FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gestão da qualidade e quantidade de água na produção leiteira

POR JOÃO LUIS DOS SANTOS

GESTÃO DA ÁGUA

EM 03/03/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
A água é um recurso fundamental para toda atividade agropecuária, mas o que é um recurso? Recurso tem origem no campo jurídico, do latim RECURSUS, “ato de desfazer o caminho, possibilidade de voltar e retomar um caminho”, literalmente “fazer de novo um caminho”. RE: “outra vez” mais CURSUS: “carreira, caminho”. Também indicado como retroceder ao início, voltar atrás e repensar, rever o plano, o projeto, o processo.

Interessante como sempre pensamos que um recurso é algo que existe para nos dar um bem ou promover o desenvolvimento e não como aquilo que precisa de gestão para garantir esse mesmo bem e desenvolvimento. Visto deste modo, água é algo que precisa de gestão, precisa ser repensada, planejada para se considerada um recurso. Água não é um bem inextinguível que pode ser manejada sem critério. Do mesmo modo que o seu recurso financeiro precisa de gerenciamento e planejamento para não ser esgotado, a água é também fonte indireta de recursos financeiros.

Fazem mais de 20 anos que atuo no mercado de produção animal, focado em desenvolver soluções e capacitar pessoas para o melhor gerenciamento dos recursos hídricos. Qualquer gestor empresarial que conhecesse meu trabalho certamente me orientaria a abandonar a atividade e arrumar outra forma de sustento. A agricultura e pecuária brasileira não tem uma cultura hídrica e isso em boa parte devido ao equívoco de que temos 12% de toda água do mundo.

Os últimos anos deixaram claro que não temos água se não dedicarmos tempo para planejar um recurso hídrico. Precisamos repensar o papel da água em nosso dia a dia e na produção animal. Algumas conquistas me animam a continuar na missão de conscientizar e promover essas ações. O EducaPoint acaba de disponibilizar dois cursos em sua plataforma de capacitação onde pude compartilhar mais sobre o tema.

No primeiro curso, Gestão da qualidade e quantidade de água na produção leiteira, o participante terá uma análise do conflito entre disponibilidade de água e produção de leite, passando pela IN 62 e suas exigências e terminando com técnicas e métodos para tratamento de sua água.

No segundo curso, Pegada hídrica na produção leiteira, o participante terá uma introdução sobre conceitos de sustentabilidade, a diferença entre água virtual e pegada hídrica e os fundamentos básicos deste conceito - que estará presente em discussões futuras em toda cadeia de produção agropecuária.

Convido você a participar e interagir por meio deste canal para que possamos discutir e aprofundar os temas.

JOÃO LUIS DOS SANTOS

Mestre em engenharia agrícola pela Unicamp/Feagri na área de concentração de águas e solo. Atua a mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções e tecnologias para tratamento da água na produção animal. Diretor e fundador da Especializo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint