Caros leitores, é com prazer que lhes informo: o futuro é agora! Hoje é o futuro de um passado distante ou não. Temos a ideia de que o futuro é sempre daqui há alguns bons anos, mas esquecemos que nem sempre, e mais que isso: o tempo passa muito rápido!
Vejam só, a virada do ano de 2000 era algo muito esperado e simbólico. Porém, já se passaram 21 anos. Parece que foi ontem, não é? Você já pensou quantas coisas mudaram neste tempo? O que deixou de fazer? O que poderia ter planejado melhor? O que poderia ter feito diferente? O fato é: costumamos deixar para depois mudanças que são invitáveis, mas o futuro sempre chega!
Se o futuro sempre chega, planejamento é fundamental. Embora não saibamos exatamente o que nos espera, é possível — com boas informações — traçarmos cenários e tendências. É possível nos planejarmos com maior embasamento. O sucesso de amanhã é uma ação estratégica assertiva que foi tomada e planejada com antecedência.
Na cadeia do leite, ações estratégicas para antecipar cenários futuros são ainda mais desafiadoras. O setor lácteo é dinâmico e seus possíveis caminhos são traçados por diversos fatores. Por isso, as indústrias de laticínios que se planejam de antemão, com certeza apresentam vantagem competitiva frente às demais.
Dessa maneira, em um ambiente altamente competitivo, com correntes diretos e indiretos, o planejamento é fator de sobrevivência. São várias as frentes que os agentes tomadores de decisão da indústria láctea podem atuar para planejarem melhor o futuro.
A primeira que podemos citar é a antecipação de cenários de mercado, bem como seus desafios e oportunidades, tanto da indústria global quanto da nacional.
Também é possível e imprescindível que os laticínios atuem nas pautas de consumo mundiais. A sustentabilidade, bem-estar animal e saudabilidade são o foco dos consumidores atuais e com forte tendência de crescimento. Neste ponto, as oportunidades atuais e futuras se voltam para pontos como:
- Produção de leite e derivados com menor ou nenhuma pegada de carbono;
- Produtos com menor quantidade ingredientes artificias na formulação, bem como leite e derivados que proporcionem efeitos benéficos para a saúde humana, como óssea, mental e digestiva;
- Opções plant-based, que dialogam com a vertente de menor consumo de proteína animal;
- Rastreabilidade por meio de embalagens QR code que permite aos consumidores saber origem dos produtos, bem como o bem-estar animal.
Além disso, dinamismo e inovações são fundamentais para um futuro próspero e sustentável. Os laticínios podem inovar visando a reinvenção e/ou adaptação de portfólio, ou proposta de valor que vão ao encontro as demandas de mercado. Para as empresas tradicionais, sem grandes inovações disruptivas, uma boa opção é apostar em linhas gourmet e artesanais, como queijos, por exemplo.
Já para indústrias de grande porte, as inovações além de gourmetizção, também podem incluir, por exemplo, a ampliação de portfólio em produtos à base de vegetais, fortificados com cálcio e vitaminas, produtos clean label e lácteos com forte indulgência de sabor e textura.
Além disso, na área de desenvolvimento de novos produtos também é possível a utilização de novos conceitos, como a Mind Genomics para uma melhor percepção da mentalidade e preferências dos consumidores.
Contudo, não basta inovar sem comunicar isso ao consumidor. É válido ressaltar que a construção de uma narrativa positiva sobre o consumo de lácteos, bem como da produção de leite no campo, é dever de toda cadeia.
É necessário construir uma comunicação clara que exponha os benefícios à saúde do consumo de derivados — comprovados por diversos estudos ao redor do mundo —, que são historicamente condenados, como a manteiga e queijos, por exemplo.
Além disso, é necessário comunicar ações sustentáveis e de bem-estar animal. Na era da comunicação, usufruir dela de maneira positiva e enérgica é importantíssimo para o futuro do setor de laticínios mundial.
Não é difícil perceber que o futuro dos laticínios é complexo. Essa complexidade precisa ser debatida, entendendo e mitigando as dificuldades para explorar todas as oportunidades possíveis.
Como dito no início deste artigo: o futuro é hoje, e as futuras estratégias competitivas devem ser pensadas, planejadas e trabalhadas com antecedência. Essa é justamente a proposta do Dairy Vision 2021, enxergar oportunidades em um mundo incerto e de mudanças.
Anualmente, desde 2015, o evento reúne profissionais da cadeia láctea mundial para discutirmos tendências, cenários, novos negócios, tecnologia 4.0, sustentabilidade e comportamentos de consumo. Podemos não sair com todas as respostas, mas geramos insights e movimentos que ajudam a direcionar e embasar decisões assertivas, sustentáveis, competitivas e rentáveis.
Este ano, com um olhar voltado para o futuro do setor lácteo, exploraremos em detalhes todas as oportunidades citadas neste texto. Para isso, contaremos com um time de palestrantes de 11 países, totalizando 30 palestras, distribuídas das em 5 painéis temáticos entre os dias 17,18, 23 e 24 de novembro.
Se o futuro é hoje, não adie ele, faça parte do Dairy Vision 2021! No site do evento você encontra a programação completa e nosso time de palestrantes. Não perca mais tempo, se inscreva agora!