Giro de Notícias

26/11/2012

CE: Seca reduz em 40% a produção de leite, e prejuízo dos agricultores chega a R$ 160 mil por dia

Há sete meses, as contas dos produtores de leite cearenses não fecham nos mesmos patamares do ano passado. Os resultados da atividade, desempenhada por mais de 100 mil pessoas no estado, estão 40% abaixo da média da produção, que chegava a 500 mil litros de leite por dia. Ou seja, o prejuízo provocado pela seca que afeta gravemente o Semiárido nordestino, desde o início do ano, tem tirado do bolso desses agricultores cerca de R$ 160 mil por dia.

26/11/2012

Congresso Internacional discute os desafios para o setor lácteo

A diminuição dos custos de produção é um dos maiores desafios para a sustentabilidade da pecuária de leite. Segundo o diretor executivo da Agripoint e coordenador do portal Milkpoint, Marcelo Pereira de Carvalho, nos últimos dez anos o custo de produção de leite no Brasil se elevou de 0,15 centavos de dólar para 0,40 centavos. Parte desta elevação é creditada à valorização do Real frente ao Dólar, o que fez com que o país revesse suas pretensões do início da década de se tornar um grande exportador de lácteos.

22/11/2012

Demanda por proteína intensificará competição no mercado de lácteos, diz Rabobank

A maioria do crescimento no consumo global de lácteos ocorrerá na Ásia e no Oriente Médio, regiões que buscarão autossuficiência em proteína. Alimentar a crescente classe média dessas regiões será um desafio global e parte dessa nova demanda terá que ser suprida por Estados Unidos e países competitivos em termos de custo da Europa. Fornecedores tradicionais como a Nova Zelândia farão apenas uma contribuição modesta para a demanda extra.

Qual a sua dúvida hoje?