ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Retrospectiva MilkPoint 2019: quais foram os assuntos de maior destaque no ano?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/12/2019

6 MIN DE LEITURA

0
2

retrospectiva milkpoint 2019Para finalizar o ano de 2019 com chave de ouro, a Equipe MilkPoint trouxe aos leitores os 10 materiais mais lidos ao longo do ano e os 5 mais curtidos. Informações sobre o mercado lácteo, INs 76 e 77, silagem de milho e produtos com kefir foram temas que ganharam destaque no repertório de mais de 3.700 artigos de qualidade publicados no período. 

O portal gerou vários debates e discussões que enriqueceram a cadeia do leite e recebeu quase 4 mil comentários de leitores de todos os cantos do Brasil e do mundo. Esse resultado é o principal “combustível” para que a Equipe MilkPoint continue trabalhando fortemente com dados, conhecimento e ciência para contribuir com a produção leiteira e todos os setores que a envolvem. 

Agradecemos a todos os colunistas e formadores de opinião que nos respaldaram com brilhantes artigos e nossos leitores, que incansavelmente trabalham para produzir um dos mais preciosos alimentos: o leite

Confira abaixo os 10 artigos mais lidos ao longo de 2018: 

Vale a pena ler de novo! "Resumão das INs 76 e 77: elas estão chegando!"

As instruções normativas 76 e 77 trazem muitas novidades para todas as etapas da cadeia produtiva do leite, desde a produção até os critérios finais de qualidade dos leites pasteurizados. Elas foram publicadas no dia 30 de novembro de 2018 e começarão a vigorar na passagem de maio para junho de 2019. Neste artigo é possível conferir os principais pontos alterados.

Nestlé vende fábricas e licencia produção de leite UHT para Bela Vista

Nestlé Brasil e o Laticínios Bela Vista, proprietários das marcas Piracanjuba e LeitBom, anunciaram um acordo que firma parceria entre as duas empresas para a produção e distribuição de leite UHT no país. Por meio desse acordo, a Nestlé vai licenciar suas marcas Ninho e Molico, exclusivamente para o segmento de leite líquido no Brasil, para o Laticínios Bela Vista, por um período de dez anos.

A sinuca de bico da indústria de laticínios no Brasil

Esta é a sinuca de bico da indústria. De um lado, tem dificuldade de repassar preços ao varejo e vem perdendo sistematicamente participação no preço final para o próprio varejo; de outro, lida com uma matéria-prima cara para as condições de mercado. A vida de quem industrializa leite não tem sido fácil. O desafio da cadeia do leite é encontrar um equilíbrio.

Kefir: inovando no mundo lácteo, A Leiteria chega no mercado

kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente nos grãos de kefir. Sua origem remonta às montanhas do Cáucaso, há séculos. O termo kefir vem do eslavo “keif”, que significa bem-estar ou bem viver. O kefir vem se tornando popular nas últimas décadas, principalmente em países da Europa Central.  No Brasil ainda é produzido em escala familiar, conhecido por outros nomes e até mesmo considerado um tipo de iogurte. O aumento do consumo em várias regiões do Brasil está relacionado às suas características sensoriais e funcionais.

Ranking Leite Brasil: maiores empresas cresceram 1,2% em 2018

A estimativa da capacidade instalada de processamento de leite das empresas do ranking 2018 foi de 10,4 bilhões de litros ao ano (cerca de 28,5 milhões de litros diários); assim, os 13 maiores laticínios utilizaram cerca de 72,6% da sua capacidade em 2018. Vale destacar que em 2017, a capacidade utilizada foi de 62,1%, o que indica uma redução na ociosidade das indústrias.

Silagem de milho colhida com colhedoras de forragem autopropelidas

O uso de colhedoras de forragem autopropelidas com rolos processadores de grãos tem-se tornado uma prática comum no Brasil devido à crescente disponibilidade de empresas prestadoras de serviços terceirizados, à necessidade do aumento da eficiência da utilização do amido, à janela de corte relativamente curta dos híbridos de milho, à oportunidade de colher a planta mais tardiamente (2/3 da linha do leite e 35 a 38% de matéria seca) e à necessidade de fibra longa como forma preventiva de evitar a acidose ruminal e obter longevidade em vacas leiteiras.

Lactalis investirá R$ 37 mi em Minas Gerais

Governo de Minas Gerais assinou na Cidade Administrativa, um protocolo de intenções com o grupo francês Lactalis. O investimento de aproximadamente R$ 37 milhões fortalece a expansão das atividades do segmento de lácteos no distrito de Ravena, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Pouso Alto (Sul de Minas) e Antônio Carlos (Curral Novo), na região Central.

Como estará o mercado do leite nos próximos meses?

mercado brasileiro de leite “virou” o ano de 2019 com excelentes perspectivas e preços do leite subindo nos meses de dezembro e janeiro (em plena safra de Minas Gerais e Goiás!), quando normalmente são esperadas quedas nos valores pagos aos produtores, no leite spot e nos preços de venda da indústria ao varejo.

Novas regras para produção de leite entram em vigor em todo o país

As novas regras para produção e padrão de qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A, determinadas pelas instruções normativas (INs) 76 e 77, entraram em vigor. A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na IN 77, foram estabelecidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor. As regras abrangem desde a organização da propriedade rural, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

Leite só gera lucro fora da zona de conforto

"No leite precisamos sair da zona de conforto, estar sempre buscando melhorar, buscando coisas que nos motivem a tocar a atividade. Hoje certamente não queremos a vaca de 10 anos atrás, nem o manejo deste tempo. E diariamente viemos nos preparando para a vaca que virá daqui 10 anos, bem como o manejo também."

Veja agora os 5 artigos mais curtidos em 2019:

Se eu fosse uma vaca, eu queria ser uma das minhas?

"A pergunta que todo produtor deve se fazer é: se eu fosse uma vaca, eu queria ser uma das minhas? Para responder essa pergunta, devemos passar "um dia de vaca" para ver se estamos atendendo as necessidades delas."

INs 76 e 77, precisamos de mais tempo?

"Um dos entraves para entrarmos na aventura de exportações globais, preservando o nosso mercado interno, são os padrões de qualidade e processos. Existe uma pressão ao meu ver inexplicável de indústrias, produtores, federações e associações de ambos os lados buscando postergar essas mudanças como fizemos várias vezes com os padrões de referência de CBT (Contagem Bacteriana Total) CCS (Contagem de Células Somáticas)."

Leite só gera lucro fora da zona de conforto (também a décima mais lida do ano)

"No leite precisamos sair da zona de conforto, estar sempre buscando melhorar, buscando coisas que nos motivem a tocar a atividade. Hoje certamente não queremos a vaca de 10 anos atrás, nem o manejo deste tempo. E diariamente viemos nos preparando para a vaca que virá daqui 10 anos, bem como o manejo também."

O dom de produzir leite

"O brilho nos olhos de um produtor ao ver o nascimento de uma bezerra, a esperança que determinado animal seja uma boa vaca e o carinho dedicado a uma pequena bezerrinha: só quem gosta vai entender. A alegria de ver uma vaca bem alimentada, ruminando e confortável, nos deixam cheios de orgulho. Cada vez que nos deparamos com um resfriador cheio, podemos visualizar o resultado da nossa dedicação."

O 5S do leite

"Em maio de 1950, o professor Kaoro Ishikawa apresentou um método para combater o desperdício e ajudar o Japão destroçado pela guerra e sem recursos naturais. Ele chamou este método de 5S (Seiri, Seiton, Shitsuke, Seikesu, Seiso). Usando apenas a sigla 5S, adaptei para coisas que são extremamente importantes na pecuária de leite, o 5S do leite."

Gostaria que a nossa equipe abordasse algum tema específico em 2020? Envie a sua sugestão para contato@milkpoint.com.br 

Boas Festas e Feliz 2020! Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures