ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como gerenciar processos nas indústrias de laticínios? [PointCast #37]

PODCASTS

EM 28/06/2021

2 MIN DE LEITURA

1
7

Olá, ouvintes! Hoje nosso PointCast traz uma nova proposta: um olhar mais voltado para o setor industrial.

Sabemos que a rotina dos laticínios é dinâmica e cheia de peculiaridades com diversos setores e áreas interligadas. Além disso, temos um ponto importante e que nos diferencia: trabalhamos com o leite, uma matéria-prima viva!

Por estes motivos, devemos ter uma boa gestão dos processos de nossas indústrias. Mas como fazer isto? O que medir e gerenciar? O que os indicadores têm a nos dizer? Por onde começar? Estes e outros questionamentos você encontra neste podcast!

Para esse bate-papo contamos com a participação da Danila Santos, Gerente de Qualidade, com experiência de mais de 17 anos em indústrias alimentícias, especialmente em Laticínios.

 

 

 

Highlights da entrevista:

 

  • Para começar a gerenciar seus processos é necessário conhecê-los, bem como conhecer os produtos, pessoas envolvidas e equipamentos. Além disso, é preciso ter objetivos claros;

 

  • As formas intangíveis no controle de processos são importantes. Contudo, também precisamos trabalhar com controles tangíveis, como: pH, temperatura e tempo;

 

  •  A gestão de processos envolve todo as equipes da fábrica, comunicação é peça-chave;

 

  • Três frentes indicadores de processos podem ser destacados: qualidade do leite, condições de higienização desde recepção do leite até o produto final e indicadores do produto em processo e do produto acabado;

 

  • Para um bom gerenciamento de processos é preciso saber gerir pessoas. O exemplo arrasta, seja um líder;

 

  • Podemos destacar três pilares de boa gestão de processos, sendo eles:  pessoas, manutenção dos equipamentos e rotina.

 

Participações: 

Danila Santos — Gerente de Qualidade, em indústrias alimentícias, especialmente em Laticínios. Química Industrial, Especialista em Queijos pela UOV/UFV, MBA Gestão Industrial pela FGV.

 

Letícia Mostaro — Bacharela em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa e integrante da Equipe do MilkPoint.

 

Maysa Serpa — Médica Veterinária e Coordenadora de Conteúdo MilkPoint.

 

Edição do Podcast: Lucas Nazatto

Atenção, leitores! Sempre com o intuito de proporcionar a melhor experiência para nossos usuários, estamos realizando uma pesquisa para ouvir você! Para responder é bem simples, basta clicar aqui e preencher o formulário. As dez melhores contribuições ganharão uma cortesia para nosso novo evento Interleite Experience ou para o Dairy Vision, maior evento sobre tecnologia e inovação em lácteos

*Fonte da foto: Freepik

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ FERNANDO ROCHA ALMEIDA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/06/2021

Excelente podcast, muito agregador para as pessoas que já lidam com o processo no dia a dia, e também aprendizado pra quem é leigo no assunto.
Parabéns!!
MilkPoint AgriPoint