ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Se a vaca não dá leite, o que precisamos fazer?

FABRÍCIO NASCIMENTO

EM 08/06/2021

3 MIN DE LEITURA

0
13

Atualizado em 08/06/2021

"Vaca não dá leite. Você tem que tirar!"

Mário Sérgio Cortella, para passar a real noção de esforço para seus filhos e para todos os que escutassem essa história, sempre disse a eles que ao completar 12 anos contaria um segredo, o verdadeiro sentido da vida.

Quando seu filho André completou os tão esperados 12 anos, foi pedir ao pai o segredo. Cortella, ao contar, pediu que não contasse aos irmãos mais novos e então relatou: "vaca não dá leite. Você tem que tirar. Você precisa acordar 4 horas da manhã, ir ao pasto, entrar no curral cheio de fezes, amarrar rabo e pernas da vaca, sentar-se no banquinho e fazer o movimento certo!" (Trecho da fala de Cortella).

Pois bem, ele estava completamente correto e atualizado para a época em que falou isso. André, seu filho, tinha 12 anos no final dos anos 80. Naquela época, o trabalho de tirar o leite da vaca era realmente este.

Hoje, muitos compartilham o texto para elucidar a produção de leite, mas lembre-se que o objetivo dele era dar a real noção de esforço e que nada nos é dado de graça. O que mudou de lá para cá, foi a forma de se tirar o leite da vaca.

O produtor não tem um curral cheio de fezes, são feitos investimentos altíssimos em sala de ordenha, a maioria com cerâmica branca, piso para as vacas, tudo isto é lavado de manhã e de tarde, então está sempre limpinho. O produtor usa avental, luvas, botas e tudo é limpo. Também em higiene, é feito um pré-diping com um antisséptico para limpar o teto e eliminar bactérias, após isto, o teto é seco com papel toalha individual. 

Não precisa mais amarrar o rabo e as pernas da vaca, isso é coisa do passado, lá da época em que o filho do Cortella tinha 12 anos. Hoje, as vacas recebem uma preparação para entrar na sala de ordenha, são conduzidas com calma, respeitando seu tempo, até se adaptarem, tudo para não estressar ela e ela liberar mais leite, sem gritos e sem amarras.

Como citado antes, altos investimentos na sala de ordenha aposentaram o banquinho. O ordenhador fica em pé, uma forma mais prática e segura, que não prejudica sua coluna. E o movimento certo que ele faz hoje, é o de colocar a teteira, esta que irá retirar o leite do úbere, sem contato com as mãos, garantindo assim, uma melhor qualidade do leite e a sanidade do úbere da vaca.

Sim, o produtor continua levantando-se muito cedo. Quem tem vaca a pasto, continua buscando-as para a ordenha e a tarefa de ordenhar permanece não sendo nada fácil, porém, está bem mais evoluída e tecnificada do que nos anos 80 e 90.

Não é realidade na maioria das propriedades, mas já tem muitas usando robô de ordenha, onde as vacas vêm voluntariamente e são ordenhadas com o máximo capricho e mínimo esforço.

A pecuária de leite está em constante desenvolvimento, pode-se até dizer que está passando por uma revolução, pois até o 4.0 já chegou nas vacas. Hoje, a vaca é mais respeitada, tratada com muita atenção e carinho e desfruta de muita tecnologia para seu bem-estar.

Então, se você for contar para seus filhos que vaca não dá leite, conte como realmente o leite é tirado hoje, com muita higiene, tecnologia, sem sofrimento para o ordenador e nem para a vaca.

Mas, realmente, é o segredo da vida, nada é de graça, nada nasce pronto ou cai do céu, você precisa tirar a bunda da cadeira e fazer a coisa acontecer. Mesmo com todo auxílio da tecnologia, quem dá o comando é você.

Um baita abraço e viva o leite!

FABRÍCIO NASCIMENTO

Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures