Há diferença entre os queijos dos leites de cabra e vaca?
Os queijos de leite de cabra têm coloração mais esbranquiçada, sabor e aroma característicos da espécie. Apresentam teor de gordura mais baixo, com maior conteúdo de vitamina A e potássio. O sabor e aroma tornam-se mais intensos à medida que esses queijos envelhecem devido à lipólise, que quebra os ácidos graxos.
Os bodes exalam forte odor, que prevalece na época de cio e acasalamento. Cabras e animais castrados não emitem esse odor. Dessa forma, uma alternativa é separar o bode das cabras e seguir cuidadosamente as regras de higiene durante o processamento do leite de cabra e derivados.
Os queijos garantem rentabilidade e lucratividade na atividade caprina, por isso devem ser explorados. Dessa forma, para melhorar a aceitabilidade do produto, Filipczak-Fiutak et al. (2021) sugeriram que os queijos de leite de cabra sejam defumados devido ao efeito positivo na qualidade sensorial.
Por fim, os ácidos caproico, caprílico e cáprico são característicos do leite de cabra. Portanto, os derivados lácteos terão sempre sabor e aroma característicos, diferindo-os dos derivados lácteos de outras espécies.
Você já comeu queijo de leite de cabra? Deixe aqui nos comentários!
Referências
CHEESE SCIENCE TOOLKIT. Goaty. 2022. Disponível em: <https://www.cheesescience.org/goaty.html> Acesso em: 26 jan. 2022.
CHEESE. Chevre. 2022. Disponível em: <https://www.cheese.com/chevre/> Acesso em:26 jan. 2022.
FILIPCZAK-FIUTAK, M. et al. Nutritional value and organoleptic assessment of traditionally smoked cheeses made from goat, sheep and cow’s milk. Plos One, v. 16, n. 7, p. e0254431, 2021.