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Empresa colombiana Annabella leva iogurte de leite de búfala ao mercado americano

POR JULIANA SANTIN

NOVIDADES E LANÇAMENTOS EM LÁCTEOS

EM 01/04/2019

7 MIN DE LEITURA

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O iogurte feito a partir de leite de búfala como alternativa ao leite de vaca é popular em alguns mercados, como na Itália. A empresa colombiana Annabella produz seus queijos, iogurtes e sobremesas lácteas à base de leite de búfala em pequenos lotes para distribuição nos EUA.

Annabella formou-se há seis anos como uma operação de muçarela de búfala. Segundo Andres Salazar, da Annabella, o leite de búfala produz um queijo melhor que o leite de vaca, porque “tem atributos e conteúdo de gordura diferentes”.

A muçarela de búfala é comum na Itália, mas sua logística de distribuição pode ser complicada. É um longo voo para os EUA e qualquer temperatura quente na viagem pode causar problemas com o queijo. Salazar acreditava que ele poderia fazer melhor, enviando seu queijo em pequenos lotes em um voo mais curto da Colômbia para Miami.

Depois de alguns anos de produção de queijo, Annabella estava lidando com um excedente de leite. Eles se voltaram para o iogurte, e agora têm uma linha que inclui o Plain, o Honey, o Passion Fruit, o Blackberry e o Strawberry.

Trazendo os consumidores de volta para os lácteos

Um dos atrativos para o leite de búfala é que ele é completamente A2, potencialmente tornando-o adequado para consumidores com alergia ao leite de vaca. Salazar também disse que seu iogurte contém quase o dobro de proteína, o dobro de cálcio e metade do colesterol presente no iogurte de leite de vaca. Ele se assemelha ao iogurte grego sem o processo de remoção do soro.

“Precisávamos fazer um produto que aproveitasse todos os atributos que o leite fornece. Em termos de sabores, nossos pensamentos foram usar frutas locais, porque os iogurtes são feitos na Colômbia. Fora de nossas frutas locais, o mais lógico era maracujá. Assim que obtivermos o reconhecimento da marca, a ideia é começar a introduzir muitas frutas às quais temos acesso na Colômbia, que nunca chegam aos EUA por causa de restrições".

Salazar não prevê muita concorrência imediata com produtos lácteos de búfala nos EUA devido às diretrizes rígidas da FDA (Food and Drug Administration). Demorou alguns anos para a Annabella passar pelo processo de inspeção, e pode levar até três anos para que outros iogurtes cheguem ao mercado americano.

Mas a empresa acha que os iogurtes que vêm de uma base como leite de búfala têm o potencial de preencher uma lacuna que está começando a ser preenchida por alternativas de iogurte à base de vegetais. Pessoas com intolerância a lactose ou alergia à proteína do leite de vaca muitas vezes se afastam completamente dos laticínios sem determinar a raiz de sua alergia, e os produtos A2 são uma maneira de trazer essas pessoas de volta ao consumo real de produtos lácteos.

Salazar e a equipe Annabella participaram da exposição Natural Products Expo West em Anaheim no mês passado, onde se conectaram com novos parceiros e clientes de varejo pelo segundo ano consecutivo. Sua Low Moisture Buffalo Mozzarella também recebeu o prêmio Nexty da premiação de Best New Meat, Dairy or Animal-Based Product. A empresa planeja focar no aumento do reconhecimento da marca este ano e provavelmente não apresentará novos sabores ou produtos de iogurte até o início de 2020.

Fonte: Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

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