ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Há influência profissional no tambo leiteiro?

POR RODRIGO LUIS SECHI

RODRIGO SECHI

EM 01/02/2019

2 MIN DE LEITURA

0
15

Certa vez quando ainda era estudante, estávamos em uma roda de conversa e um de nossos professores comentou que nas comunidades rurais existem duas profissões que têm muita influência na vida das pessoas. Primeiro são os religiosos (padres, pastores, etc), e segundo, são os médicos veterinários. Todos rimos de sua colocação, mas hoje entendo que de certa forma o nosso professor estava certo.

Há poucos dias tive o grande prazer em rever uma propriedade de leite, a qual tive o privilégio de trabalhar há dez anos atrás. Uma propriedade modesta, poucos animais em lactação com baixa produção e muito pouco investimento. Mas as pessoas que ali trabalhavam tinham sonhos, dedicação ao trabalho e o principal, almejavam aprender. Naquela época todos éramos inexperientes no setor, eu médico veterinário recém formado, eles um jovem casal que recebeu de seus pais um pedacinho de terra e umas vaquinhas para iniciar a vida.

A combinação perfeita: um técnico sem experiência com um casal iniciando a vida. Tínhamos tudo o que necessitávamos naquele momento. A nossa falta de experiência foi suprimida pela nossa vontade, pelo nosso entusiasmo e nossa certeza que no final tudo iria dar certo.

Comento sobre a propriedade que trabalhei há anos atrás e me lembro como se fosse hoje da tarde em que conversamos e definimos o rumo que o tambo tomaria nos próximos anos. Sentados na varanda da casa, em um caderno escolar, traçamos metas, definimos sistemas de trabalho, planificamos os próximos passos. Confesso a todos que naquele dia sonhamos alto, que em certo momento cheguei até mesmo em duvidar do que estávamos fazendo, mas não deixei transparecer este sentimento, aposto que o casal que estava comigo pensou o mesmo.

Trabalhei um ano fazendo consultoria para estas pessoas e colocando em pratica o que planejamos naquele dia, até receber uma proposta de trabalho em outro local e deixar de assisti-los. Neste período de dez anos pude acompanhar o desenvolvimento deles pelas redes sócias, sempre estávamos em contato, trocando mensagens e conhecimentos. Irreconhecível é a palavra que descreve a propriedade hoje, moderna com uso de tecnologia, vacas de alta produção muito bem manejadas, aporte técnico de vários profissionais da área, mas o que mais me chamou a atenção e até fico emocionado ao comentar, é que aquele esquema de sentar na varanda, pegar o caderninho escolar, traçar metas e definir os próximos passos, ainda existe.

Sempre escutei que cada propriedade de leite é distinta uma da outra, cada estabelecimento tem seu manejo, suas fortalezas e suas debilidades, mas algo em comum todas têm: a influência de algum técnico, seja ele Médico Veterinário, Engenheiro Agrônomo ou Zootecnista.

A figura do profissional na propriedade rural é tão presente quanto a dos animais e o papel destes profissionais é tão importante quanto o dos proprietários. Muitos podem não concordarem com estas afirmações, mas duvido que algum produtor de leite antes de fazer uma grande inversão no tambo não consulte pelos menos um profissional antes de tomar qualquer decisão.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures