A Mead Johnson lançou uma nova fórmula infantil como parte de sua marca Enfamil, que, segundo afirma a empresa, ajuda no desenvolvimento cognitivo em bebês. O Enfamil NeuroPro fornece uma mistura de membrana de glóbulo de gordura do leite (MFGM, da sigla em inglês) – que foi demonstrado que ajuda a diminuir a lacuna no desenvolvimento cognitivo entre bebês alimentados com leite materno e bebês alimentados com fórmula infantil - e doses clinicamente comprovadas de ácido docosahexaenóico (DHA).
A Mead Johnson, que foi comprada pela Reckitt Benckiser por US$ 17,9 bilhões no ano passado, disse que essa era "a primeira fórmula dos EUA" a conter MFGM. Também alegou que a combinação de DHA e MFGM produziu benefícios para a formação do cérebro “semelhantes aos do leite materno”.
Christina J. Valentine, diretora médica para a fórmulas infantis e nutrição infantil da Reckitt Benckiser na América do Norte, disse: “A Enfamil obteve um avanço na nutrição infantil com a adição de um ingrediente DHA à fórmula 17 anos atrás. A membrana de glóbulos de gordura do leite (MFGM) é o maior avanço da Enfamil para a categoria desde então e estamos orgulhosos de continuar liderando o caminho para a inovação.”
Ela disse que os pesquisadores da Mead Johnson usaram seu entendimento sobre "a composição e os resultados funcionais do leite materno" como base para o novo produto.
O gerente geral de marketing e vendas médicas dos Estados Unidos para nutrição infantil e fórmula infantil da Reckitt Benckiser, Patrick Sly, acrescentou: “Se pais e cuidadores optam pela amamentação, fornecimento de fórmulas ou suplementação, sabemos que é essencial proporcionar um melhor começo aos bebês. A nova fórmula NeuroPro dá aos pais e cuidadores a opção de fornecer uma fórmula infantil com uma mistura de MFGM e DHA para benefícios na formação do cérebro semelhantes aos do leite materno para seus bebês ”.
"Semelhante ao leite materno"
A comparação com o leite humano tem sido um gargalo da indústria de fórmulas infantis nos últimos anos; a Organização Mundial da Saúde (OMS) há muito tempo mantém padrões rigorosos em relação à comercialização de produtos para fórmulas infantis, que geralmente são considerados um "próximo recurso" para a amamentação.
Especificamente, a OMS aconselha as marcas a não “prejudicar as práticas recomendadas de amamentação”, sugerindo, por exemplo, que as fórmulas infantis que são adequadas para crianças menores de seis meses (e que devem ser entregues em mamadeira ou usando tetas) são iguais ou superiores ao leite materno ou podem substituir a amamentação completamente. Mas as empresas chegam perigosamente perto de violar a orientação, usando cada vez mais afirmações como “nossa fórmula é a mais parecida com o leite materno”.
Em fevereiro, um relatório da Changing Markets Foundation descobriu que a Nestlé havia repetidamente descrito seus produtos para fórmulas infantis como “mais próximos”, “inspirados” e “seguindo o exemplo do” leite materno humano em mercados como Hong Kong, EUA e Espanha.
A descrição da Enfamil do NeuroPro como “inspirado no leite humano”, “semelhante ao leite materno”, “o melhor começo de vida” e “recomendado pelos pediatras” é susceptível de reacender o debate sobre marcas de fórmulas infantis e sua interpretação da orientação da OMS.
A Mead Johnson também disse que o Enfamil NeuroPro foi a primeira fórmula infantil nos EUA a "ter uma mistura de proteína e gordura do MFGM e DHA que ajuda na formação do cérebro e que antes só era encontrada no leite materno".
Fonte: FoodBev.com.