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Oportunidades e tendências para o varejo de lácteos

POR HELOISA VASCONCELOS

DAIRY VISION

EM 08/11/2023

4 MIN DE LEITURA

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O segundo dia do Dairy Vision, realizado hoje (08/11) em Campinas-SP, continuou contando com a participação das principais mentes do setor lácteo para novos debates envolvendo as inovações e tendências do futuro do mercado. Durante o primeiro bloco do evento foram discutidas as oportunidades e tendências para o varejo de lácteos.

Na primeira palestra, Áureo Villagra, da Goldratt Global Partner at Consulting, abordou o tema “Oportunidades para a gestão de dados: aproximando laticínios e varejistas através da informação”. Áureo compartilhou os principais insights em relação a gestão de dados para as indústrias lácteas, e apontou como muitas vezes os objetivos na logística entre indústria e varejo são opostos, no entanto, Áureo apresentou que através da gestão de dados é possível alinhar esses objetivos e aumentar a produtividade dos processos. 

O palestrante também abordou sobre a importância de saber onde inovar nos processos entre indústria e varejo: “todo processo, por mais complexo que seja, está baseado em poucos fatores, portanto, inove onde tem que inovar e não em qualquer processo onde pode ser inovado”.

Na segunda palestra do bloco, Fabio Rodas, CEO & Cofundador na Shopper.com.br, abordou sobre como o e-commerce pode fazer sentido para o mercado lácteo.

Fábio explicou que por conta da ruptura da compra que existe nos supermercados físicos, pelo cliente não encontrar toda vez 100% das marcas que procura em suas compras, a indústria acaba sendo penalizada, porque o cliente, ao não encontrar aquela marca, comprará uma marca similar, entretanto, Fábio mostrou que em plataformas de e-commerce, como a shopper, esse problema não ocorre, por ter um número maior de marcas disponíveis e ainda incentivar as compras recorrentes, permitindo que os clientes sempre comprem suas marcas de preferência. 

Além disso, o palestrante pontuou que esse tipo de compra em e-commerce incentiva uma inércia de consumo e um modelo preditivo para a demanda, também de extrema importância para as indústrias de alimentos e bebidas, incluindo as indústrias lácteas. 

E ainda sobre as vantagens que as indústrias podem ter nas vendas no e-commerce, Fábio pontuou: “fora a questão da inércia da compra, que é muito bom para a indústria, nós estamos na casa do cliente todo mês e conseguimos inserir novos produtos e fazer pesquisa deste produto”, o que é um facilitador para as indústrias testarem seus produtos com os públicos certos, por exemplo.

Com o tema “Tendências globais e locais em embalagens rígidas para lácteos”, Fabien Jego, Head de produto estratégico da Synerlink, deu continuidade ao quarto bloco do Dairy Vision 2023.

Fabien mostrou que em sua visão existem 3 principais tendências em relação a inovação das embalagens de lácteos no mundo, sendo elas as embalagens voltadas para os alternativos lácteos, a redução de materiais como plástico e papel e a redução de custo.

O palestrante abordou que a partir da opinião dos consumidores, novas embalagens de lácteos são constantemente testadas e validadas para inovar dentro desse setor, trazendo pontos relevantes para os consumidores como redução de plástico, otimização de modelos, maior resistência e facilidade na logística e principalmente sustentabilidade, que vem sendo cada vez mais demandada pelos consumidores no mundo todo. 

Outra tendência importante em relação às embalagens é a redução de custo. Dentro do custo da embalagem, Fabien mostrou como matérias-primas, como plástico e papel, representam o 2º maior custo, portanto, ao reduzir esses materiais, além do apoio à sustentabilidade do produto final, há uma redução do custo, sendo um ganho duplo para a indústria. 

Dando continuidade ao bloco, Arnaud Dusaintpère, Partner na Oliver Wyman, abordou sobre o futuro do varejo: macrotendências e 6 possíveis modelos pela frente.

Arnaud iniciou sua palestra falando sobre a importância do foco do cliente: “as tendências sempre iniciam e finalizam no cliente, quem perde a visão do cliente perde a visão do negócio”. E na sequência mostrou as principais tendências para o varejo no longo prazo, sendo elas:

  • sustentabilidade;

  • conveniência;

  • compras onlines;

  • inspirações através das mídias sociais;

  • menor locomoção para as compras;

  • pagamentos facilitados.

Além disso, Arnaud pontuou que existem 6 estratégias que podem auxiliar as vendas no varejo, como por exemplo a criação de produtos semelhantes mas com custo mais barato, fidelização dos clientes às plataformas, melhora na experiência do consumidor, gerando produtos de maior qualidade, conveniência e outras.

Arnaud finalizou sua palestra com seus principais insights sobre as estratégias para o futuro do varejo: “Seja qual for a estratégia escolhida, tenha foco na redução de custo, esteja aberto ao e-commerce e utilize a digitalização para o crescimento”.

E na última palestra do bloco, Ricardo Pastore, Fundador, Coordenador Acadêmico e Professor do Núcleo de Varejo Retail Lab ESPM, abordou sobre as novas tendências para o varejo de alimentos.

Ricardo mostrou como algumas redes de varejo voltadas para o preço baixo têm crescido nos EUA, por exemplo, enquanto outras redes que ainda permanecem com essa característica de preço baixo estão investindo em melhora na experiência de compra, sendo ambos sinais da polarização social que estamos vivendo. Com isso, Ricardo mostrou que há oportunidades de crescimento no segmento de preço baixo, fortalecendo o formato como atacarejo: “há sim o crescimento do modelo voltado para baixo preço, mas há um desafio em fidelizar esse consumidor, preço baixo e promoções atraem, mas não fidelizam”. 

Além disso, o palestrante também apontou sobre o fortalecimento da compra através do omnichannel (mistura entre a compra física e virtual), e como a experiência é extremamente importante neste tipo de compra, além da velocidade.

Por fim, o bloco contou com um importante debate entre todos os participantes, discutindo as melhores funcionalidades dessas novas plataformas e-commerce e seu futuro no varejo no Brasil, a aplicação da inteligência artificial no varejo e seu uso para a experiência do cliente e o que determinará o futuro das indústrias a partir dessas oportunidades que estão sendo geradas no varejo.

O Dairy Vision ainda contará com outros blocos ainda hoje (08/11), portanto, saiba mais informações sobre o Dairy Vision clicando aqui.

 

Dairy Vision - patrocinadores 2023

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