O Dairy Reporter conversou com Megan Patterson, da Fonterra Americas, para saber mais sobre o potencial dos produtos lácteos fermentados no clima atual do consumidor e como os fabricantes podem dobrar o conteúdo de proteína por meio de ingredientes Concentrados de Proteína de Whey Funcional (fWPC).
DairyReporter (DR): Quais são algumas das tendências de consumo sustentadas em relação aos lácteos fermentados? O que há de novo e o que está no horizonte?
Megan Patterson, gerente de comunicação de marketing da Fonterra Americas (MP): Uma tendência sustentada que estamos vendo no setor de lácteos fermentados é a necessidade de maior teor de proteína nos produtos. Esses produtos ricos em proteínas estão ganhando vida em vários formatos. Os comportamentos pós-pandêmicos mostraram o surgimento de formatos em movimento, como bolsas compressíveis, que continuaram em alta. Iogurte, tanto para comer de colher como para beber, também está voltando. Talvez o maior renascimento que vimos ultimamente seja a viralidade do queijo cottage.
DR: O que os consumidores estão procurando de produtos lácteos de nutrição ativa, de ingredientes a formatos? Como o mercado de lácteos longa vida, bem como os mercados de iogurte e iogurte líquido, evoluiu em relação a isso?
MP: Os consumidores querem opções rápidas e em movimento para produtos lácteos com nutrição ativa. Em primeiro lugar, eles procuram produtos ricos em proteínas e que ajudem na recuperação muscular. De acordo com as tendências gerais de bem-estar, os consumidores exigem benefícios adicionais, como aumento da imunidade, melhoria da saúde intestinal, desempenho cognitivo e sono por meio de ingredientes como prebióticos e probióticos. É crucial para os consumidores ativos construir (e manter) ossos fortes. Por esse motivo, o cálcio e o fósforo – os pontos de venda originais dos laticínios dos anos 90 – têm uma importância recém-descoberta na nutrição ativa.
Os formatos prontos para beber e prontos para misturar explodiram em popularidade no mercado de lácteos longa vida, que podem ser mantidos em temperatura ambiente. As marcas desse tipo de produto altamente bem-sucedidas promovem bem-estar ativo e benefícios de recuperação, muitas vezes apresentando opções de “café da manhã rápido” com alto teor de proteína.
Os fornecedores de iogurte e iogurte líquido estão explorando sabores nostálgicos e exclusivos para alcançar novos consumidores. Eles estão conquistando os consumidores ao evocar os sabores da infância, ao mesmo tempo em que promovem a saúde óssea, a saúde intestinal e o bem-estar geral.
DR: Qual a importância do alto teor de proteína para os consumidores comuns e para o consumidor ativo? Que escopo existe para os fabricantes se diferenciarem por meio da inovação em proteínas?
MP: O alto teor de proteína é extremamente importante para todos os consumidores no momento. Proteínas completas são essenciais para que os consumidores ativos construam músculos, ajudem na digestão e melhorem as articulações. Uma faixa demográfica específica importante para o consumo de proteínas são os pais Millennials. Esses consumidores estão preocupados com a quantidade de proteína que seus filhos e pais comem e bebem. Para eles, a proteína é a chave para desbloquear longevidade, mobilidade e flexibilidade. No geral, os consumidores tradicionais agora entendem e buscam produtos ricos em proteínas graças às mídias sociais, como TikTok e Pinterest, democratizando as informações nutricionais.
DR: Como está a demanda por nutrição personalizada em relação aos produtos lácteos fermentados, como iogurtes com baixo teor de gordura e bebidas em particular? Que espaço para inovação existe nessas categorias?
MP: No geral, há uma demanda maior por nutrição personalizada do que nunca. Os consumidores têm maior interesse em dietas completas e em usar alimentos como remédios em vez de opções de baixa caloria. Eles estão mais em sintonia com alimentos nutritivos e funcionais que sustentam e nutrem. Os lácteos fermentados oferecem muito espaço para inovação. Seja aumentando os níveis de proteína ou reinventando sabores nostálgicos, os formuladores podem atender às necessidades dos consumidores por nutrição personalizada.
DR: A tendência do sorvete de queijo cottage se tornou viral alguns meses atrás. Você sente que há uma demanda sustentada por produtos que marcam as caixas 'funcional' e 'indulgência', ou isso foi mais uma moda passageira? Quais são algumas maneiras pelas quais os formuladores podem atrair consumidores que buscam indulgência, bem como benefícios para a saúde?
MP: A mania do queijo cottage certamente não é uma moda passageira. Antes do sorvete de queijo cottage, o queijo cottage batido estava circulando. Tenho certeza que a próxima receita viral já está começando a circular!
Antes da pandemia, a taxa composta de crescimento anual da indústria de queijo cottage sugeria que a popularidade do produto dispararia. Esse crescimento foi adiado e agora está apenas decolando.
Como mencionei anteriormente, há um número crescente de consumidores que veem os alimentos como remédios, então prevejo um aumento de alimentos que são indulgentes e funcionais. Com algo como sorvete de queijo cottage, você pode ser indulgente e consciente. Não restringe os consumidores nem incita à culpa; em vez disso, sacia e traz alegria.
Os consumidores estão procurando maneiras de consumir mais proteína de forma criativa, e a mídia social permitiu que as massas compartilhassem ideias e receitas. Embora já existam produtos como ingredientes fWPC para aumentar os níveis de proteína, os fornecedores de laticínios devem considerar como atrair os consumidores usando o que já possuem.
Com tendências como sorvete de queijo cottage decolando nas mídias sociais, os departamentos de marketing precisam identificar rapidamente o que é tendência, fazer parceria com influenciadores e inserir sua marca na conversa social. Eles não precisam criar um novo produto toda vez que surge uma tendência; eles podem adicionar profundidade e criatividade a produtos testados e comprovados.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.