ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como a dieta pode afetar o leite da vaca?

CRUZADINHA

EM 11/08/2023

4 MIN DE LEITURA

0
4

Mais fibra na dieta pode significar mais gordura no leite em determinadas condições. O caroço de algodão em excesso também pode modificar o sabor do leite. Mas é só isso? 

Já sabemos que a nutrição é um dos principais pilares que determinam o sucesso no desempenho das vacas leiteiras e que além de ser um elemento fundamental nos custos de produção do leite e derivados, é o principal elemento que mexe no bolso do produtor. Nesse contexto, será que a dieta fornecida pode conter alimentos que vão influenciar nas características sensoriais e nutricionais do leite e seus derivados? Já parou para pensar sobre isso? 

Pois bem, a dieta oferecida para vacas leiteiras, podem sim, conter alimentos que vão influenciar diretamente nas características nutricionais como perfil de ácidos graxos e teor de gordura, bem como as sensoriais como a cor, sabor, odor, aroma e textura. Embora a composição do leite seja difícil de ser alterada através da dieta, existem compostos que quando utilizados na dieta podem causar impactos nas características do leite.

Ingredientes que influenciam e você nem imaginava

  • Pasto - capim 

O leite de vacas alimentadas principalmente com pasto tende a ter um perfil sensorial distinto. Muitas vezes tem um aroma de ervas, um sabor ligeiramente doce e amanteigado. Ainda, o leite pode apresentar uma cor amarelada devido à presença de carotenóides das gramíneas. A composição de ácidos graxos do leite quando a vaca é alimentada com capim pode contribuir para uma textura mais cremosa. 

  • Silagem de milho 

As dietas fermentadas que incluem por exemplo a silagem de milho, por passar pelo processo de fermentação, vão afetar o paladar, principalmente a textura do leite, levando a uma consistência mais suave

Vacas alimentadas com dieta rica em milho ou grãos produzem um leite com atributos sensoriais únicos. O leite apresenta um sabor mais suave, um aroma mais neutro e um teor de gordura que é ligeiramente menor em comparação com ao leite de vacas que se alimentam de capim e isso acaba afetando potencialmente a cremosidade do leite.

  • Alguns tipos de forrageiras

Pesquisas sobre diferentes tipos de forrageiras também foram conduzidas, alguns com ausência de alterações nas características do leite como o uso de palma forrageira (Opuntia fícus-indica) gigante e a colza (Brassica napus) forrageira. Outros determinaram alterações (elevação) no teor de ácidos graxos pelo uso do nabo forrageiro (Raphanus sativus L.) e a acentuação de características sensoriais da manteiga produzida do leite de vacas alimentadas com azevém perene (Lolium perenne L.).

  • Casca de banana e spirulina

Em substituição parcial de farelo ou silagem, a influência da casca de banana e a spirulina - bactérias conhecidas como alga azul, foi recentemente avaliada na alimentação das vacas leiteiras. Como resultado, não observou-se alterações na composição do leite. Paralelamente, a adição de plantas do gênero Cynodon também não levaram a alterações nas características do leite de vacas mantidas a pasto.

  • Cana-de-açúcar, silagem de sorgo, silagem de girassol e pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia

Na elaboração de queijos minas frescal produzidos com o leite de vacas mestiças alimentadas com dietas contendo quatro volumosos: cana-de-açúcar, silagem de sorgo, silagem de girassol e pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia, uma outra pesquisa identificou que o rendimento do queijo foi idêntico para todas as dietas, entretanto, o teor de gordura foi maior no queijo produzido a partir das dietas à base de silagem de girassol e cana-de-açúcar.

  • Alho 

Interessantemente, uma pesquisa avaliou o uso suplementar de alho (Allium sativum L.) que recentemente foi proposto como modulador da atividade ruminal para diminuir as emissões entéricas de metano produzidas pelas vacas. Com o estudo, foi possível notar que a adição de 400g de dente de alho não modifica as propriedades da fabricação do queijo, no entanto afeta a cor, textura e o sabor do queijo maturado

Notou-se ainda, o aumento do gosto salgado do leite, a acidez do queijo e a intensidade do sabor do leite e do queijo, concluindo que a adição de alho à ração de vacas leiteiras em lactação influencia fortemente as características sensoriais e reológicas (principalmente a viscosidade) do queijo maturado.

  • Óleo de oliva 

Alguns estudos também investigaram a adição de resíduos de óleo de oliva não refinado na dieta de vacas leiteiras e observaram melhorias no perfil de ácidos graxos do leite e também de queijos, inclusive, reduzindo olhaduras, no entanto, também foram percebidas alterações adversas no odor geral e na acidez.

Em comparação, os resíduos do óleo vegetal hidrogenado aumentaram o amargor do leite da vaca, o odor  e a acidez dos queijos. Um estudo semelhante conduzido na Grécia, observou que a inclusão de torta de azeitonas - oliva ensilada nas dietas de vacas, por um período de quatro semanas, aprimorou de maneira benéfica a saúde humana - reduzindo o teor de ácidos graxos saturados.

Diante de tantas pesquisas e opções, é preciso entender as estreitas relações entre a base do sistema produtivo leiteiro, as repercussões de alterações estratégicas na nutrição das vacas, sobre os constituintes naturais do leite e principalmente, quais os impactos nos parâmetros de qualidade dos produtos lácteos. 

 

Bom, agora que você já entendeu melhor sobre o assunto, que tal fazer uma cruzadinha para fixar os conhecimentos? Vamos lá?

 

Aproveite também para aprofundar-se no assunto lendo este artigo > A dieta das vacas influencia nas características sensoriais do leite e derivados?

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures