FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Dias de chuva

FABRÍCIO NASCIMENTO

EM 29/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
18

Que vontade de dormir o dia inteiro quando está chovendo. Fazer bolinho de chuva, ficar em volta da lareira, que maravilha, hein?

Mas, para alguns desfrutarem destas regalias, outros precisam produzir seus alimentos.

Aí que entra o produtor de leite, independente do tamanho da propriedade, em dias de chuva as dificuldades aumentam.

Levantar de madrugada, mesmo que o barulho da chuva convide a dormir mais um pouco. Se molhar e trabalhar molhado até aprontar o serviço.

Se não tem vacas confinadas, tem que sair na chuva para buscá-las, enfrentando o barro e sem pressa, para que nenhuma vaca se machuque.

Ainda correr o risco de aumentar as enfermidades nos animais, pois, com a chuva, aumenta muito a probabilidade de mastite e problemas de casco

Mesmo quem tem vacas confinadas, precisa tirar silagem na chuva, a umidade dificulta o manejo das camas e vez ou outra alguém precisa se molhar atendendo alguma coisa.

O medo de um raio nos acompanha nestes dias, o risco que corremos quando estamos na chuva, o risco que os animais correm e ainda o perigo de queimar algum equipamento nos deixam apreensivos a cada trovoada.

Isso sem falar em quando falta luz, aí sim complica! Se tem gerador ajuda, mas se não tem, o tempo de espera do retorno da energia é angustiante.

Se precisar ir na cidade buscar alguma coisa, então, chega nos lugares deixando barro das botas que sujaram abrindo as porteiras.

Mas não pense que estamos reclamando!

Fazemos nosso dever com alegria e satisfação, somos abençoados por estar produzindo alimento.

Quando sobra um tempinho até voltamos a ser crianças, brincando com o barro e com a chuva, parece que cada gota lava nossa alma, faz florescer em nós a certeza de que estamos no lugar certo fazendo a coisa certa.

Por mais difíceis que sejam estes dias, sabemos que depois vem um lindo dia de sol para nos iluminar, que os pastos ficam mais verdejantes, nascem as sementes plantadas na terra e junto delas renasce a esperança de dias melhores.

Ah como é boa a vida de produtor de leite! Com chuva, sol, calor ou frio, nós não desistimos.

Mas cabe salientar que não é para todos, se você está pensando em começar na atividade, lembre-se dos dias de chuva. 

Quer ficar por dentro do mundo lácteo por meio de um formato diferente? Siga o nosso canal no YouTube e acompanhe as nossas publicações! Vamos amar ver você por lá heart

FABRÍCIO NASCIMENTO

Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.