Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Kuhn do Brasil
  1. Início >
  2. Colunas >
  3. MilkPoint Mercado

Poder de compra no campo: leite, milho e soja

Nos últimos anos, o setor de grãos seguiu em expansão, mas conviveu com secas severas. Já a pecuária leiteira registrou certa estagnação na produção. Saiba mais

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 29/06/2023 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 10

Nos últimos anos, os preços relativos na agropecuária brasileira tiveram mudanças importantes. O setor de grãos seguiu em expansão, mas conviveu com secas severas. Por outro lado, a pecuária leiteira registrou uma certa estagnação na produção a partir de 2015.

A competição por terra vem aumentando, sendo a rentabilidade um fator primordial neste contexto. Um bom indicador para avaliar comparativamente as atividades é o Poder de Compra (IPC), que leva em consideração a Relação de Troca (IRT) e a Produtividade (IPD).

O índice de relação de troca considera a relação entre o preço do produto produzido e de uma composição de insumos utilizados na sua produção. Quanto maior o índice, mais lucrativa é a atividade. Já o índice de produtividade, mede a eficiência com que os recursos são utilizados. Quanto mais tecnológico, mais produtivo. Por fim, o índice de poder de compra, obtido pela combinação dos dois primeiros, revela a capacidade de aquisição de insumos, de investimentos e da adoção de novas tecnologias.

A evolução do índice de poder de compra ajuda a entender a competitividade relativas das rurais, inclusive para explicar mudanças no custo de oportunidade da terra e expansão de determinadas atividades em relação a outras. Para este estudo, optou-se por analisar o período dos últimos 17 anos, considerando leite, milho e soja. No caso do indicador de produtividade, utilizou-se a produção por hectare para os grãos e a produção por vaca para o leite.

A Figura 1 ilustra uma evolução dos três indicadores para o leite, sendo possível observar certa estabilidade média no índice de relação de troca (IRT). Isso pode indicar um relativo equilíbrio de preços de venda da produção e dos insumos utilizados no processo produtivo. Todavia, pode-se observar uma deterioração da relação de troca entre 2006 e 2015, com pequena recuperação nos anos seguintes. Pode-se notar também um aumento da produtividade por vaca no período analisado (IPD), sobretudo após 2015. Essa melhor produtividade contribuiu para um crescimento importante no poder de compra da pecuária de leite (IPC), que subiu 140% no período.

Figura 1 - Produção de Leite: evolução dos índices de relação de troca, produtividade e poder de compra (2006=100)

Produção de Leite: evolução dos índices de relação de troca, produtividade e poder de compra

Fonte: Banco de Dados da Embrapa Gado de Leite

 

Analisando a produção de leite comparativamente com as culturas de milho e soja, o que se observa é um poder de compra do leite relativamente pior até 2016 e uma recuperação das três atividades em seguida, com boa evolução até 2021 (Figura 2). Em 2022 e 2023, até o momento, o poder de compra do leite está relativamente melhor, devido à queda acentuada nos preços do milho e da soja nos mercados internacional e brasileiro. Mas vale ressaltar que essa evolução do poder de compra da soja gerou forte pressão de competitividade no campo.

Continua depois da publicidade Nexo Agro

Neste sentido, a intensificação tecnológica foi fundamental para manter a rentabilidade comparativa do leite com as demais lavouras. Em outras palavras, aqueles produtores mais especializados, com boa eficiência e bons níveis de produtividade conseguiram crescer e competir na atividade. Por outro lado, aqueles menos preparados tiveram maior dificuldade em se manter produzindo leite. Isso porque a produção de leite ficou praticamente estável desde 2014, o número de vacas recuou 30%, enquanto a área plantada de soja registrou expansão de 45% e a de milho 39%.

Figura 2 - Leite, milho e soja: índice de poder de compra (2006=100)

Leite, milho e soja: índice de poder de compra

Fonte: Banco de Dados da Embrapa Gado de Leite

 

Um incentivo para a expansão da área de soja pode ser explicado pelo índice de relação de troca, que registrou bons resultados durante todo período, até 2021. Em todos estes anos, o índice se manteve acima de 100, mostrando que o IRT foi melhor que o ano base (Figura 3). Em 2022 e 2023, o cenário se alterou com a queda no preço da oleaginosa.

Continua depois da publicidade Robusto, confiável e feito para durar  - Melhorando a vida na fazenda - NEDAP

Quando se compara com o leite, verifica-se que a soja foi melhor em quase todos os anos. Já no caso do milho, o IRT apresentou um comportamento bem volátil, alternando períodos superiores ao leite e inferiores. Mas vale lembrar que o milho é um produto que tem seu foco em segunda safra, consorciando com a soja no verão. Isso acaba dando mais resiliência aos produtores, que seguiram aumentando a área de semeadura. Mas é importante notar também os bons números de relação de troca em 2020 e 2021, proporcionando boa rentabilidade aos grãos comparativamente a pecuária de leite.

Figura 3 - Leite, milho e soja: índice de relação de troca (2006=100)

Leite, milho e soja: índice de relação de troca (2006=100)

Fonte: Banco de Dados da Embrapa Gado de Leite

 

Já em 2022 e 2023, a redução nos preços da soja e do milho possibilitou um maior equilíbrio relativo na rentabilidade quando comparado com outras atividades agropecuárias. O cenário para o leite, por exemplo, foi bem melhor.

Contudo, ressalta-se que o agronegócio segue crescendo bem acima da média brasileira e o campo vem exigindo elevado nível tecnológico, independente da atividade. O leite tem a característica de gerar alta renda bruta e líquida por hectare, mas é preciso focar na tecnologia e na escala de produção. O custo de oportunidade da terra no Brasil vem subindo e a competição pelo seu uso será cada dia mais acirrada. Gestão e tecnologia serão fundamentais neste ambiente.

 

Autores

Glauco Carvalho – Pesquisador Embrapa Gado de Leite 
Luiz Aguiar – Analista Embrapa Gado de Leite

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 10
Nexo Agro

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Kuhn do Brasil

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de MilkPoint Mercado

12/04/2023

Gorduras lácteas valorizadas no mercado

24/05/2023

GDT, importações de lácteos e preços ao produtor

13/01/2025

O que está acontecendo com a produção de leite nos estados brasileiros?

21/06/2024

Desafios e possíveis soluções para os produtores de leite no Brasil

13/06/2024

Evolução na escala de operação na indústria de laticínios no Brasil

09/02/2024

O produtor de leite pode ficar mais animado com o mercado?

Biofarm
Dia 0 do protocolo de IATF!

Destaques de hoje

Leite spot recua no início de maio e sinaliza mercado mais cauteloso
Panorama de Mercado

Leite spot recua no início de maio e sinaliza mercado mais cauteloso

GDT 403º registra alta no índice, mas volume menor reforça cautela no mercado global
Panorama de Mercado

GDT 403º registra alta no índice, mas volume menor reforça cautela no mercado global

Parcerias com varejo e foodservice: porque essa colaboração faz toda a diferença
Milk Pro Summit

Parcerias com varejo e foodservice: porque essa colaboração faz toda a diferença

Carta que nunca foi escrita: MilkPoint convida leitores a homenagear mães do agro
Giro de Notícias

Carta que nunca foi escrita: MilkPoint convida leitores a homenagear mães do agro

Uruguai leva à OMC questionamento sobre investigação de dumping do Brasil em lácteos
Giro de Notícias

Uruguai leva à OMC questionamento sobre investigação de dumping do Brasil em lácteos

Comissão aprova projeto que proíbe venda de leite em pó importado reconstituído como leite líquido
Giro de Notícias

Comissão aprova projeto que proíbe venda de leite em pó importado reconstituído como leite líquido

Quem produz o leite brasileiro

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?