Nossa mais recente e inédita pesquisa – Quem Produz o Leite Brasileiro? - nos permitiu identificar tendências e oportunidades de atuação para empresas do setor de insumos para produtores de leite.
Vale ressaltar que a pesquisa amostrou quase 1/3 do leite inspecionado no Brasil (32,3% do leite formal), a partir da participação de 41 laticínios, que originam leite de mais de 48 mil produtores.
Ao analisar dados de 2013, em que havíamos realizado a mesma pesquisa, e compará-los com 2023, existem alguns desafios que podem significar oportunidades para o setor de insumos. Dentre eles:
Figura 1: Tamanho médio do produtor (litros/dia) em 2013 e em 2023
Fonte: MilkPoint Ventures – Pesquisa Quem Produz o Leite
Produtor médio maior e número de produtores caindo no mercado:
O produtor médio cresce de 246 litros/dia em 2013 para 437 litros/dia em 2023 (+ 77%). Isto demonstra que o setor produtivo está se tornando cada vez mais tecnificado, buscando insumos e serviços de maior qualidade, que possam resultar em aumento de produção, produtividade, qualidade e, obviamente, lucro. Este efeito representa uma oportunidade significativa para empresas de insumos, que podem fornecer soluções avançadas neste sentido.
Mesmo que o produtor médio e a produção estejam crescendo (+ 6,8% na produção formal neste período), há uma clara diminuição do número total de produtores. Ou seja, há um desafio de tamanho potencial de mercado – em número de possíveis clientes.
Figura 2: 17 empresas participaram do levantamento em 2013 e em 2023:
Fonte: MilkPoint Ventures – Pesquisa Quem Produz o Leite
Porém, este gap pode ser transformado em oportunidade considerando que, os produtores que ficam, estão produzindo mais e demandando mais insumos e tecnologias, aumentando o tamanho potencial de mercado em relação a ticket médio ou consumo por cliente, por exemplo.
Essas mudanças no perfil do produtor têm implicações diretas para as estratégias das empresas de insumos para produtores de leite. Compreender como o mercado está se transformando é essencial para criar estratégias de mercado mais eficientes e garantir receita e base de clientes importantes.
Experiência em consultoria estratégica
A MilkPoint Ventures possui uma vasta experiência no setor lácteo e já atendeu diversas empresas em busca de estratégias assertivas.
Veja como a nossa consultoria pode ajudar empresas de insumos para produção:
- Adaptando abordagem de mercado;
- Mapeamento do perfil do produtor de leite;
- Mapeamento de bacias leiteiras para expansão;
- Aderência de produtos;
- Entre outros!
Para mais informações sobre a área de consultoria da MilkPoint Ventures, entre em contato conosco!