ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Review! Testamos (e aprovamos) tiras para detecção de álcool em leite

RAFAEL FAGNANI

EM 17/10/2019

3 MIN DE LEITURA

0
5

A adição de etanol em leite é um tipo de fraude praticada para disfarçar a aguagem. Para detectar essa adulteração, a prova oficial é bastante eficaz, porém laboriosa e demorada. Mas será que há outro método simples, rápido e que possa ser utilizado até mesmo na triagem do leite cru? A resposta é sim! São tiras vendidas em farmácias cuja finalidade original é detectar resíduos de álcool em leite materno. Confira aqui nossa análise e validação desse método alternativo que pode ser facilmente incorporado na rotina de recepção de laticínios.

A aguagem do leite é uma prática relativamente comum, com frequência média de 10% a 14%, o que pode variar dependendo da realidade local. Para disfarçar os efeitos da aguagem na crioscopia e não serem pegos, alguns fraudadores adicionam etanol no leite. Nesse caso, o álcool funciona como um reconstituinte da crioscopia, diminuindo o ponto de congelamento do leite e dando margem para a adição fraudulenta de água.

Apesar de pouco usual, a adulteração do leite cru com etanol é uma prática que prejudica toda a cadeia produtiva. Estima-se que ela ocorra em uma frequência média de 7%. Porém, esse dado pode ser ainda maior, uma vez que a prova para detecção de resíduos de etanol não é realizada de forma rotineira. Normalmente a análise é feita apenas quando há suspeita da adição de álcool, como erros na leitura do crioscópio, baixo ponto de congelamento acompanhado de:

(1) acidez normal;

(2) ausência de detecção de outros reconstituintes de crioscopia, como cloreto de sódio e açúcar.

Se você quer saber mais sobre a interpretação de análises de fraudes em leite acesse o Curso de Inspeção de Leite e Derivados na plataforma EducaPoint.

A análise oficial descrita pelo Mapa para detecção de resíduos de etanol em leite é bastante sensível, podendo detectar concentrações menores do que 0,01%. Os pontos negativos é que essa análise requer vidrarias e reagentes controlados, como a solução sulfocrômica feita a base de ácido sulfúrico. Ainda, o teste demora cerca 15 minutos, pois é necessário ferver um grande volume amostral de leite (100mL), o que é outro ponto negativo.

A solução para esses complicadores seria um teste rápido e com a mesma eficiência do teste oficial. Porém ele ainda não existe, pelo menos não especificamente para leite bovino. Hoje, o que temos no mercado são tiras que detectam resíduos de álcool no leite materno, um teste rápido voltado para mães lactantes que querem tomar bebida alcoólica sem comprometer a saúde do bebê. Esse teste é vendido em farmácias norte-americanas e europeias com diversos nomes: MilkScreen™, Safe Milk™, Pure Milk™ e Alcohol Breast Milk Test (Pregmate). A leitura dos resultados pode ser feita em 2 minutos.

Devido à similaridade entre o leite das espécies, seria muito provável que esses testes também detectassem resíduos de etanol em leite bovino. Foi o que testamos. Escolhemos a marca Milkscreen™ devido à melhor sensibilidade prometida pelo fabricante, ao custo e à disponibilidade para importação.

A pesquisa foi desenvolvida durante a iniciação científica da aluna Fernanda Montanholi de Lira, dentro do programa de mestrado em ciência e tecnologia do Leite da Unopar. Hoje o trabalho já foi aceito para publicação no Journal of Dairy Research. Os resultados foram ótimos, e você pode conferi-los no infográfico abaixo:

Apesar de ter uma menor sensibilidade em comparação ao teste oficial, o Milkscreen™ conseguiu detectar resíduos em concentrações maior ou igual a 0,017%. Esse desempenho já é suficiente ao considerarmos a realidade das fraudes, uma vez que as adições de etanol ocorrem em porcentagens médias de 0,15%.

Mesmo depois de 48h sob refrigeração, ambos os testes mantiveram a sensibilidade. Essa realidade simula as atuais condições de estocagem do leite cru regulamentadas pela IN77.

Ambos os testes foram menos eficientes quando realizados em amostras ácidas (>18ºD). Porém o desempenho do Milkscreen™ foi mais afetado, o que limita seu uso. Assim, a recomendação é utilizá-lo apenas em amostras dentro da faixa de normalidade de acidez (14º-18ºD).

O teste oficial é susceptível à resultados falso-positivos quando há adição de formol. Já o Milkscreen™ é mais específico e seu desempenho não é afetado quando há resíduos desse conservante.

Portanto, fica claro que o desempenho do Milkscreen é semelhante ao teste oficial para detecção de etanol em leite bovino. Possuindo vantagens em relação à simplicidade e rapidez de resultados, viabilizando seu uso inclusive na triagem da recepção dos laticínios, sempre combinando-o com o teste oficial para o diagnóstico final.

Infelizmente os testes rápidos ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro, sendo necessário importá-los. Como o princípio químico dos testes é bem simples, estamos desenvolvendo e validando um teste similar ao Milkscreen™, destinado especificamente para leite bovino.

E você? Acha que esses testes seriam úteis para a sua realidade? Compartilhe suas ideias aí nos comentários! Elas são sempre bem-vindas e enriquecem a coluna!

RAFAEL FAGNANI

Consultor, professor e pesquisador em produtos de origem animal. Atua na UEL e na UNOPAR nos cursos de med. veterinária e em programas de residência e mestrado.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures