Empreendedora de RR cria doce de leite com menos açúcar após capacitação do Sebrae

Empreendedora de Roraima cria doce de leite com menos açúcar após capacitação e aposta em público saudável.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
A empreendedora Rosângela dos Santos, do Sítio Danny e Ana em Mucajaí, lançou um doce de leite com 50% menos açúcar, após validação de mercado durante o Empretec Rural. O produto teve boa aceitação, vendendo 250 potes em quatro dias. A capacitação trouxe melhorias na gestão e planejamento do negócio. O Empretec Rural, promovido pelo Sebrae, visa desenvolver habilidades empreendedoras no agronegócio em Roraima, incentivando inovação e profissionalização.

A busca por uma alimentação mais equilibrada tem impulsionado mudanças no setor de alimentos em Roraima. Atenta a esse movimento, a empreendedora Rosângela dos Santos desenvolveu um doce de leite com 50% menos açúcar e decidiu transformar a ideia em produto oficial do seu negócio após validar a aceitação no mercado. A receita foi criada durante a 4ª edição do Empretec Rural, capacitação voltada a produtores e empreendedores do agronegócio. Durante o evento, o produto foi colocado à venda como parte de uma atividade prática e alcançou resultado expressivo: 250 potes comercializados em apenas quatro dias.

Continua depois da publicidade

Rosângela é responsável pelo Sítio Danny e Ana, localizado em Mucajaí, onde mantém uma produção artesanal de derivados do leite, como queijos, iogurtes, coalhadas e doces. Parte dos produtos também é vendida em Boa Vista, ampliando o alcance da marca no estado. Segundo a empreendedora, a ideia de criar uma versão com menos açúcar surgiu da necessidade de atender um público cada vez mais preocupado com a saúde. “A gente já produzia o doce tradicional, mas percebemos que existe uma demanda por produtos com menos açúcar. Foi daí que surgiu a proposta”, explicou.

Empreendedora de RR cria doce de leite com menos açúcar após capacitação

Foto: Empretec Rural

Produto validado pelo consumidor

Durante o Empretec Rural, os participantes foram desafiados a criar soluções reais de mercado. Rosângela e sua equipe estruturaram uma empresa fictícia, chamada “Sabor do Leite”, para comercializar o novo produto durante a programação. O retorno positivo dos consumidores foi determinante para a decisão de levar a novidade para o mercado de forma definitiva. “As pessoas compraram, provaram e deram um feedback muito bom. Isso nos deu segurança para lançar o produto no sítio”, afirmou. A expectativa agora é incorporar o doce de leite com menos açúcar ao portfólio da empresa ainda após o período de capacitação.

Mudança na gestão do negócio

Além da criação do novo produto, Rosângela destaca que a capacitação trouxe mudanças importantes na forma de gerir a empresa, principalmente na definição de metas e planejamento. Para ela, estabelecer objetivos com prazos claros facilita o acompanhamento dos resultados e o comprometimento da equipe. “Quando você define uma meta com data, consegue se cobrar mais e também cobrar quem está trabalhando com você”, disse.

Capacitação voltada ao agronegócio

O Empretec Rural é uma adaptação de uma metodologia internacional voltada ao desenvolvimento de comportamentos empreendedores. No Brasil, o programa é aplicado pelo Sebrae com foco em produtores rurais e profissionais do agronegócio. Durante cinco dias de imersão, os participantes enfrentam desafios práticos que envolvem gestão, tomada de decisão e criação de produtos. A proposta é estimular a identificação de oportunidades e preparar os empreendedores para o mercado.

De acordo com a organização, iniciativas como essa contribuem para fortalecer o setor rural em Roraima, incentivando a inovação e a profissionalização dos pequenos negócios. Com a experiência, Rosângela já colhe os primeiros resultados e aposta que o novo doce de leite pode abrir portas para um público ainda maior, alinhado às tendências de consumo mais saudável.

As informações são da Folha BV, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Vale a pena ler também:

UFV celebra 100 anos com 3 mil kg de doce de leite e desafio de bater recorde mundial

As vacas vão bem, obrigada. E as pessoas?

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 3

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?