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Grass Fed Coffee aproveita o interesse crescente na dieta cetogênica para vender café com manteiga

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 12/02/2018

4 MIN DE LEITURA

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Atualizado em 12/02/2018

O Grass Fed Coffee, uma versão pronta para beber do butter coffee (café com manteiga), está finalmente pronto para chegar às prateleiras de lojas selecionadas até o final do mês - quase dois anos e vários "soluços" depois que a marca levantou com sucesso mais de US$ 86.000 no Kickstarter para aperfeiçoar e ampliar a sua bebida.

"Depois de concluir a nossa campanha do Kickstarter, tivemos alguns atrasos e soluços ao longo do caminho, mas uma vez que nossos apoiantes receberam o produto, ficaram entusiasmados e disseram que ele excedia as expectativas. Eu acordava e tinha 30 mensagens todas as manhãs com o feedback de que o produto era incrível, o melhor, o que realmente nos encorajou a continuar mesmo quando houve obstáculos ou atrasos inesperados”, disse o fundador da empresa John 'Sonic' Ban.

O gerente da empresa, Mark Yu, concordou em notar que, por mais frustrante que fossem os atrasos no processo de desenvolvimento, a empresa nunca quis comprometer a qualidade pela velocidade. "Uma vez que começamos a produzir o café, não queríamos um produto em que não acreditássemos completamente e não estivéssemos totalmente satisfeitos", disse ele. "Então, levou algum tempo, mas estamos muito, muito satisfeitos com o produto agora".

Novas embalagens oferecem uma vida útil mais longa e mais valor

Uma das principais mudanças que a empresa realizou nos últimos dois anos para melhorar a qualidade do seu produto foi mudar de lata para a embalagem Tetra Pak.

"Originalmente, nós estávamos planejando o lançamento com uma lata, mas então mudamos para a Tetra Pak para obter um pouco mais de valor - cerca de três onças (88,7 ml) por unidade - aumentando também a estabilidade na prateleira e a vida útil do produto", disse Ban.

A mudança também permitiu que a empresa usasse um processo de enchimento asséptico e quente, que era mais adequado para o produto com alto teor de gordura, disse Yu, observando que a dupla "não poderia estar mais feliz com o resultado final".

A nova embalagem e o tempo extra também permitiram que a empresa criasse um tamanho de embalagem menor que tornasse mais fácil para os consumidores experimentar o produto pela primeira vez.

"Originalmente, íamos fazer apenas um pacote com 12 embalagens, mas agora temos um pacote com três, o que é mais fácil para os consumidores experimentarem, porque somos um produto com preços mais altos, vendido a cerca de US$ 4,99 a garrafa, então um pacote com 12 é um grande investimento apenas para experimentar o produto. Com o pacote de 3, podemos reduzir esse preço para menos de US$ 20", disse Ban.

Alguns dos atrasos da produção também estavam fora do controle da empresa, incluindo uma longa espera pelo acesso a um coempacotador.

Dieta cetogênica

Embora os atrasos tenham frustrado a jovem empresa, Ban disse que também jogaram a seu favor. Na época da campanha do Kickstarter, ele se preocupou que o interesse do consumidor no café com manteiga poderia ter diminuído, mas agora, com a dieta cetogênica, rica em gordura e proteína se tornando popular, o produto ganhou força.

"Parece que a dieta cetogênica está apenas começando a ganhar impulso e atingir o mainstream. Cerca de dois anos atrás, essa dieta não era tão conhecida quanto hoje e acho que ainda vai aumentar e continuará a crescer por causa dos efeitos que resultaram disso", disse Ban. "Então, agora é o momento perfeito para entrar com o café com manteiga".

Unir o marketing do produto com a dieta cetogênica poderia ser arriscado, pois a dieta ainda é controversa e alguns nutricionistas jogam contra. Embora isso possa fazer com que alguns consumidores se afastem, Ban e Yu dizem que há muitas pessoas que abraçam ela de maneira saudável. "Eu estava muito cético com a dieta, mas, quando experimentei, vi alguns resultados inacreditáveis", disse Yu, que acrescentou que em apenas alguns meses ele "perdeu 13,6 quilos.”

Yu também observou que a marca está em posição única para aproveitar a demanda dos consumidores por melhores fontes de nutrição, porque a manteiga que usa é, como o nome sugere, é produzida a pasto.

"A manteiga feita com leite produzido a pasto é mais rica em vitaminas saudáveis para o coração do que a manteiga de animais alimentados com grãos, e mesmo que você esteja comendo as mesmas gorduras, a qualidade da gordura é muito maior para a manteiga produzida a pasto”, disse Yu. Além disso, ele observou: "a cor da manteiga produzida a pasto é excelente. É amarela brilhante, enquanto a manteiga de vacas alimentadas com grãos é mais pálida". Ban acrescenta que sua manteiga vem de animais criados sem organismos geneticamente modificados.

Para aproveitar ao máximo o potencial de marketing da dieta cetogênica e da dieta paleo, a empresa comercializará e distribuirá seu produto em academias e entre consumidores com foco fitness. Para começar, ela também distribuirá seu produto em canais naturais em Los Angeles e Califórnia, com planos para eventualmente lançar os produtos em outros mercados.


A Grass Fed distribuirá seu produto em canais naturais em Los Angeles e Califórnia, com planos para eventualmente lançar os produtos em outros mercados

À medida que a empresa se expande para além dos entusiastas fitness mais dedicados que provavelmente já conhecem os benefícios para a saúde de um café com leite e manteiga produzido a pasto, Yu reconhece que a marca terá que educar os consumidores sobre os benefícios do produto. Isso será feito por meio de demonstrações e comunicação direta sobre o produto e as mídias sociais, disse ele.

Fonte: Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

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