ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Os grãos e o mercado lácteo brasileiro

MILK MONITOR

EM 08/08/2022

3 MIN DE LEITURA

0
4

Segundo o ICP-Leite, da Embrapa, o custo com alimentação concentrada representa cerca de 40% do custo de produção de leite, sendo o item de maior impacto em relação ao total. A alimentação concentrada consiste, basicamente, na ração, formada por milho, soja e sal mineral.

O milho e a soja, representantes do “mercado de grãos”, consistem em mais de 95% desta ração, e, portanto, são de extrema relevância para o custo na produção de leite. A seguir, neste texto, trataremos das características do mercado brasileiro destes grãos e do momento atual deste mercado.

Começaremos pelo milho, que pode representar até 70% do total de um formulado de ração. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil é o terceiro maior produtor de milho mundo, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos e da China.

Diferentemente do mercado de lácteos, no mercado de grãos, o Brasil é historicamente exportador, sendo o segundo maior exportador de milho, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, visto que a China utiliza grande parte de sua produção para consumo interno, principalmente na produção de suínos e aves.

Os principais parceiros comerciais do Brasil são a China, Japão, Irã e Vietnã, e em 2020, o milho representou cerca de 3,2% do total das exportações do Brasil. As importações, quando ocorrem, são provenientes de países do Mercosul, como, por exemplo, a Argentina. Em 2021, devido a problemas de quebra de safra, foram importados 3 milhões de toneladas do país, sendo um recorde histórico.

No caso da soja, de acordo com a Embrapa, o Brasil é o maior produtor mundial de soja e o grão, por sua vez, é o principal produto da pauta exportadora brasileira. Na safra 2020/21, a produção total do Brasil foi de aproximadamente 135 milhões de toneladas, representando uma área de 38 milhões de hectares.

Segundo dados da Conab, a plantação de soja, na safra 2021/22, deverá alcançar aproximadamente 41 milhões de hectares, o que representa um aumento de 7,9% em relação à safra 2020/21, e pode chegar a 56% da área total de grãos produzidos no Brasil durante esta safra. A soja tem sua janela de plantio, ou seja, a época em que é semeada, de modo geral, entre os meses de setembro e dezembro, e seu ciclo pode durar entre 100 e 160 dias, a depender da cultivar.

Os principais estados produtores do grão no país são: Mato Grosso, principal produtor e uma área de 10 milhões de hectares na safra 20/21; Rio Grande do Sul, com 6 milhões de hectares; Paraná, com 5,6 milhões de hectares e Goiás, com 3,6 milhões de hectares na safra 20/21. A China é o principal importador do grão brasileiro e em 2021 importou aproximadamente 58 milhões de toneladas do Brasil.

 

O mercado de grãos hoje

O mercado de grãos no período recente tem sido marcado por volatilidade.

De um lado, fatores baixistas se destacaram nas últimas semanas: internamente, o avanço das colheitas ampliou a oferta de grãos; externamente, o risco de recessão econômica mundial e a ampliação das políticas de controle sanitário da China trouxeram pessimismo ao mercado, movendo os preços para baixo.

Nos últimos dias, entretanto, fatores externos para além dos citados fizeram com que a expectativa de demanda por grãos brasileiros aumentasse: há receio quanto ao clima nos Estados Unidos e na Europa, e o Brasil avançou nas negociações com a China para exportações no segundo semestre. Desta forma, os preços voltaram a subir.

 

Estar atualizado sobre o mercado de grãos é um bom direcionador para os produtores de leite, visto que como citado anteriormente, aproximadamente 40% do custo de produção de leite está relacionado ao custo com alimentação concentrada, a qual é basicamente formada por milho, soja e sal mineral. No Milk Monitor, um produto MilkPoint, você encontra informações desse mercado e outros importantes indicadores!

Por meio de um aplicativo próprio, Milk Monitor disponibiliza informações atualizadas das diversas variáveis que impactam a rentabilidade das fazendas de leite: cenário atual, projeções futuras, informações técnicas, gerenciais e muito mais!

E o melhor: o Milk Monitor direciona as ações que os produtores podem tomar nas fazendas de leite de acordo com a conjuntura do mercado. Com um preço que cabe no bolso do produtor, disponibilizamos o mercado do leite na palma da sua mão!

 Ficou interessado? Quer nos conhecer melhor?

Siga nosso Instagram@milk_monitor

Siga nosso LinkedInhttps://www.linkedin.com/company/milkmonitor/

Entre no nosso grupo do WhatsApp: https://bit.ly/3AJCmPo

Entre em contato conosco: 19 9 9721-4296 monitor@agripoint.com.br 

 

Qual assunto gostaria de ver por aqui? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui que nós vamos te ajudar!

MILK MONITOR

Saiba como utilizar informações a favor da sua fazenda. O mercado do leite na palma da sua mão!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures