Lucratividade da produção leiteira: entendendo o RMCR e o RMCA

A estabilidade financeira da produção de leite no campo necessita do monitoramento de alguns indicadores, nesse sentido o RMCA e o RMCR são importantes. Entenda

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 8

A estabilidade financeira da produção de leite no campo necessita do monitoramento de alguns indicadores específicos, isso porque a atividade está sujeita a flutuações nos preços do leite, nos custos de produção, na oferta e demanda, e em outros fatores externos que podem afetar a rentabilidade do negócio. Nesse sentido, é possível destacar dois indicadores extremamente importantes: O RMCA e o RMCR.

A Receita Menos o Custo da Alimentação (RMCA), é um indicador que está diretamente relacionado à rentabilidade da produção de leite. Isso porque de um lado temos o grande responsável pela receita: o leite; e do outro, o maior custo operacional da produção: a alimentação.

Ou seja, é o resultado da receita diária obtida da venda do leite, por vaca em lactação, menos os gastos diários de alimentação das vacas em lactação, incluindo concentrado e volumoso. Portanto, quanto mais alto o RMCA, melhor para o produtor.

Em nosso último levantamento, observamos um aumento de 7% de variação em relação ao mês anterior, fechando o mês de março em R$ 31,50/vaca/dia.

 

Figura 1. RMCA.

rmca

Dentro do custo de alimentação, os desembolsos com o concentrado (ração) têm grande representatividade, fazendo com que o indicador Receita Menos o Custo da Ração (RMCR) seja bem importante de se acompanhar. Além disto, estamos falando de um custo que sofre grande volatilidade e que o produtor tem pouco controle sob esta variação, já que o mercado (de soja e milho, principalmente) define os preços.

Continua depois da publicidade

Em nosso cálculo de RMCR, avaliamos a receita procedente da produção diária de uma vaca com produção média de 20 L/dia, menos o custo de uma ração contendo soja, milho e sal mineral, com o resultado deflacionado pelo IGP-DI, possibilitando a comparação de diferentes períodos. Portanto, o RMCR varia de acordo com as mudanças dos preços pagos pelo leite e conforme as variações dos preços dos grãos (como o milho e a soja) e do sal mineral.

O mês de março apresentou um avanço de 5,1% de variação em relação ao mês anterior, fechando em R$ 41,00/vaca/dia.

Figura 2. RMCR

rmcr

                                              

Para o restante de 2023, nos dois casos, a expectativa é de alta, principalmente por essa intensa queda nos preços do milho e da soja. Neste momento, o aumento ainda foi impulsionado pela melhora nos preços de leite nos meses de março e abril.

Continua depois da publicidade

Como ambos os indicadores estão ligados à rentabilidade, supomos que quanto mais alto o RMCR e/ou RMCA, maior a lucratividade do sistema e, portanto, maiores serão os interesses no aumento da produção. Quando o contrário, espera-se uma retração da produção.

Os índices possuem uma confiável previsibilidade para a produção de leite, e seus comportamentos são relevantes balizadores de produção futura. Obviamente, para chegarmos a rentabilidade final da produção, destes valores temos que retirar outros custos, como por exemplo, mão-de-obra, produtos (como medicamentos), dentre outros.

O importante é que o acompanhamento desses e outros indicadores do mercado lácteo, que podem e devem fazer diferença na sua rentabilidade, produtor, são feitos dentro do App Milk Monitor!

  • Se você é produtor de leite, solicite o App ao seu laticínio parceiro!
  • Se você é indústria de laticínios, saiba como oferecer os conteúdos do Milk Monitor para os produtores de leite com os quais houver um relacionamento

Aqui você tem um atendimento 100% humanizado, clique aqui para falar com nosso time sobre formatos de aquisição ou sobre os conteúdos do App!

MilkPoint Mercado

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 8

Material escrito por:

Milk Monitor

Milk Monitor

Saiba como utilizar informações a favor da sua fazenda. O mercado do leite na palma da sua mão!

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Luis Einar Suñe da Silva
LUIS EINAR SUÑE DA SILVA

ANÁPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/05/2023

Muito bom Valter. Conhecimento ajuda muito. TMJ
Qual a sua dúvida hoje?