ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lucratividade da produção leiteira: entendendo o RMCR e o RMCA

MILK MONITOR

EM 03/05/2023

2 MIN DE LEITURA

1
8

A estabilidade financeira da produção de leite no campo necessita do monitoramento de alguns indicadores específicos, isso porque a atividade está sujeita a flutuações nos preços do leite, nos custos de produção, na oferta e demanda, e em outros fatores externos que podem afetar a rentabilidade do negócio. Nesse sentido, é possível destacar dois indicadores extremamente importantes: O RMCA e o RMCR.

A Receita Menos o Custo da Alimentação (RMCA), é um indicador que está diretamente relacionado à rentabilidade da produção de leite. Isso porque de um lado temos o grande responsável pela receita: o leite; e do outro, o maior custo operacional da produção: a alimentação.

Ou seja, é o resultado da receita diária obtida da venda do leite, por vaca em lactação, menos os gastos diários de alimentação das vacas em lactação, incluindo concentrado e volumoso. Portanto, quanto mais alto o RMCA, melhor para o produtor.

Em nosso último levantamento, observamos um aumento de 7% de variação em relação ao mês anterior, fechando o mês de março em R$ 31,50/vaca/dia.

 

Figura 1. RMCA.

rmca

Dentro do custo de alimentação, os desembolsos com o concentrado (ração) têm grande representatividade, fazendo com que o indicador Receita Menos o Custo da Ração (RMCR) seja bem importante de se acompanhar. Além disto, estamos falando de um custo que sofre grande volatilidade e que o produtor tem pouco controle sob esta variação, já que o mercado (de soja e milho, principalmente) define os preços.

Em nosso cálculo de RMCR, avaliamos a receita procedente da produção diária de uma vaca com produção média de 20 L/dia, menos o custo de uma ração contendo soja, milho e sal mineral, com o resultado deflacionado pelo IGP-DI, possibilitando a comparação de diferentes períodos. Portanto, o RMCR varia de acordo com as mudanças dos preços pagos pelo leite e conforme as variações dos preços dos grãos (como o milho e a soja) e do sal mineral.

O mês de março apresentou um avanço de 5,1% de variação em relação ao mês anterior, fechando em R$ 41,00/vaca/dia.

Figura 2. RMCR

rmcr

                                              

Para o restante de 2023, nos dois casos, a expectativa é de alta, principalmente por essa intensa queda nos preços do milho e da soja. Neste momento, o aumento ainda foi impulsionado pela melhora nos preços de leite nos meses de março e abril.

Como ambos os indicadores estão ligados à rentabilidade, supomos que quanto mais alto o RMCR e/ou RMCA, maior a lucratividade do sistema e, portanto, maiores serão os interesses no aumento da produção. Quando o contrário, espera-se uma retração da produção.

Os índices possuem uma confiável previsibilidade para a produção de leite, e seus comportamentos são relevantes balizadores de produção futura. Obviamente, para chegarmos a rentabilidade final da produção, destes valores temos que retirar outros custos, como por exemplo, mão-de-obra, produtos (como medicamentos), dentre outros.

O importante é que o acompanhamento desses e outros indicadores do mercado lácteo, que podem e devem fazer diferença na sua rentabilidade, produtor, são feitos dentro do App Milk Monitor!

  • Se você é produtor de leite, solicite o App ao seu laticínio parceiro!
  • Se você é indústria de laticínios, saiba como oferecer os conteúdos do Milk Monitor para os produtores de leite com os quais houver um relacionamento

Aqui você tem um atendimento 100% humanizado, clique aqui para falar com nosso time sobre formatos de aquisição ou sobre os conteúdos do App!

MilkPoint Mercado

MILK MONITOR

Saiba como utilizar informações a favor da sua fazenda. O mercado do leite na palma da sua mão!

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIS EINAR SUÑE DA SILVA

ANÁPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/05/2023

Muito bom Valter. Conhecimento ajuda muito. TMJ

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures