ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa da UFES: kefir pode apoiar a saúde do coração

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2019

2 MIN DE LEITURA

0
4

O consumo de kefir pode ajudar a baixar a pressão arterial e melhorar a função cardíaca, sugere um novo estudo com ratos de laboratório hipertensos.

Dados publicados no The Journal of Nutritional Biochemistry indicaram que o consumo de leite fermentado pelos grãos de kefir melhorou a pressão arterial, reduziu o aumento do músculo cardíaco (hipertrofia cardíaca) e melhorou as proteínas que transportam o cálcio, importantes mediadores da função contrátil cardíaca. O estudo foi realizado em ratos espontaneamente hipertensos e, portanto, precisaria ser repetido em humanos.

"Essas descobertas sugerem que o kefir tem efeitos benéficos sobre a hipertensão e pode ser usado como um coadjuvante para aliviar o problema", escreveram pesquisadores da Universidade de Vila Velha e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Kefir no Brasil

A demanda global por kefir está crescendo, com os dados da Innova Marketing mostrando que os lançamentos globais de produtos de kefir quase triplicaram nos últimos cinco anos, com 140 produtos lançados globalmente nos últimos 12 meses. No Brasil, o interesse no kefir está definitivamente aumentando e grande parte do kefir é preparado em casa diariamente, com grãos de kefir obtidos principalmente por meio de doação, como uma “cadeia probiótica”.

A DuPont lançou recentemente uma linha de cultura de kefir, baseada em grãos de kefir liofilizados reais para ajudar a industrializar a categoria.

Detalhes do estudo

Com base no seu trabalho anterior (Klippel et al., 2016, Front Physiol, Vol. 7, pp. 211), que relataram melhorias significativas na pressão arterial média (PAM) e frequência cardíaca (FC) e hipertrofia cardíaca, os pesquisadores procuraram identificar os possíveis mecanismos de ação.

Ratos espontaneamente hipertensos tiveram suas dietas suplementadas com leite fermentado pelos grãos de kefir ou leite integral.

Os pesquisadores novamente encontraram melhorias na PAM e FC para os animais alimentados com kefir. Eles também descobriram que a hipertrofia cardíaca foi melhorada e que mudanças benéficas foram observadas em várias proteínas contráteis. As medidas hemodinâmicas também foram melhoradas como resultado do consumo de kefir, disseram eles.

"No conjunto, os dados mostram que o tratamento a longo prazo com kefir reduziu a pressão arterial por mecanismos envolvendo redução da hipertrofia cardíaca, melhora da contratilidade cardíaca e das proteínas de manuseio de cálcio e redução na regulação do SNC (sistema nervoso central) da atividade simpática", concluíram.

Vale a pena ver também:

[PointCast #14], Simone Bach: "os probióticos são a coqueluche do momento e o kefir é o queridinho"

Kefir: inovando no mundo lácteo, A Leiteria chega no mercado

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures