ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estratégias sustentáveis e potenciais ganhos em eficiência e rentabilidade para a cadeia do leite

POR HELOISA VASCONCELOS

E STEPHANIE ALVES GONSALES

DAIRY VISION

EM 09/11/2023

3 MIN DE LEITURA

0
2

Dando continuidade ao segundo dia do Dairy Vision, as oportunidades a partir da agenda ambiental nortearam a discussão do painel. Alexandre Berndt, Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sudeste, iniciou o painel abordando a pegada de carbono na pecuária de leite. 

Alexandre pontuou que a redução do desmatamento e o reflorestamento são fatores que irão gerar grande impacto para o meio ambiente, mas que o processo produtivo do leite deve ser reestruturado para produzir mais sustentavelmente, devido aos benefícios que isso proporciona, e afirma que essas soluções devem ser pautadas em tecnologia. “A eficiência do sistema de produção reduz a intensidade de emissão, e o segredo para isso é a adoção de tecnologias”, disse. 

O metano entérico, dejetos e os alimentos formam  80% da pegada de carbono do leite. Berndt destacou três pilares tecnológicos para o balanço de carbono

  • Manipulação da fermentação: aditivos, rações e pastagens; 

  • Aumento da eficiência de produção: melhoramento genético, nutrição, reprodução, sanidade, bem estar, gestão 

  •  Ampliar a remoção de carbono: manejo de solo, utilização de ILPF 

“Cada estratégia de mitigação de carbono tem um potencial de redução de emissão e ganhos em produtividade”, finaliza ele. 

Alexandre Berndt

A segunda palestra do painel contou com Luis Fernando Laranja da Fonseca, Sócio Fundador na Guaraci Agropastoril e NoCarbon Milk, que abordou a sustentabilidade e as oportunidades para a indústria láctea.  Laranja enfatizou o grande problema climático que estamos vivendo e traçou alternativas. “Temos que transformar e redefinir os modelos produtivos, caso contrário, vamos a passos largos para uma catástrofe climática, e existem duas formas para transformar: por consciência ou por conveniência”, disse. 

As pessoas estão buscando alternativas sustentáveis, mas ainda existem poucas opções que englobam esses atributos. Laranja ainda fez uma provocação em forma de incentivo: “Há um claro desejo dos consumidores por produtos com atributos sustentáveis, e qual marca de leite está tentando capturar essa oportunidade?”, destacando a oportunidade de negócio existente. 

Luis Fernando Laranja da Fonseca

Fernanda Marcantonatos, Gerente Sr. De Sustentabilidade na dsm-firmenich e Carlos Saviani, Diretor Global de Sustentabilidade na dsm-firmenich, abordaram a jornada de sustentabilidade para o leite brasileiro, a mensuração e redução das pegadas ambientais.

Carlos relatou a importância do trabalho conjunto entre indústria e produção para solucionar juntos o problema das emissões de gases. “O desenvolvimento de projetos só é possível com participação ativa dos elos da cadeia, com seus compromissos e ações”, e destacou a importância de mensurar os dados de emissões, “A gente não consegue melhorar aquilo que não mede, e não consegue comunicar e nem se defender dos dados errados que circulam. Se a gente não falar qual é o nosso próprio número, fica difícil a gente se defender, né? Então é muito importante a gente entender qual realmente é a nossa pegada ambiental”, relata. Fernanda apresentou ainda a solução da DSM voltada a redução de emissão de carbono. 

Fernanda MarcantonatosCarlos Saviani

Finalizando a manhã do segundo dia de Dairy Vision, Paul Myer, CEO da Athian Sustainable Livestock Systems (EUA), palestrou sobre o tema “Créditos de carbono podem ser um negócio relevante para o setor?”. 

Paul apontou que é importante mostrar para os consumidores a questão da sustentabilidade, mas também é muito importante construir processos eficientes para ter bons e consistentes resultados.

O palestrante também mostrou que o número de empresas comprometidas com a diminuição na emissão de gases de efeito estufa tem crescido nos últimos anos, porém, a resposta para resolver este problema está nos produtores, no campo. A partir disso, Paul exemplificou que a oportunidade de ganho financeiro na produção de leite ao cortar 30% da emissão de carbono é de aproximadamente 13 bilhões de dólares por ano, sendo que a melhor forma de mudar a realidade no campo é mostrando a real importância do problema aos produtores.

Paul também mostrou como o mercado de crédito de carbono já está atuando dentro do setor, onde a empresa Athian calcula a pegada de carbono da produção, mostra soluções para mitigar a emissão e busca empresas da cadeia de suprimentos que queiram auxiliar os produtores nessa solução através do crédito de carbono que será gerado com essa implementação, que deve antes de tudo fazer sentido ao produtor.

Por fim, o palestrante mostrou que o valor dos créditos depende muito da credibilidade do mercado, e que essa credibilidade está muito associada à transparência, ao fornecer dados científicos que comprovam essas reduções nas emissões de gases, fica mais fácil de garantir essa credibilidade ao mercado.

Paul Myer

Saiba mais informações sobre o Dairy Vision clicando aqui.



Dairy Vision - patrocinadores 2023

 

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures