alimentos pode cair 14% até 2050

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?