A empresa australiana de leite cru que sofre tratamento de pressão a frio, Made By Cow, está apostando na longa vida útil de seus produtos para apoiar seus planos de expansão de exportações estrangeiras para a Ásia.
De acordo com o CEO da Made By Cow, Wade Porter, o leite da empresa tem um prazo de validade de seis semanas, o suficiente para apoiar as exportações para a maioria dos países da Ásia, em oposição ao leite comum, que geralmente tem 21 dias de validade.
“Isso ocorre porque pasteurizamos o leite depois que ele é engarrafado, enquanto a maioria das outras empresas de leite pasteuriza em grandes lotes e depois faz o engarrafamento, proporcionando um prazo de validade de três semanas”, disse Porter. "Estamos conversando com empresas de vários países sobre exportação no final deste ano. As prioridades serão países com requisitos regulatórios semelhantes, como Cingapura, Tailândia, Indonésia, entre outros. A Nova Zelândia também está no radar, mas ainda estamos observando os requisitos regulatórios lá e também de muitos outros países, incluindo a China".
Além do prazo de validade, o Made By Cow também garante que o sabor cremoso do leite será um fator determinante para o sucesso. "Nosso leite também tem um sabor de leite cru, pois é integral e possui 5,1% de gordura. Os consumidores têm boas lembranças disso ao experimentá-lo", disse Porter.
Porter acrescentou que tanto a longa vida de prateleira do leite quanto o sabor cremoso são produto da pasteurização de alta pressão (HPP), patenteada globalmente pela Made By Cow. Esta tecnologia 'nocauteia' patógenos no leite, mas ainda mantém a viabilidade de pequenos moléculas como vitaminas e enzimas e, por isso, possui o mesmo papel nutricional que o leite cru. "O leite Made By Cow é o produto mais premium da Austrália e já vimos um crescimento de 60% em canais independentes premium", disse ele. “Nossa tecnologia usa 12.500 kg de pressão da água para pasteurizar o leite cru de nossa fazenda, que é coletado pela manhã, engarrafado cru, pasteurizado em 36 horas e entregue aos consumidores em 52 horas.”
A tecnologia inspirada na indústria de sucos, por marcas que não queriam usar conservantes para aumentar o prazo de validade. "Levamos isso ao Food Standards Australia New Zealand (FSANZ) para obter aprovação e somos a única empresa de laticínios aprovada que não utiliza pasteurização a quente", disse Porter.
Localmente, a Made By Cow também espera seguir a tendência de demanda de leite premium, dizendo uma vez que eles poderiam ser o 'próximo leite a2'. "Os laticínios premium estão em alta demanda na Austrália, visto que os consumidores estão procurando produtos integrais, como o nosso, e que proporcionem nutrição completa, como a provida pelas enzimas e vitaminas disponíveis em nossos produtos", disse Porter.
Atualmente, a garrafa com 1,5L de leite da empresa é vendida por A$ 5,99 (US$ 4,12) e está disponível em mais de 550 lojas premium, incluindo supermercados e lojas de produtos naturais na Austrália. "O preço pode ser um pouco mais alto, mas os consumidores podem provar a diferença e conhecer os benefícios que as vitaminas e enzimas viáveis podem trazer para a saúde e a digestão", acrescentou Porter.
Ele acrescentou que o preço do leite comoditizado no país provavelmente também aumentará no futuro, já que consumidores e varejistas estão começando a entender as lutas dos produtores de leite no país.
As informações são do Dairy Reporter.