ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A qualidade da água e o plano de qualificação de fornecedores de leite

POR JOÃO LUIS DOS SANTOS

GESTÃO DA ÁGUA

EM 25/06/2019

3 MIN DE LEITURA

1
5

Atualizado em 12/03/2024

O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) é uma ferramenta de controle elaborada pelo estabelecimento, laticínio ou cooperativa, sujeita à Instrução Normativa nº 77, de 26 de novembro de 2018.

O documento publicado pela Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal (CBPA) orienta que conforme a IN 77/18, o Mapa fará o acompanhamento da execução dos PQFL, e não a sua prévia aprovação. O PQFL é um documento que faz parte da gestão da qualidade, fazendo parte do autocontrole do estabelecimento, portanto, sua elaboração, implantação e execução é de total responsabilidade do estabelecimento.

As recomendações do PQFL alertam que os dados e informações obtidas podem ser tão amplos quanto o estabelecimento a definir, e dentre tantos outros pontos, ressalta a necessidade de cloradores, como nos itens:

  •  '4.4 Manejo alimentar e armazenamento de alimentos: deve-se também garantir um suprimento de água em quantidade e qualidade adequadas'.
     
  • E finalmente no item '4.5. Qualidade da água: objetivando o suprimento de água de boa qualidade para os animais e para a higienização dos equipamentos', devem ser estabelecidos procedimentos que visem a adequada proteção e captação das fontes naturais e higienização dos reservatórios. Para a água destinada a higienização de equipamentos, procedimentos de cloração e monitoramento devem ser estabelecidos.

Em agosto 2016 no artigo Como a qualidade da água pode garantir a qualidade do leite? destacamos que “A cloração é a mais simples e importante etapa de todo processo de tratamento da água”.

Em março de 2017 publicamos no Blog Gestão da Água o artigo Gestão da qualidade e quantidade de água na produção leiteira, no qual anunciávamos o primeiro curso gravado para o EducaPoint cujo título leva o mesmo nome. Nele, o participante terá uma análise do conflito entre disponibilidade de água e produção de leite, passando pela então IN 62 e suas exigências e terminando com técnicas e métodos para tratamento de sua água.

Ainda na mesma linha, em 2018 e 2019 foram disponibilizados artigos relacionados à análise da água, técnicas de tratamento, legislação, impactos da qualidade da água na produção e produtividade de leite, entre outros.

A água é o principal nutriente e agente da higienização e limpeza da produção leiteira. Entretanto ainda é o mais ignorado recurso em inúmeras propriedades rurais e está distante de ser um item de gestão de produtores e laticínios.

O investimento em alimentação, genética, ambiência, tecnologias mecanizadas ou mesmo robotizadas são estrondosas, e claro, desejáveis. Entretanto a falta de gestão da qualidade e quantidade dos recursos hídricos podem levar o lucro do produtor a correr como água entre os dedos.

Somos um país mais movido pela força da lei do que pela percepção crítica da necessidade de melhorar nossos processos. Numa época em que ansiamos por uma gestão eficiente em nosso meio político, temos que nos perguntar. Somos bons gestores daquilo que está em nossas mãos?

Confira abaixo o guia orientativo para a elaboração da PQFL: 

 


Você gostaria de saber mais sobre gestão da qualidade e da quantidade de água na produção leiteira? O artigo é do consultor, instrutor e palestrante sobre gestão de recursos hídricos, João Luís dos Santos, que também um dos instrutores da plataforma de cursos on-line, EducaPoint. Clique aqui para conhecer os cursos ministrados por ela.

Você pode fazer a aquisição dos cursos individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma , que hoje são 150 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

 

JOÃO LUIS DOS SANTOS

Mestre em engenharia agrícola pela Unicamp/Feagri na área de concentração de águas e solo. Atua a mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções e tecnologias para tratamento da água na produção animal. Diretor e fundador da Especializo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/06/2019

Interessante! E o guia é muito bacana! Oferece uma boa base para a elaboração do plano!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures