ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O placebo não vai curar as dores da cadeia leiteira

POR VALTER GALAN

MILKPOINT MERCADO

EM 22/08/2023

4 MIN DE LEITURA

4
13

“Um placebo, substância inócua e/ou tratamento inerte, cuja ação teoricamente não deveria produzir qualquer reação, mas quando associada a fatores psicológicos, acaba produzindo efeitos de melhoria clínica em alguns indivíduos, por consequência da crença do paciente de que o tratamento aplicado a ele será eficaz”.

Mais uma crise na cadeia láctea brasileira e, como em várias outras vezes, o maior vilão são as importações vindas dos nossos vizinhos do Mercosul (Argentina, Uruguai e, pasmem, Paraguai!). Num ano em que o primeiro semestre mostrou uma queda no volume de vendas da cesta de lácteos no varejo da ordem de 4% (dado da Scanntech, apresentado no Fórum MilkPoint Mercado em Goiânia, no dia 01.08.2023), importações elevadas causaram grande “estrago” no mercado. O gráfico 1 mostra a variação mensal da disponibilidade de leite no primeiro semestre deste ano.

Gráfico 1. Variação mensal (ano corrente vs mesmo periodo do ano anterior – em milhões de litros por mês) de cada item da disponibilidade total de leite

 Variação mensal (ano corrente vs mesmo ano do ano anterior - em milhões de litros por mês) de cada item da disponibilidade total de leite
Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE e do sistema ComexStat

Observação: como a queda nas exportações no primeiro semestre de 2023 contribuiu para o aumento na disponibilidade total, o “sinal” da variação foi invertido para melhor ilustrar no gráfico.

Percebe-se que, na área destacada no quadro pontilhado, que o aumento da disponibilidade em 2023 veio, principalmente, dos volumes importados, ainda que no segundo trimestre do ano tenhamos observado um crescimento significativo (+4%) da produção em relação ao ano passado.

Entre janeiro e junho deste ano, são quase 800 milhões de litros a mais de leite no mercado brasileiro, equivalentes a praticamente 100 mil toneladas de leite em pó integral.

Neste sentido, o governo federal anunciou R$ 200 milhões para compra desse excedente de leite em pó no mercado, de forma a manter a sustentação de preços e mitigar a “crise” do setor. Este recurso equivale a cerca de 10 mil toneladas de leite em pó integral (a preços de venda da indústria no B to B hoje) – ou seja, a ação do governo vai resolver 10% do problema...

Ao mesmo tempo, na semana passada o governo federal anunciou medidas de contenção às importações de lácteos.

Em julho e agosto, a Camex revogou medidas que reduziram impostos de importação de produtos lácteos. Na sequência, no dia 15 de agosto, foi aprovado o aumento do imposto de importação de 12% para 18%, pelo período de um ano, para três produtos lácteos. Os produtos alterados são óleo butírico de manteiga, utilizado como ingrediente em queijos processados, outros produtos lácteos, molhos e pães; queijos de pasta mofada (azul) e outros queijos que apresentem veios obtidos utilizando Penicillium roqueforti; e queijos com um teor de umidade igual ou superior a 46% e inferior a 55%, em peso - massa macia.

Além disso, o governo federal decidiu revogar outra resolução que abrange 29 itens de produtos lácteos e tornava mais vantajoso comprar de países como Argentina e Uruguai. Uma decisão da gestão passada reduziu unilateralmente a tarifa externa comum (TEC) em 10%, por meio da Resolução Gecex 353, de 2022. Com isso, 29 produtos terão imposto de importação variando de 10,8% a 14,4%. Alguns exemplos dessa lista são: iogurte (14,4%); manteiga (14,4%); queijo ralado (14,4%); e doce de leite (14,4%).

Cerca de 71% do volume importado pelo Brasil em lácteos está na categoria leites em pó, que aparentemente não é contemplada por essas medidas de contenção. Outros 15% do volume de importações está na categoria queijos, na qual 64% dos volumes são de muçarela, item aparentemente não atingido pelas novas medidas do governo federal.

Assim, esperam-se poucos efeitos reais no mercado dessas medidas anunciadas pelo governo federal, tal como um medicamente placebo, resolvendo a psicologia da doença sem diretamente atacá-la.

O que pode sim ter mais efeito no mercado nacional é a inversão das condições de oferta e demanda entre os dois semestres do ano. O gráfico 2 mostra a disponibilidade per capita no primeiro e no segundo semestre deste ano (de acordo com a projeção do MilkPoint Mercado) e a variação mensal em relação ao mesmo mês do ano passado.

Gráfico 2. Disponibilidade per capita de leite (2023 e 2023) e variação anual (sobre o mesmo mês do ano anterior)

Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, do sistema ComexStat e em projeções próprias

Se as projeções do MilkPoint Mercado estiverem corretas, o cenário de mercado entre os dois semestres de 2023 pode mudar drasticamente, de um cenário com muito leite e pouca demanda (no primeiro semestre) para um cenário de oferta crescendo pouco e demanda em recuperação (pela baixa de preços que finalmente chegou no varejo e pelas melhores condições/projeções sobre a economia brasileira), no segundo semestre. Nada como a “mão invisível (cada vez mais visível!) do mercado! A conferir!

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

MilkPoint Mercado

VALTER GALAN

MilkPoint Mercado

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDUARDO DE PAULA NASCIMENTO

FRANCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/08/2023

Valter, parabéns pelo artigo. Concordo que, de fato, as medidas de governo farão pouco ou nenhum efeito.
Com relação à análise de disponibilidade, o primeiro semestre de 2022 foi marcado por uma falta agressiva de leite (produção desestimulada + importações baixas), ou seja, me parece lógico que a disponibilidade 2023 x 2022 no primeiro semestre seria realmente alta. Entretanto, no segundo semestre de 2022 já havia um aumento agressivo das importações e uma redução forte da demanda em virtude dos preços recordes dos lácteos, o que interferiu diretamente no aumento da disponibilidade do 2ºS/2022. Nesse caso, a projeção de queda na disponibilidade do 2ºS/2023 não seria uma falsa sensação de alívio, visto que a disponibilidade no 2ºS/2022 já estava muito alta? Não seria mais correto analisar pela altura das barras do gráfico (aumento de 0,33 para 0,36 L/dia/pessoa do 1ºS para 2ºS 2023) do que pela curva de variação anual da disponibilidade?
VALTER GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/08/2023

Olá Eduardo, tudo bem?

Acho que temos uma interação de diferentes variáveis no mercado e, assim sendo, é difícil que somente uma delas explique o que está acontecendo.

de fato, no 1o semestre de 2022 tivemos pouca produção e pouca importação (portanto pouca disponibilidade). Assim, crescer sobre uma base pequena não é exatamente um "feito". NO entanto, se olharmos a demanda no primeiro semestre de 2023, ela caiu 4% (segundo a Scanntech) em relação ao primeiro semestre de 2022 - crescer a disponibilidade em quase 7% sobre uma demanda que cai 4% é que é o maior problema (isso sem falar no volume de importações, que hoje traz problemas de sobre estoque de produto importado para muitas empresas).

Sobre o segundo semestre de 2023 vs o primeiro semestre, a própria Scanntech apontou no nosso ultimo Forum MilkPoint Mercado uma recuperação de demanda no final do primeiro semestre de 2023 - condições da economia um pouco melhores com baixa de preços dos derivados nas gôndolas dos supermercados (UHT começou o ano 24% acima do que no ano passado e, em julho, esteve cotado no varejo 22% abaixo de julho de 2022 - dados da FIPE). É fato que a disponibilidade cresce no 2o semestre do ano vs o 1o, mas tb é fato que a indústria vende mais no 2o semestre em relação ao primeiro.

Boa discussão e ótimos pontos, Eduardo! Grande abraço!

Valter
OSMAR REDIN

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/08/2023

Muito boa tua análise Valter, concordamos em gênero e número contigo.
Só o mercado resolve. Porque esperar por alguma ação mais efetiva do governo, vamos morrer na "mingua".
VALTER GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/08/2023

Olá Osmar, tudo bem?

Nosso setor tem este "hábito" de sempre esperar alguma solução do governo para nossos principais problemas... Talvez resquício da intervenção danosa que o governo teve no setor durante tanto tempo...

Entendo que devemos olhar seriamente para os nossos problemas e pensar nas soluções para eles. Nosso discurso não muda há mais de 30 anos e, se continuar o mesmo, daqui a 30 anos seguiremos reclamando das "importações predatórias"...

Grande abraço!

Valter

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures