Com a disseminação do conhecimento, o mundo viu inúmeras transformações nos últimos anos. Não precisamos ir longe para sermos testemunhas: a mudança tecnológica acompanhada da inteligência digital tem modificado a forma como nos comunicamos, estudamos, trabalhamos, compramos, comercializamos e até mesmo remodelou e criou novos modelos de negócio.
No leite, essa evolução tecnológica é encontrada porteira adentro e nas indústrias processadoras. No campo, a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de novas tecnologias trouxeram a princípio as ordenhas robóticas, mas foram além. Hoje, já presenciamos a pecuária de precisão, sensores e softwares de gestão.
Nos laticínios não foi diferente. Novos equipamentos que dispõem da mais alta tecnologia, inteligência de dados e controle de desempenho de processos e inovações, que permitem a expansão de produtos cada vez mais robustos para atender as novas demandas de consumo.
Ao mesmo tempo, segundo a avaliação de Valter Galan, do MilkPoint Mercado, há um enorme desafio de rentabilidade na cadeia láctea brasileira, com forte pressão de custos, dificuldades no repasse de preços e necessidade de aumento de eficiência nos processos de produção, fabricação e comercialização.
E por que mesmo com toda tecnologia disponível os lácteos são negociados da mesma forma há 30 anos? Por que o setor não se beneficia da inteligência de dados como uma facilitadora de processos? Por que não tornar a compra de matérias-primas lácteas mais eficiente, prática e assertiva? Por que não fazer diferente?
“Não fazer diferente impõe limitantes neste processo. Contato com poucos agentes frente ao mercado total, pouca flexibilidade sobre o período de negociação (o que aumenta o risco), informações defasadas, poucas ferramentas que auxiliam a tomada de decisão e baixo nível de governança são bons exemplos que dificultam a comercialização de lácteos,” analisa Marcelo Carvalho, CEO da MilkPoint Ventures.
Ciente da necessidade de aumentar a eficiência do setor e utilizar todos os benefícios que as ferramentas digitais permitem, a MilkPoint Ventures lançará o Milki, uma plataforma de comercialização de matérias-primas lácteas entre indústrias, em especial o leite fresco a granel, soros, cremes e leites em pó.
São vários os exemplos recentes de empresas que tomaram melhores decisões em seus processos comerciais a partir de mais e melhores informações de mercado, com ganhos expressivos de eficiência.
Enxergando o potencial dessa oportunidade e sabendo que é possível evoluir muito a comercialização de matérias-primas lácteas, o Milki chegou para olhar para os próximos 30 — ou mais — anos. Os recursos disponíveis na plataforma permitirão:
- Maior leque de compradores e vendedores;
- Mais liquidez – negociações sempre que necessário, reduzindo risco e a especulação;
- Base de dados sólida e em tempo real sobre os movimentos de mercado;
- Ferramentas de auxílio a tomada de decisão;
- Maior adequação a boas práticas de governança e ambiental ESG;
- Ambiente de negócios mais previsível e amigável.
O Milki será apresentado no Dairy Vision 2022, na terceira sessão do evento, por Vinícius Pimenta D. R. Nardy, Product Owner do Milki.
O Dairy Vision, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de novembro, em Campinas/SP, na Expo Dom Pedro, chega a sua 8ª edição com 26 palestras ministradas por renomados palestrantes nacionais e internacionais, carregando em seu DNA conteúdos de alto nível, o melhor networking do leite e tendências para o setor.
É por isso que você, executivo e agente atuante do setor lácteo, não pode deixar de estar presente! Clique aqui para conferir a programação completa e fazer a sua inscrição. Junte-se a mais de 50% do leite brasileiro, faça parte do Dairy Vision 2022!
Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br