MilkPoint
  • AgriPointAGRIPOINT
  • CaféPointCAFÉPOINT
  • Dairy Vision DAIRY VISION
  • EducaPoint EDUCAPOINT
  • Interleite Brasil INTERLEITE BRASIL
  • FERAS DA RENTABILIDADE FERAS DA SUSTENTABILIDADE
  • Interleite Sul INTERLEITE SUL
  • MilkPoint Mercado MILKPOINT MERCADO
  • Milk Monitor MILK MONITOR
  • FÓRUM MILKPOINT MERCADO FÓRUM MILKPOINT MERCADO
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    • GIRO DE NOTÍCIAS
    • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
    • PANORAMA DE MERCADO
    • PODCASTS
    • CONCEITOS DE MERCADO
  • CATEGORIAS
    • NUTRIÇÃO
    • VOLUMOSOS E PASTAGENS
    • REPRODUÇÃO E GENÉTICA
    • DOENÇAS E SAÚDE
    • BEZERRAS
    • QUALIDADE DO LEITE
    • GESTÃO DE FAZENDAS
    • INSTALAÇÕES E BEM-ESTAR
    • SUSTENTABILIDADE
    • PROCESSAMENTO DE LÁCTEOS
    • GESTÃO DE LATICÍNIOS
    • TENDÊNCIAS DE CONSUMO
    • INGREDIENTES E TECNOLOGIAS
    • LEITE E ASPECTOS NUTRICIONAIS
    • ANÁLISES E INSPEÇÃO DE LÁCTEOS
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
    • PRODUÇÃO DE LEITE
    • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
    • ESPAÇO ABERTO
    • E-BOOKS
    • CRUZADINHA
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    • CANAL EMPRESARIAL
    • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
    • ANUNCIE
    • ENVIAR UM ARTIGO
    • FALE CONOSCO
    • NOTÍCIAS AGRIPOINT
    • TRABALHE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
* campo obrigatório. * e-mail inválido.
* campo obrigatório.

Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.

ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Daqui quanto tempo é o futuro?

DAIRY VISION

EM 03/11/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0
E-mail Imprimir
Nutrição proteica de vacas leiteiras, a nova abordagem
  1. Início >
  2. Colunas >
  3. Dairy Vision >
  4. Daqui quanto tempo é o futuro?
Monitoramento Mudou o Jogo na Fazenda Lageado

Caros leitores, é com prazer que lhes informo: o futuro é agora! Hoje é o futuro de um passado distante ou não. Temos a ideia de que o futuro é sempre daqui há alguns bons anos, mas esquecemos que nem sempre, e mais que isso: o tempo passa muito rápido!

Vejam só, a virada do ano de 2000 era algo muito esperado e simbólico. Porém, já se passaram 21 anos. Parece que foi ontem, não é? Você já pensou quantas coisas mudaram neste tempo? O que deixou de fazer? O que poderia ter planejado melhor? O que poderia ter feito diferente? O fato é: costumamos deixar para depois mudanças que são invitáveis, mas o futuro sempre chega!

Se o futuro sempre chega, planejamento é fundamental. Embora não saibamos exatamente o que nos espera, é possível — com boas informações — traçarmos cenários e tendências. É possível nos planejarmos com maior embasamento. O sucesso de amanhã é uma ação estratégica assertiva que foi tomada e planejada com antecedência.

Na cadeia do leite, ações estratégicas para antecipar cenários futuros são ainda mais desafiadoras. O setor lácteo é dinâmico e seus possíveis caminhos são traçados por diversos fatores. Por isso, as indústrias de laticínios que se planejam de antemão, com certeza apresentam vantagem competitiva frente às demais.

Dessa maneira, em um ambiente altamente competitivo, com correntes diretos e indiretos, o planejamento é fator de sobrevivência. São várias as frentes que os agentes tomadores de decisão da indústria láctea podem atuar para planejarem melhor o futuro.

A primeira que podemos citar é a antecipação de cenários de mercado, bem como seus desafios e oportunidades, tanto da indústria global quanto da nacional.

Também é possível e imprescindível que os laticínios atuem nas pautas de consumo mundiais. A sustentabilidade, bem-estar animal e saudabilidade são o foco dos consumidores atuais e com forte tendência de crescimento. Neste ponto, as oportunidades atuais e futuras se voltam para pontos como:

 

  • Produção de leite e derivados com menor ou nenhuma pegada de carbono;
  • Produtos com menor quantidade ingredientes artificias na formulação, bem como leite e derivados que proporcionem efeitos benéficos para a saúde humana, como óssea, mental e digestiva;
  • Opções plant-based, que dialogam com a vertente de menor consumo de proteína animal;
  • Rastreabilidade por meio de embalagens QR code que permite aos consumidores saber origem dos produtos, bem como o bem-estar animal.

 

Além disso, dinamismo e inovações são fundamentais para um futuro próspero e sustentável. Os laticínios podem inovar visando a reinvenção e/ou adaptação de portfólio, ou proposta de valor que vão ao encontro as demandas de mercado. Para as empresas tradicionais, sem grandes inovações disruptivas, uma boa opção é apostar em linhas gourmet e artesanais, como queijos, por exemplo.

Já para indústrias de grande porte, as inovações além de gourmetizção, também podem incluir, por exemplo, a ampliação de portfólio em produtos à base de vegetais, fortificados com cálcio e vitaminas, produtos clean label e lácteos com forte indulgência de sabor e textura.

Além disso, na área de desenvolvimento de novos produtos também é possível a utilização de novos conceitos, como a Mind Genomics para uma melhor percepção da mentalidade e preferências dos consumidores.

Contudo, não basta inovar sem comunicar isso ao consumidor. É válido ressaltar que a construção de uma narrativa positiva sobre o consumo de lácteos, bem como da produção de leite no campo, é dever de toda cadeia.

É necessário construir uma comunicação clara que exponha os benefícios à saúde do consumo de derivados — comprovados por diversos estudos ao redor do mundo —, que são historicamente condenados, como a manteiga e queijos, por exemplo.

Além disso, é necessário comunicar ações sustentáveis e de bem-estar animal. Na era da comunicação, usufruir dela de maneira positiva e enérgica é importantíssimo para o futuro do setor de laticínios mundial.

Não é difícil perceber que o futuro dos laticínios é complexo. Essa complexidade precisa ser debatida, entendendo e mitigando as dificuldades para explorar todas as oportunidades possíveis.

Como dito no início deste artigo: o futuro é hoje, e as futuras estratégias competitivas devem ser pensadas, planejadas e trabalhadas com antecedência. Essa é justamente a proposta do Dairy Vision 2021, enxergar oportunidades em um mundo incerto e de mudanças.

Anualmente, desde 2015, o evento reúne profissionais da cadeia láctea mundial para discutirmos tendências, cenários, novos negócios, tecnologia 4.0, sustentabilidade e comportamentos de consumo. Podemos não sair com todas as respostas, mas geramos insights e movimentos que ajudam a direcionar e embasar decisões assertivas, sustentáveis, competitivas e rentáveis.

Este ano, com um olhar voltado para o futuro do setor lácteo, exploraremos em detalhes todas as oportunidades citadas neste texto. Para isso, contaremos com um time de palestrantes de 11 países, totalizando 30 palestras, distribuídas das em 5 painéis temáticos entre os dias 17,18, 23 e 24 de novembro.

Se o futuro é hoje, não adie ele, faça parte do Dairy Vision 2021! No site do evento você encontra a programação completa e nosso time de palestrantes. Não perca mais tempo, se inscreva agora! 

 

COMENTE: 0
0
E-mail Imprimir
Foto: Dairy Vision

DAIRY VISION

LEIA OUTROS TEXTOS DESSE AUTOR »
Interleite Brasil 2022 - As mudanças no mercado e as oportunidades para quem quer se preparar!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes * campo obrigatório. * o campo excedeu o limite de caracteres permitido.
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint Experts: Feras da Sustentabilidade - Meio ambiente como protagonista do sucesso do seu negócio!

NOTÍCIAS AGRIPOINT

NRC 2021: limitação física do consumo de matéria seca de vacas leiteiras

NRC 2021: limitação física do consumo de matéria seca de vacas leiteiras

VÁRIOS AUTORES

Milho e suas variações: a importância da cultura

Milho e suas variações: a importância da cultura

VÁRIOS AUTORES

Cursos gratuitos sobre micotoxinas

MAIS EM DAIRY VISION

Souk Brasil: marketplace que conecta indústria e varejo espera transacionar R$ 360 milhões em 2022

5 tendências para o mercado de sorvete em 2022

Nova rotulagem: sinal vermelho para os lácteos? O que outros países podem nos ensinar

E se alguém contasse a sua história por você? Como seria?

A onda plant-based será mais uma marolinha?

90 dias vitais para o seu negócio

DESTAQUES DE HOJE

NRC 2021: gordura para vacas leiteiras

Interleite Brasil 2022: ÚLTIMO DIA do 1º lote, inscreva-se agora!

13ª edição Fórum MilkPoint Mercado: ÚLTIMO dia com o DESCONTO do primeiro lote!

Escolha de emprego: o que profissionais buscam nas empresas?

POR JULIANA VIEIRA PAZ

Dicas para produzir leite sustentável na sua propriedade
​
  • Página do Facebook
  • Perfil do Instagram
  • Perfil do Linkedin
  • Canal do Youtube
  • Perfil do Twitter
  • NOTÍCIAS & MERCADO
  • GIRO DE NOTÍCIAS
  • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
  • PANORAMA DE MERCADO
  • PODCASTS
  • CONCEITOS DE MERCADO
  • CATEGORIAS
  • NUTRIÇÃO
  • VOLUMOSOS E PASTAGENS
  • REPRODUÇÃO E GENÉTICA
  • DOENÇAS E SAÚDE
  • BEZERRAS
  • QUALIDADE DO LEITE
  • GESTÃO DE FAZENDAS
  • INSTALAÇÕES E BEM-ESTAR
  • SUSTENTABILIDADE
  • PROCESSAMENTO DE LÁCTEOS
  • GESTÃO DE LATICÍNIOS
  • TENDÊNCIAS DE CONSUMO
  • INGREDIENTES E TECNOLOGIAS
  • LEITE E ASPECTOS NUTRICIONAIS
  • ANÁLISES E INSPEÇÃO DE LÁCTEOS
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
  • PRODUÇÃO DE LEITE
  • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
  • ESPAÇO ABERTO
  • E-BOOKS
  • CRUZADINHA
  • TOP 100
  • EMPRESAS
  • CANAL EMPRESARIAL
  • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
  • ANUNCIE
  • ENVIAR UM ARTIGO
  • FALE CONOSCO
  • NOTÍCIAS AGRIPOINT
  • TRABALHE CONOSCO
  • QUEM SOMOS
MilkPoint AgriPoint

MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT

Política de Privacidade

Copyright © 2022 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86

R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro

design salvego.com - AgriPoint + desenvolvimento d-nex

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.