ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa inédita mostra que 67% dos brasileiros consideram lácteos saudáveis

POR MAYSA SERPA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2020

2 MIN DE LEITURA

0
4

Quando a pandemia de coronavírus chegou de vez no Brasil (em março deste ano) uma nuvem negra pairou sobre o mercado do leite. Os setores lácteos de outros países produtores vinham sofrendo dificuldades, sobretudo com as restrições de circulação, que extinguiram de um dia para o outro a demanda dos serviços de alimentação. A grande questão era se a demanda no varejo seria suficiente para compensar essa queda – e a resposta provavelmente era que não.

Contudo, com a quarentena implementada e as pessoas em todo o mundo ficando em casa, começou-se a ter mais tempo para cozinhar seus próprios alimentos e pensar em saudabilidade – afinal, uma pandemia é um ótimo momento para se pensar em saúde! A busca por produtos que atendessem estas características (ingredientes para preparos caseiros e saudáveis) voltou os olhares dos consumidores para os lácteos, que sempre foram sinônimo de bem-estar. De fato, segundo Felipe Sheppers, da empresa de pesquisa de mercado Opinion Box, 67% dos brasileiros consideram que laticínios são importantes para uma alimentação saudável. A mesma pesquisa demonstrou também que, entre os brasileiros que aumentaram o consumo de lácteos durante a pandemia, 62% apontaram como motivo comer mais em casa (62%) e 41% estar gastando mais com alimentos em casa (41%).

A associação do leite e dos derivados como fortalecedores do sistema imune também foi um motivador para a diferente percepção das pessoas sobre essa categoria de alimentos. Na China (onde começou toda essa história de coronavírus), a projeção é de alta de U$1,6 bilhão nas vendas de leite e o governo tem realizado um trabalho ativo de conscientização dos benefícios do consumo de laticínios. Na verdade, 40% dos chineses já relataram ter aumentado o consumo destes produtos depois da pandemia e um dos principais motivadores foi o fortalecimento do sistema imune.

Nos EUA foi observado um movimento semelhante: os consumidores literalmente “correram para os lácteos” – sobretudo em categorias associadas a saudabilidade e preparos em casa, como leite fluido, queijos, produtos fermentados e manteiga. Na Espanha, mesmo com o chamado auge das alternativas aos lácteos nos países europeus, o leite continua sendo consumido por mais 98% das pessoas.

Diante de tudo isso, podemos nos questionar se os lácteos – que são ameaçados pela emergência dos produtos plant based e errôneas associações com malefícios à saúde – estão sendo vistos agora com outros olhos pelos consumidores e como isto influenciará no mercado pós-pandemia.

Independentemente disto, sabemos que algumas das transformações trazidas pela pandemia para o setor alimentício, inclusive para os laticínios, vieram para ficar. Entre elas podemos destacar a forma como a indústria e as marcas se comunicarão com o consumidor, o boom do comércio eletrônico para alimentos e um food service totalmente diferente.

Todos estes temas terão palco e serão mais profundamente discutidos no Dairy Vision 2020 special edition, principalmente no Painel 2, que tratará dos “Efeitos da Covid-19 e a transformação na indústria”. Entre as apresentações, os resultados completos da pesquisa realizada pela Opinion Box, startup que atua com pesquisa de mercado e atende diversas grandes empresas do setor.

O evento online reunirá mais de 30 palestrantes de 14 países, totalmente voltado para as transformações e tendências do setor lácteo, entre os dias 1 e 4 de dezembro. Todas as palestras ficarão gravadas e os participantes poderão assistir depois, ou seja, não perderão nada do conteúdo! Não perca tempo e faça agora sua inscrição! Venha conosco ser protagonista em um mundo de transformações.

Dairy Vision 2020: para quem quer ser protagonista em um mundo de grandes transformações

MAYSA SERPA

Médica Veterinária, MSc. e doutoranda em Sanidade Animal pela UFLA, responsável pelo Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint