ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Neve chega em propriedade leiteira de Santa Catarina

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2021

2 MIN DE LEITURA

0
5

Na madrugada desta quinta-feira (29), ocorreu uma forte nevasca em propriedades leiteiras em Santa Catarina, com a temperatura chegando a -3ºC. Em São José do Cerrito, cidade localizada no planalto serrano catarinense, a neve chegou à propriedade do Sr. Ivan Gomes. 

neve em propriedade leiteira SC Foto da propriedade coberta de neve e animais deitados. Fonte: Ivan Gomes

Situado em um dos pontos mais frios do país, Ivan produz leite com animais Jersey e utiliza pastos de inverno, como aveia e azevém, para alimentação do gado nesta época do do ano. A nevasca deve atrasar a rebrota das culturas, segundo o produtor: “Agora eu só tenho pasto de aveia e azevém e um pouco de trevo. Vai atrasar a rebrota, mas ainda bem que eu ainda tenho uma boa quantidade de silagem de milho e um pouco de feno.”

neve em propriedade leiteira SC
Foto da pastagem coberta de neve. Fonte: Ivan Gomes

O proprietário da fazenda relatou que possui abrigo somente para as bezerras de até dois meses de idade, mas que os animais estão suportando bem o frio até aqui. “Reforçamos a alimentação com silagem, milho, feno e ração.

neve em propriedade leiteira SC
Animais no cocho em torno da neve. Fonte: Ivan Gomes

O gado possui pelagem específica para inverno, que forma uma proteção superior à pelagem comum do verão. “Os animais apresentam um hábito interessante de permanecerem sempre agrupados para evitar o vento e a pelagem natural do inverno também protege bastante”, relatou Ivan.

neve em propriedade leiteira SC
Bezerras de 2 a 6 meses agrupadas. Fonte: Ivan Gomes

O produtor informou que os pastos resistiram bem até agora, mas que foi preciso aumentar a quantidade de alimentos fornecida aos animais para que a produção não sofra os efeitos da neve.

neve em propriedade leiteira SC
Animais deitados na neve. Fonte: Ivan Gomes

A previsão é que o frio se estenda por mais alguns dias, mas espera-se que não afete significativamente a produção, pois Ivan afirma estar preparado: “Tenho a aveia preta, que é mais resistente ao frio e procuro suplementar com silagem, milho e principalmente ração energética para que os animais não abaixem produção”.  

E aí na sua região, a produção está sendo afetada de alguma forma pelo frio? Conte para nós nos comentários!

Leia também: 

Impactos da geada no milho safrinha e na produção de leite

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio, Assistente de Conteúdo MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint