Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Estudo sobre mercado do leite é destaque na reunião da cadeia produtiva

O Mercado Lácteo Brasileiro e o Mercado das Importações foram temas da apresentação da Embrapa Gado de Leite na Câmara Setorial da Cadeia de Leite. Saiba mais!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 07/07/2023 - 5 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1

O Mercado Lácteo Brasileiro e o Mercado das Importações foram temas da apresentação da Embrapa Gado de Leite na Câmara Setorial da Cadeia de Leite e Derivados, realizada na terça-feira (04/07), pelo pesquisador e economista Glauco Rodrigues Carvalho.

Os dados disponibilizados para a cadeia produtiva suscitaram reflexões e debates durante mais de duas horas envolvendo um público de produtores rurais e representantes da indústria de laticínios, cooperativas, associações, CNA e do governo federal. Os participantes manifestaram preocupação com o volume de leite que o Brasil está importando, antes no patamar entre 3% a 5% do consumido no País, hoje em 10% deste total.

A apresentação foi dividida em duas partes: um momento reservado a informações sobre a balança comercial, precificação e conjuntura e o segundo sobre os desafios para a produção do leite no Brasil. A situação histórica do leite brasileiro se difere das diversas cadeias do agronegócio, como soja, milho, boi e frango, por exemplo.

Embora o Brasil figure como o quarto maior produtor mundial de leite, o País convive com um déficit estrutural na balança comercial. No ano passado, o setor fechou com um saldo negativo de quase meio bilhão de dólares na balança de lácteos.

“Quando olhamos o comportamento da importação brasileira de leite, observamos que é mais forte no final do segundo trimestre, se consolidando ainda mais no terceiro trimestre, que é justamente quando começamos a sair da entressafra e a produção de Argentina e Uruguai está mais alta. Este ano, no entanto, aconteceu diferente. Abrimos o ano com um volume mais forte, importamos um quantitativo de 800 milhões de litros de leite-equivalente de janeiro até maio. Estamos importando algo próximo de 10% da produção mensal. Historicamente, essa nossa importação ficava na casa de 3% a 5%. Este ano, de fato, estamos com um volume atípico e uma alta mais forte em um período que isso não acontece que é o primeiro semestre”, explicou Carvalho durante sua apresentação aos representantes da cadeia.

Produção e importação

Ele ponderou que ao se observar a produção interna e a importação, a disponibilidade per capita vem crescendo cerca de 5%, considerando a balança comercial, o que se reflete no preço. “O preço é um reflexo da oferta e da demanda, quanto maior a oferta, menor o preço”, detalhou. Para ele, embora o momento seja de entressafra do leite, os preços, este ano, diferentemente dos anos anteriores, já estão recuando, devido às importações mais fortes e um consumo ainda fraco.

“O que observamos é um processo de declínio dos preços no mercado atacadista em um momento que, no geral, isso não acontece, a mesma coisa ocorrendo em relação ao preço junto ao produtor”, observou o pesquisador.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

No entanto, apesar do recuo dos preços internos do leite (leite em pó, UHT, muçarela), Carvalho observou que, este ano, o declínio do preço do leite está acontecendo mais cedo. “Apesar deste recuo, estamos vendo preços de insumos melhores do que vimos no ano passado, reduzindo o custo de produção”, complementou.

Margem ao produtor

Ao comparar a diferença entre o preço do derivado lácteo no atacado e o preço pago ao produtor rural (o chamado spread), observou-se que, apesar das importações, essa margem está melhor do que no ano passado, no caso do leite UHT.

No queijo muçarela, o ano começou bem mais complicado para os laticínios, mas obteve uma recuperação das margens no mês de maio. O mercado de leite em pó também registrou pequena recuperação, apesar de ser um dos lácteos que sentem mais o impacto da importação, junto com a muçarela.

No entanto, uma das preocupações externadas pelo economista da Embrapa é que se o País mantiver o mesmo volume de importação do começo do ano, ou seja, da ordem de 10%, ao entrar o período da safra, quando a produção brasileira fica a cada mês que passa maior que o mês anterior, os preços tendem a registrar quedas mais acentuadas ao produtor rural.

Competitividade

Existem três grandes pilares que o Brasil precisa avançar na cadeia do leite para melhorar a competitividade: eficiência, estrutura produtiva e industrial, regulação e papel do governo federal. Um dos grandes problemas no Brasil é a baixa eficiência média.

A Argentina produz, em média, 7 mil litros de leite, por vaca, por ano. O Brasil, com exceção de duas microrregiões específicas - Ponta Grossa (PR), que engloba o município de Castro, capital nacional do leite, e Limeira (SP), que inclui o município de Araras, onde está a maior fazenda de leite do Brasil - todas as outras microrregiões ficam abaixo da média Argentina, com 2,7 mil litros, por vaca, ano. O mesmo acontecendo com o Uruguai, que produz, em média, 3.060 litros, por vaca. Além disso, as produtividades da mão de obra, da terra e do capital investido também são piores na média brasileira.

“A nossa média ainda é um desafio e isso contribui para a queda da nossa competitividade”, explica o pesquisador, lembrando, ainda, que o número de produtores, a densidade de leite por área e a qualidade é menor que nos dois países citados vizinhos.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

“Esse é um pouco do retrato que mostra os nossos desafios e onde podemos melhorar, como, por exemplo, a questão do número de produtores, a mão de obra, que são questões que precisamos caminhar um pouco mais”, explica.

Soma-se a este contexto a existência de uma competitividade vinda dos próprios sistemas de produção e outra vinda da taxa de câmbio, que acaba sendo um estímulo a mais para as empresas argentinas exportarem para o Brasil.

Por outro lado, dentre as vantagens competitivas do leite no Brasil, Carvalho apontou: (1) disponibilidade de terra (2) disponibilidade de água (3) clima favorável (4) disponibilidade de insumos/ração (5) salário, custo de mão de obra baixo (6) população elevada (7) consumo per capita com espaço para elevação (8) diversidade de sistemas de produção/flexibilidade.

Entre os desafios que a cadeia produtiva do leite precisa superar estão a falta de dados e informação organizadas sobre produção, o estoque e vendas, a baixa qualidade média do leite, a gestão deficiente das fazendas, a baixa produtividade de mão de obra, vacas, terra e capital.

Além disso, a estrutura fragmentada da indústria e da produção leva a um alto custo do transporte e captação de leite. “Com relação às políticas públicas, é importante avançar na área de regulação, impostos e taxas, incentivos fiscais e infraestrutura”, disse o pesquisador da Embrapa.

Ao término da apresentação, a cadeia produtiva elogiou o trabalho detalhado desenvolvido pela Embrapa. “É importante pensarmos enquanto representantes da Câmara Setorial e de formuladores de políticas públicas sobre como podemos melhorar o desempenho da cadeia produtiva do leite”, finalizou.

 

As informações são da Embrapa e adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 1
O futuro do campo Cresce com a gente!

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Giovani
GIOVANI

FREDERICO WESTPHALEN - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/07/2023

Muito bom

Mais visualizadas de Giro de Notícias

17/06/2026

Queijo produzido a 1.600 metros de altitude rende mais de 30 medalhas a casal mineiro

15/06/2026

Vacas paranaenses alcançam quase 200 mil quilos de leite e ganham destaque internacional

16/06/2026

Leite Moça e Guimarães apostam na memória afetiva para impulsionar o pé de moça

16/06/2026

Município de Mato Grosso bate recorde e produz maior queijo do Brasil com 3,2 toneladas

12/06/2026

Governo inicia preparativos para canteiro de obras da Adutora do Leite

17/06/2026

Como a China usa automação de ponta para ordenhar 5 mil vacas por dia

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Boom global do leite perde força e mercado caminha para reequilíbrio da oferta
Giro de Notícias

Boom global do leite perde força e mercado caminha para reequilíbrio da oferta

Queijo produzido a 1.600 metros de altitude rende mais de 30 medalhas a casal mineiro
Giro de Notícias

Queijo produzido a 1.600 metros de altitude rende mais de 30 medalhas a casal mineiro

Leite spot aquece na 2ª quinzena de junho com alta generalizada
Panorama de Mercado

Leite spot aquece na 2ª quinzena de junho com alta generalizada

Como o 'whey transparente' está redefinindo as bebidas funcionais em meio à escassez global de WPI
Giro de Notícias

Como o 'whey transparente' está redefinindo as bebidas funcionais em meio à escassez global de WPI

O queijo "rival" de Ancelotti: conheça as diferenças entre Parmigiano Reggiano e Grana Padano
Espaço Aberto

O queijo "rival" de Ancelotti: conheça as diferenças entre Parmigiano Reggiano e Grana Padano

No Mês do Leite, ABS defende que fortalecer o produtor é essencial para o futuro da cadeia leiteira
Novidades dos Parceiros

No Mês do Leite, ABS defende que fortalecer o produtor é essencial para o futuro da cadeia leiteira

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?