ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indústria de lácteos deve seguir tendências de consumo, não combatê-las, diz especialista

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/01/2021

4 MIN DE LEITURA

0
2

Charlie Arnot, CEO do Center for Food Integrity e presidente da empresa de consultoria Look East, disse que a indústria de laticínios não deve lutar contra mudanças nas demandas dos consumidores, mas deve incorporá-las em seus produtos.

Este ano já virou a cadeia de suprimentos e as indústrias agrícolas de cabeça para baixo, mas, apesar disso, muitos consumidores estão agora mais preocupados com sua saúde do que nunca, disse Arnot. Isso se traduz em uma crescente demanda por produtos que são melhores o bem-estar e para o meio ambiente

Segundo Arnot, especialmente os consumidores jovens que se encaixam na Geração Z e nos millennials estão conduzindo a conversa sobre o que comprar e onde. Como muitos deles são "orientados para o propósito", eles estão procurando produtos que respondam tanto às suas preocupações sobre saúde pessoal quanto com a sustentabilidade ambiental. 

"Acho importante que entendamos que esses consumidores estão tomando essas decisões de compra orientadas a valor e propósito. Como produtores, o que vamos fazer para estar preparados?", ressaltou Arnot. "Mais uma vez, (vamos) falar sobre como somos melhores para o consumidor e melhores para o planeta de várias maneiras diferentes."

Essas novas demandas devem estar impulsionando a inovação na indústria láctea, disse Arnot, enfatizando a necessidade de se manter competitivo com as alternativas aos  laticínios e carne, especialmente no corredor do leite.

Ele também assegurou aos produtores que ninguém na indústria de supermercados acredita que as alternativas ao leite substituirão o produto real, mas eles vão ocupar uma parte do mercado e das prateleiras, por isso não é algo para ignorar.

Muitos consumidores estão agora deixando a ansiedade controlar algumas de suas escolhas alimentares, especialmente ansiedades de antibióticos e resíduos de pesticidas que permanecem nos alimentos, disse Arnot. E com a pandemia ainda forte, tornou-se ainda mais importante garantir o bem-estar do sistema imunológico pessoal para todos na família.

"É realmente um resultado da pandemia que se espalhou por toda a demografia", disse. "As pessoas estão procurando o que podem comer, o que podem consumir, o que podem fazer para melhorar sua saúde imunológica e para ajudar a se proteger, a proteger sua família da pandemia", completou. 

Uma das razões pelas quais a indústria de laticínios deve ficar atenta é que as indústrias alternativas de carne e laticínios estão ouvindo de perto sua base de consumidores, fazendo mudanças frequentes em seus produtos para chegar o mais perto possível do produto real.

Arnot disse que o consumidor-alvo agora é o que ele chama de "flexitariano" — alguém que não é estritamente vegano ou vegetariano, mas que explora produtos alternativos em busca de um impulso à saúde. Ele disse que é muito importante que a indústria láctea tente atrair esses consumidores de volta, dizendo-lhes como os produtos lácteos nutritivos são comparáveis com as imitações.

"Em vez de protestar contra alternativas, aqui está a opção inteligente, a opção estratégica para os produtores de leite: não se posicione contra as alternativas. Ajudem os consumidores que buscam alternativas a entender por que os lácteos são melhores para as pessoas e para o planeta", recomentou Arnot. "Temos que continuar dando aos consumidores essa permissão para acreditar que consumir produtos lácteos é melhor para eles."

Alguns consumidores, que não têm lutado com a perda de renda, também estão exigindo produtos premium agora, talvez como uma maneira de se divertir e desfrutar de algo durante um tempo sombrio.

Mas, há outros  que estão lutando para sobreviver, que estão trabalhando com um orçamento apertado, tornando importante atender ambas as extremidades do espectro com produtos de qualidade nas extremidades mais altas e mais baixas. 

Arnot explicou que os consumidores também estão mudando as tendências, indo online para fazer compras e usando opções de entrega de supermercado ou coleta sem contato em sua loja local. Essa tendência não desaparecerá tão cedo, disse ele, enquanto a pandemia continuar e provavelmente bem depois disso por causa da conveniência. O setor varejista teve que compensar a demanda contratando centenas de milhares de funcionários extras.

“A Kroger contratou 100.000 associados adicionais para poder gerenciar a demanda crescente por "click-n-pick". As pessoas estão indo online e selecionando suas compras e fazendo as compras, depois passam na loja para buscá-las, para que não precisem entrar e serem expostas aos outros", disse Arnot. "Estamos realmente vendo apenas uma reformulação fundamental (da indústria)."

No geral, os consumidores de hoje estão preocupados em reduzir sua pegada de carbono à medida que continuam vendo desastres ambientais aparecerem ao seu redor, disse Arnot. Os produtores de leite devem estar prontos para contar sua história e engajar o consumidor, informando-os que a indústria também se preocupa com a sustentabilidade.

As informações são do Wisconsin State Farmer, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures