ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

GDT: queda (esperada) nos preços internacionais de lácteos!

POR MARIANA SICILIANO

PANORAMA DE MERCADO

EM 16/03/2021

2 MIN DE LEITURA

1
9

Após a explosão nos preços na última quinzena, os resultados das negociações desta terça-feira (16/03/21) no leilão do evento 280 da plataforma Global Dairy Trade (GDT) apresentaram uma queda de -3,8% em relação aos valores do último evento, com o preço médio fechando em US$ 4.089/toneladas.

Foi a primeira variação negativa desde novembro de 2020! Confira no Gráfico 1 a evolução de preços médios praticados nos leilões e suas variações

Gráfico 1. Preço médio leilão GDT x GDT Price Index; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade.

No evento, foram negociadas 26.872 toneladas de lácteos, volume 5,2% maior em relação ao negociado na primeira quinzena de março. Tal acréscimo pode ser explicado pelo aumento da oferta de leite em pó integral e do leite em pó desnatado. Neste evento, houve a ausência de negociação do soro de leite em pó doce (SWP) e do leitelho.

Gráfico 2. Volumes negociados nos eventos do leilão GDT; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade.

Somente o leite em pó desnatado, a gordura anidra e a lactose apresentaram variação positiva nos preços, sendo a lactose o produto que apresentou maior valorização, fechando em  alta de 8,60% em relação ao último leilão. Já para queijo, não tivemos variação em relação ao último evento.

Em compensação, o leite em pó integral e a manteiga — que foram os produtos com maior valorização no evento anterior —fecharam com uma desvalorização em seus preços de -6,20% e -2,80%, respectivamente.

Tabela 1. Preço e variação do índice dos produtos negociados no leilão GDT em 16/03/2021.

É importante entender o que influenciou os resultados do evento desta terça-feira: historicamente, ganhos de dois dígitos no GDT são seguidos por quedas nos eventos subsequentes. Sendo assim, houve um certo “ajuste” do mercado após o aumento de +15% no índice de duas semanas atrás. Além disso, o aumento na oferta de leite em pó — +27% em relação ao último evento — parece ter sido importante para que os preços baixassem.

Em relação aos contratos futuros de leite em pó integral, temos, nos valores do GDT, que os preços ainda devem se manter estáveis nos próximos meses. No entanto, vemos um cenário diferente na Bolsa de Futuros da Nova Zelândia (NZX Futures), que mostra um aumento nos preços do leite em pó integral no mês de abril, mas no restante do semestre, uma expectativa de baixa.

Apesar da diferença no comportamento, os valores em ambos os cenários seguem em torno de US$ 4.000/ton., e essas expectativas devem ser mantidas até começar a nova safra da Nova Zelândia, quando provavelmente haverá um reajuste dos preços.

Gráfico 3. Contratos futuros de leite em pó integral – GDT.

Quer saber mais sobre mercado lácteo? Participe do Fórum MilkPoint Mercado 2021. O evento proporcionará uma visão panorâmica de todo setor, desde as perspectivas do mercado de grãos, passando pela produção de leite, importações, exportações até as óticas de consumo.  Acesse o site, conheça a programação e se inscreve, em um mercado incerto, boa informação é fundamental! 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VINICIUS JUSTINO

GOIÂNIA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 17/03/2021

Qual probabilidade desse movimento de queda refletir no mercado Brasileiro imediatamente?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures