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Novas ideias para o futuro da cadeia láctea

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

E HELOISA VASCONCELOS

DAIRY VISION

EM 10/11/2023

5 MIN DE LEITURA

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O último bloco do Dairy Vision 2023, realizado pela MilkPoint nos dias 7 e 8 de novembro em Campinas-SP, encerrou o evento trazendo novas ideias para o futuro.

Na primeira palestra do bloco, Monica S. Pucci Simao, Gerente sênior de sucesso do cliente da Mintel, abordou as tendências e inovações na Indústria de laticínios. Monica mostrou onde a indústria brasileira vem inovando nos últimos anos, destacando os queijos duros, enquanto, em contrapartida, o leite fluido foi a categoria que apresentou menos lançamentos entre 2018 e 2023.

Mônica também mostrou os motivadores de compras dos principais produtos, sendo para os iogurtes o sabor de fruta e o fato da marca ser conhecida, enquanto para os queijos são as opções mais saudáveis e a inovação de sabores. Outro ponto relevante falado por Mônica é a importância dos iogurtes dentro da categoria de snacks e opção de lanche saudável.

Dentre alguns exemplos de inovações pelo mundo, Mônica citou as manteigas saborizadas, manteiga em pó, novos sabores de sorvete que envolvem até mesmo um processo mais sustentável, iogurtes com suplementos e outros alimentos fortificados ou com superalimentos.

Monica finalizou sua palestra falando que existem inúmeras possibilidades para a inovação da indústria láctea no Brasil hoje, incluindo inovações nos ingredientes, nos sabores, nas propostas, nas embalagens e entre outros.

Durante a segunda palestra do bloco, Fábio Fachini, Professor e Especialista em Gestão de Operações e Serviços na PUC/Campinas abordou sobre a Inteligência artificial: uma jornada para um resultado real.

Fábio mostrou que para o uso de inteligência artificial é necessário revisar o modelo de negócios, identificar o valor percebido pelo cliente, identificar quais variáveis trabalhar para aumentar o valor gerado ao negócio e ao cliente e ter clareza do que é fazer uma gestão digital. Saber fazer e porque fazer uma gestão digital, ter processos bem estabelecidos, quais são os aspectos tecnológicos da sua indústria e definir o que é valor para o seu consumidor são fases essenciais para a jornada da transformação digital, segundo Fábio.

Ainda sobre inovações, Anna Flávia Silva, Professora na Van Hall Larenstein University of Applied Sciences, da Holanda, marcou presença para explicar sobre Metabolômica: o que isso tem a ver com leite?

Anna explicou que metabolômica é o estudo analítico e abrangente das pequenas moléculas, moléculas intermediárias e dos produtos finais do metabolismo de um sistema biológico, sendo que o leite possui aproximadamente 223 metabólitos, entre aminoácidos, lipídeos, carboidratos, vitaminas e etc. Anna também citou que a metabolômica vem sendo aplicada para verificar adulteração de leite fluido, identificar marcadores de micotoxinas, identificar alterações de tempo e temperatura no leite pasteurizado e distinguir leite provenientes de vacas sadias ou com algum tipo de mastite, por exemplo.

E ao juntar a metabolômica e a transição de proteína (processo que visa o reequilíbrio na produção e consumo de proteínas), é possível encontrar diversas melhorias na produção de leite no Brasil e no mundo, sendo um exemplo através do solo. Anna explicou que os nutrientes e microorganismos do solo são extremamente importantes para a conversão de nutrição dos alimentos de origem vegetal e até mesmo animal, podendo conectar a saúde humana com a saúde do solo através dos nutrientes da alimentação, mostrando que um solo com maior biodiversidade está relacionado, por exemplo, com um aumento na concentração de ômega 3 no leite, sendo também uma possibilidade de inovação para as indústrias de todo o mundo.

Durante a quarta palestra do bloco, Vinícius Nardy, Head de Negócios na MilkPoint Ventures, apresentou como a MilkPoint vem trabalhando para prever o mercado de leite. 

Vinícius mostrou algumas ferramentas quantitativas que estão sendo desenvolvidas para o mercado do leite, como um modelo de projeção baseada nos ciclos históricos, chegando a projeções de preços pago ao produtor, captação de leite, preços dos derivados (UHT, muçarela, LPI, LPF) e entre outros, todos com uma acurácia muito relevante. Vinícius mostrou que apesar da alta acurácia, as projeções se tornam ainda mais assertivas com a adição de análises fundamentalistas em cima desses números. 

Por fim, Vinícius abordou sobre como essas projeções já estão sendo disponibilizadas ao mercado através produtos como o MilkPoint Mercado Plus, auxiliando empresas que já têm acesso ao produto a traçar melhores estratégias comerciais. 

E finalizando o bloco, Nicholas Gardner, Vice-presidente sênior da U.S. Dairy Export Council, dos EUA, abordou sobre como os EUA estão trabalhando coletivamente para ser parte do mercado lácteo do futuro.

Nicholas citou como os produtores dos EUA estão preocupados com as questões ambientais e sustentáveis na produção de leite, sabendo que, além dessa ser uma das principais preocupações entre os consumidores, existem benefícios para a produtividade e para o planeta que afetam diretamente o produtor de leite. Por isso, Nicholas também explicou que o setor lácteos dos EUA vem investindo fortemente na sustentabilidade da cadeia láctea, entendendo que o leite é um importante motor para atingir a saudabilidade, nutrição e a sustentabilidade que os consumidores buscam. 

Nicholas também mostrou números que ilustraram como a produção de leite nos EUA hoje já é diversa, altamente eficiente e sustentável, sendo uma das indústrias lácteas que possui menor emissão de gases do efeito estufa por leite produzido, com o compromisso de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na produção, otimizar o uso de água e maximizar a reciclagem até 2050.

Além disso, Nicholas também apresentou outro ponto que acredita estar relacionado ao futuro do leite, que é o aumento da demanda pelos sólidos do leite, sendo os EUA uma boa resposta para essa demanda pela preocupação que o setor do país já possui neste quesito.

Para finalizar o evento com chave de ouro, no painel de discussão do último bloco foram discutidos como inovar nestes quesitos sustentáveis e de metabolômica diante dos consumidores médios do Brasil, em qual passo estamos em relação às previsões de mercado e como o Brasil pode se posicionar melhor diante das diversas possibilidades que foram discutidas durante todo o evento.

O Dairy Vision é um evento anual que busca reunir as principais indústrias envolvidas no setor lácteo que possuem um interesse em comum: traçar estratégias inovadores, fazer a diferença e ser o futuro da cadeia láctea do Brasil e do mundo.

Caso queira saber mais sobre o evento e já ficar a espera do que acontecerá no próximo ano, clique aqui.

Dairy Vision - patrocinadores 2023

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

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