Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (04) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo da balança comercial de lácteos em junho de 2025 ficou em aproximadamente -151 milhões de litros em equivalente-leite, um recuo do déficit em comparação aos -165 milhões de litros registrados em maio. Essa melhora no saldo se deve à redução no ritmo de importações, que perdeu força ao longo do mês.
Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos – equivalente leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.
As exportações brasileiras seguiram em patamares baixos em junho, totalizando cerca de 5,03 milhões de litros em equivalente-leite. Esse volume representa uma queda de 30% em relação a maio, mas ainda assim é 10% superior ao registrado em junho de 2024.
Gráfico 2. Exportações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.
Por sua vez, as importações totalizaram cerca de 156 milhões de litros em equivalente-leite, o menor volume registrado desde maio de 2024. Isso representa uma queda de aproximadamente 9% em relação a maio e 12% abaixo do volume importado em junho de 2024.
Gráfico 3. Importações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.
Destaques por produto
Exportações
Entre os produtos exportados em junho, os maiores crescimentos em relação a maio foram registrados nas categorias de:
-
Leite UHT: +137 toneladas (+60%)
-
Iogurtes: +16 toneladas (+19%)
Por outro lado, os maiores recuos ocorreram em:
-
Leite em pó integral: -98 toneladas (-53%)
-
Leite condensado: -212 toneladas (-34%)
-
Manteiga: -47 toneladas (-10%)
Importações
Do lado das importações, o principal aumento foi para:
-
Soro de leite: +231 toneladas (+22,6%)
Enquanto as principais quedas foram observadas em:
-
Leite em pó integral: -402 toneladas (-4%)
-
Leite em pó desnatado: -553 toneladas (-13%)
-
Manteiga: -80 toneladas (-30%)
Tabela 1. Balança comercial de lácteos em junho de 2025
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.
Tabela 2. Balança comercial de lácteos em maio de 2025
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.
O que podemos esperar para os próximos meses?
A queda nas importações observada em junho reflete o cenário vigente nos últimos meses, marcado por preços internacionais elevados, taxa de câmbio desfavorável ao importador (real desvalorizado) e menor disponibilidade de produto no Mercosul.
No entanto, esse cenário começou a mudar recentemente. A maior oferta nos principais países exportadores, combinada a uma demanda internacional ainda contida, tem pressionado os preços para baixo no mercado global – tendência evidenciada nos últimos leilões do GDT.
Além disso, o real tem se valorizado frente ao dólar, operando próximo a R$ 5,40 – o menor patamar dos últimos anos. Isso torna os produtos importados mais competitivos frente ao produto nacional, o que pode resultar em algum estímulo para as importações nos próximos meses.