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Novos horizontes para sabores lácteos

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 15/07/2019

4 MIN DE LEITURA

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A nostalgia e a novidade estão impulsionando a inovação do sabor no desenvolvimento de produtos lácteos. Café da manhã, bebida e vegetais são tendências no corredor de sorvete, enquanto uma série de lançamentos recentes de iogurte, molhos e queijos apresentam novidades saborosas ou étnicas.

“Os consumidores estão buscando perfis de sabores que se expandem além do tradicional chocolate e baunilha”, disse Sarah Diedrich, gerente de marketing de clientes da Synergy Flavours, Wauconda, Illinois. “Esse objetivo pode ser alcançado adicionando uma camada de sofisticação de diversas maneiras".

As bebidas alcóolicas estão no centro das atenções em uma nova linha de sobremesas Häagen-Dazs da Nestlé EUA, Arlington, Virgínia. Os sabores de sorvetes da Häagen-Dazs Spirits Collection incluem brownie com creme irlandês, tres leches de rum, trufa de grão de baunilha bourbon, crunch de pretzel de chocolate e bourbon praliné pecan. A linha também tem uma sobremesa congelada de caramelo com amêndoa preta e amaretto não láctea.

"A marca Häagen-Dazs é baseada na paixão de transformar os melhores ingredientes em experiências extraordinárias de sorvete", disse Rachel Jaiven, gerente de marca da Häagen-Dazs. “A Spirits Collection foi habilmente trabalhada para oferecer novas e extraordinárias maneiras de se entregar. Cada sabor é perfeito para acompanhar seu coquetel favorito ou simplesmente curtir por conta própria".

As empresas estão fazendo combinações criativas, incluindo massa de churros e banana. Culture Republick, uma nova marca premium de sorvete light da Unilever Estados Unidos, Inc., Englewood Cliffs, N.J., oferece variedades inesperadas, como matcha e fudge, limão e graham e chai e canela.

"Cada sabor é dois ingredientes distintos que pensamos emparelhar bem juntos", disse Leslie Miller, diretor de marketing de sorvete da Unilever.

Na Ice Cream Technology Conference, apresentada pela International Dairy Foods Association e realizada de 16 a 17 de abril em São Petersburgo, pequenos e grandes fabricantes de sorvetes e fornecedores de sabores revelaram inovações que serão lançadas em breve. Conceitos apresentaram perfis de sabor inspirados em cereais matinais frutados, stout de chocolate, lavanda e até picles. "O concurso deste ano realmente nos impressionou com uma mistura de doces e salgados, combinando licores com crumbles e especiarias doces e sabores de padaria como cobbler, french raban, cookies e massa de torta", disse Cary Frye, vice-presidente sênior de assuntos regulatórios. International Dairy Foods Association.

A Parker Products, de Fort Worth, no Texas, foi reconhecida na Ice Cream Technology Conference por um protótipo com sorvete de açúcar mascavo, misturado com pedaços de bolo branco e rodelas de molho de uísque. O conceito estava entre as 10 criações incluídas na lista anual de sorvetes Feature Flavors da Parker Products para 2020. Desenvolvidas pelas equipes de pesquisa e desenvolvimento e marketing da empresa, as receitas refletem as tendências atuais do setor e combinam sabores e ingredientes complexos. A lista inclui conceitos de sorvete inspirados em torta de limão, churros e s'mores.

“Na Parker, nos dedicamos a intrigar as pessoas com novos e excitantes sabores, e essas combinações exclusivas fazem exatamente isso”, disse Greg Hodder, presidente da Parker Products.

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Os fabricantes de iogurte estão mexendo em perfis de sabor com caramelo salgado, chocolate amargo e café frio.

O Wallaby Yogurt Co., Broomfield, Colorado, oferece uma linha de iogurte de creme de estilo australiano em vinho tinto de morango, pêssego temperado e sabores de abacaxi caramelizado. Os produtos são descritos pela empresa como “nosso iogurte mais rico e saboroso até hoje”.

A General Mills Inc., Minneapolis, apresentou no início deste ano quatro variedades de iogurte da Yoplait em parceria com a Dunkin 'Brands Group, Inc., Canton, Massachusetts, que inclui o donut Boston Kreme, maçã, canela e latte de baunilha. No ano passado, a Yoplait lançou vários sabores de edição limitada, incluindo cerveja, melancia, cone de cereja e sorvete de arco-íris, além de uma coleção Girl Scout Cookie com sabores Thin Mints, coco e caramelo e manteiga de amendoim.

No outro extremo do espectro, o iogurte salgado pode ganhar apelo à medida que os consumidores buscam opções com menor teor de açúcar. Variedades à base de vegetais, como cenoura, beterraba e batata-doce criaram raízes nos mercados do Reino Unido e da Austrália. No entanto, produtos semelhantes lançados nos Estados Unidos nos últimos anos não conseguiram pegar.

O recente ressurgimento do queijo cottage pode mudar isso, como novas ofertas se destacam com sabores frutados, salgados e picantes. "Enquanto muitos baby boomers têm visto o queijo cottage como um alimento de baixa caloria ou dieta, os millennials estão abraçando-o como uma alternativa saudável para iogurte sem o açúcar encontrado em tantos iogurtes ou produtos cultivados", disse Roger Mullins, vice-presidente sênior da First Choice Ingredients, Germantown, Wis. “As ofertas de sabores na categoria de queijo cottage podem ser exóticas, como a carambola e abacaxi ou a torta de limão Meyer. Ofertas salgadas também estão surgindo, com tendências de sabores como pepino, cebola tostada e cebolinha".

Oferecendo um produto semelhante ao queijo cottage, o RifRaf Ricotta Cups, Brooklyn, Nova York, combina ricota de leite integral com sabores, incluindo mel com pimenta serrano, tomate seco ao sol, limão Meyer e balsâmico de morango. A linha de produtos foi inspirada em parte por uma tendência de restaurante-indústria de servir ricota premium como aperitivo ou sobremesa com vários enfeites, de acordo com a empresa.

As variedades de queijos regionais étnicos também estão em ascensão, à medida que os consumidores anseiam por autenticidade em aplicações lácteas, disse Mullins.

"Labneh (Líbano), paneer (Índia) e manchego (Espanha) são alguns exemplos dos queijos mais exóticos que concentramos em pós e pastas no último ano", disse Mullins. "Os consumidores continuam a ansiar por novas experiências culinárias, e esses queijos desempenham um papel fundamental na culinária de cada região".

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As informações são Food Business News.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

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