ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conhecendo uma empresa rural

POR VALERIO LELLIS REZENDE

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/07/2023

3 MIN DE LEITURA

0
21

Vivemos tempos em que as mudanças nos modelos de negócio e produção são cada vez mais intensas e temos um enorme fluxo de informações afetando o presente e o futuro das atividades econômicas. Estar pronto para receber, saber filtrar e aplicar as decisões embasadas nas informações são fatores decisivos para que qualquer atividade se mantenha firme no seu propósito ao longo do tempo.

E o objetivo aqui é refletir de que forma precisamos estar preparados e confiantes para conduzir as empresas rurais juntamente com outras pessoas, gerando valor na vida dos envolvidos e dos consumidores.

“Um produtor cansado da sua propriedade que só lhe dava muito trabalho e despesa, afirmando ser um homem sem sorte, não querendo mais conservá-la e sendo amigo do poeta Olavo Bilac, pediu o então para redigir um anúncio de venda.

E assim o poeta que conhecia muito bem a propriedade redigiu o texto:

‘Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros, ao amanhecer, no extenso arvoredo. É cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente, oferece sombra tranquila das tardes, na varanda.’

Meses depois, o poeta encontrou o amigo e perguntou-lhe se havia vendido a propriedade.

Respondeu:

Nem pensei mais nisso, quando li o anúncio, percebi a maravilha que eu possuía!”

(Desconhecido)

E agora entrando na produção de leite, o sucesso depende da combinação de inúmeras variáveis, entender as oportunidades e ameaças de cada uma delas, para decidir e agir de forma mais confiante. Vamos destacar os principais pontos que devemos ser conhecedores:

Variáveis da produção de leite

Como observado, a cadeia de produção é extremamente longa e complexa, e requer e conhecimento e informações de qualidade. Nesse sentido, acompanhar frequentemente fontes seguras de informações técnicas e de mercado é um grande diferencial.

Como se trata de diversas áreas de conhecimento e intensa atualização de informações o produtor precisa se atentar para não negligenciar ações decisivas nos resultados positivos da propriedade e ao mesmo tempo não se sobrecarregar com a responsabilidade do negócio, afinal o dono precisa estar bem com o negócio, para que de fato o empreendimento seja próspero.

E para garantir que todos esses processos sejam executados com maestria, os caminhos serão planejar e montar equipe de profissionais de boa conduta e bem treinados. Fazendas em pleno crescimento, estão cada vez mais dedicando em contratar melhor e capacitando frequentemente os colaboradores.

Teremos surpresas, pra isso precisamos estar monitorando os indicadores que nos contam os desvios e assim estudar, entender os fatos e agir para corrigir rapidamente. Atentando que devemos medir o mais próximo possível de cada processo, evitando que o desvio se prolongue demais.

Exemplo:  contagem de células somáticas do tanque (CCS) X indicador semanal de escore de Sujidade dos tetos.

O segundo indicador está mais próximo do processo, podendo ser mais eficaz, pois ao entender a piora na sujidade dos tetos, deve se ter ação para melhor a cama das vacas, antes de estourar eventual surto de mastite.

O mesmo acontece a seguir: amido nas fezes X % grãos quebrados no processo de corte do milho pra silagem

O segundo indicador está mais próximo do processo, possibilitando a tomada de decisão em loco, ajustar o processamento de grãos pela forrageira e maior aproveitamento pelo animal.

Ao perceber que cada propriedade é única e que oportunidades nelas existentes podem não existir em outra, poderá entender o real propósito da própria empresa. E que buscando eficiência no uso dos recursos, poderá obter grandes resultados em cada hectare, contribuir com a alimentação saudável, gerar impacto na vida da própria família e de várias outras, através do compartilhamento de conhecimento e experiências.

Se quiser ir rápido, vá sozinho. Mas, se quiser ir longe vá acompanhado. (Provérbio africano)

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

VALERIO LELLIS REZENDE

Consultor de Fazendas
Especialista em Qualidade e Gestão

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures