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O que é preciso para ser um líder em inovações lácteas?

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 28/02/2018

4 MIN DE LEITURA

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Três empresas de lácteos fizeram parte da lista das top 10 empresas mais inovadoras do mundo da Fast Company no setor de alimentos para 2018: Chobani (no terceiro lugar), Eden Creamery (fabricante do sorvete Halo Top, em quinto) e a The a2 Milk Company, em nono lugar.

A principal empresa na categoria de alimentos foi a The Compass Group. Apesar de alguns desafios na categoria de produtos lácteos, como um excesso de oferta global e o aumento dos produtos vegetais alternativos ao leite, espera-se que a demanda por produtos lácteos aumente 2,5% globalmente por ano até 2020, de acordo com o relatório anual da Deloitte sobre desafios e oportunidades no setor global de produtos lácteos.

As demandas tradicionais dos consumidores de produtos alimentares cresceram além do preço, gosto e conveniência, e em necessidades de maior valor, como saúde e bem-estar, impacto social e experiência, de acordo com a pesquisa da Deloitte. Essa evolução global do consumidor ajudou a impulsionar algumas marcas em um alto crescimento, à medida que elas atendem a cada uma dessas novas demandas.

Chobani terá "uma década ainda maior do que a primeira"

Depois de 10 anos de negócios, a Chobani conseguiu transformar um alimento antigo em um produto básico onipresente na dieta dos EUA, gerando quase US$ 2 bilhões em vendas em 2016, de acordo com a Forbes. "Quando você olha a categoria, a Chobani é uma das poucas dentre as grandes marcas que está crescendo", disse o vice-presidente sênior de assuntos corporativos, Michael Gonda. Segundo ele, uma série de grandes marcas está lutando à medida que os consumidores estão olhando cada vez mais para os valores, para o gosto e para a qualidade". 

A Chobani conseguiu superar o Yoplait da General Mills na categoria de iogurtes dos EUA e muito disso tem a ver com o fundador da empresa, Hamdi Ulukaya, que mudou a forma como uma empresa de alimentos moderna opera, quebrando barreiras tradicionais e abraçando os hábitos do consumidor digital a fim de criar uma conexão mais próxima, disse Gonda. "Como Ulukaya vê essas mudanças no varejo, ele realmente acredita que nunca houve um momento mais importante para que os valores de uma marca acontecessem, porque a interação está ocorrendo em esferas digitais. Passamos muito tempo pensando sobre como contamos a história do nosso alimento", disse Gonda.

A Chobani refez toda a visualização da sua marca no ano passado, introduzindo novas embalagens para se diferenciar ainda mais. Também, está desenvolvendo um centro de inovação dedicado para continuar a direcionar novas ideias em Twin Falls, Idaho, ou como Ulukaya disse, 'o próximo Vale do Silício'. "Nós nunca nos preocupamos com a replicação, porque sempre olhamos para a frente e não para o lado. Achamos que a categoria de iogurte grego, a categoria de iogurte e a indústria de lácteos em geral têm um enorme espaço de crescimento nos próximos anos e que, em última instância, serão impulsionadas por marcas que oferecem opções de valores, de sabor e de qualidade que os consumidores desejam", disse Gonda.

Congelando a concorrência

O sorvete com baixo teor de calorias, Halo Top (marca que vale hoje US$ 100 milhões), cresceu 2.500% nas vendas anuais em 2017 e tornou-se o sorvete de melhor venda nos EUA no verão passado, superando competidores como Ben & Jerry’s e Häagen-Dazs, de acordo com os dados de vendas. O CEO e fundador da marca Justin Woolverton credita a expansão dos negócios com a conexão estipulada junto aos consumidores, estes que abraçaram a ideia de um sorvete 'livre de culpa' (240-360 calorias e 20 gramas de proteína por 470 mL). "A razão pela qual tomamos o primeiro lugar é simples: temos fãs incríveis. Nós somos eternamente gratos a eles por até mesmo nos permitir existir, e mais ainda, prosperar ", disse Woolverton.

A empresa também destacou que a inovação constante de seu sabor contribuiu para o sucesso do negócio. A Halo Top tem 17 sabores principais com vários novos lançamentos por ano, incluindo opções não lácteas. "A promessa aos nossos fãs é manter a qualidade que eles esperam da Halo Top e, é claro, trazer novidades emocionantes em um futuro próximo".

Aproveitando a inovação natural

De acordo com a a2 Milk Company (a2MC), não foi preciso muito esforço para eles enxergarem que a categoria de leite fluido estava em declínio. A empresa comentou que seus produtos lácteos, que contêm apenas a proteína A2, são mais fáceis de digerir do que o leite convencional devido à ausência da proteína A1. A a2 Milk se expandiu para o Nordeste dos EUA, um mercado que representa 20% do consumo de produtos lácteos do país, de acordo com Waltrip.

"Desde sempre neste país, estamos misturando todo o leite pensando que é o mesmo e o que a empresa mostrou claramente é que existe uma diferença e a diferença está nas proteínas", disse o diretor-executivo da A2MC, Blake Waltrip

Usando um método, a a2MC é capaz de determinar quais vacas leiteiras produzem leite A2. A empresa está trabalhando com os produtores de leite dos Estados Unidos para identificar esses rebanhos. Ela ressalta inclusive o seu sucesso na Austrália, onde os produtos da a2MC representam 10% das vendas globais de leite no país. Olhando para os EUA, Waltrip acredita que o mesmo crescimento é possível. "Toda a publicidade e o marketing que foi feito têm, na melhor das hipóteses, conseguido conter o declínio da indústria, já que há muitos consumidores com alergia aos produtos lácteos. Agora, eles já podem também ter uma boa experiência com os laticínios", disse ele. 

Fonte: Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

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