Revolução feminina no Agro |
Um dos setores em que mais cresce a administração feminina, o agronegócio, vem sendo revolucionado pelas mulheres.
A capacidade que elas têm de cuidar de mais de um assunto ao mesmo tempo as deixam em vantagem sobre os homens. Além disso, são extremamente detalhistas, o que faz uma grande diferença na gestão de uma fazenda, já que os detalhes poderão te levar do prejuízo ao lucro rapidinho.
A organização, a preocupação para que tudo dê certo, a intuição e a velocidade de pensamento para tomadas de decisões são alguns dos diferenciais das mulheres do agronegócio.
O IBGE aponta uma alta de 5,9% no número de mulheres chefiando propriedades rurais. Segundo o relatório, a porcentagem de propriedades agrícolas administradas por mulheres passou de 12,07% para 18,06%, entre 2006 e 2017.
E este número vem crescendo a cada ano, o que é muito bom para o setor. Este toque feminino nos negócios rurais põe o agro ainda mais em evidência.
O preconceito infelizmente ainda existe por parte de alguns, mas já aviso aos preconceituosos: vocês estão perdendo espaço, ninguém mais aceita isso!
Vendedores, fornecedores, técnicos e compradores, quanto mais respeito e admiração vocês tiverem pela administração feminina nas fazendas, mais resultado você terá em seu trabalho.
Não basta dizer, "agro é top, agro é tech", agora o agro é inclusão, agro é respeito, agro é lucro, e isto as mulheres estão colocando no cenário.
Mas o agro, como um todo, não é só administração de fazenda. Tem muita mulher na assistência técnica, na área de compra e venda de insumos, no marketing, e, aí sim, se enquadra a frase "agro é tudo".
Na pecuária de leite, um marco histórico foi a invenção da máquina de ordenha, no ano de 1878, por uma mulher: Anna Baldwin.
No começo muitas pessoas criticaram, porém, graças a ideia genial desta mulher — hoje com adaptações do primeiro projeto — a ordenha mecânica está aí, à nossa disposição, facilitando e qualificando o trabalho do produtor.
O cargo mais alto do agronegócio no Brasil hoje é ocupado por uma mulher: Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, ministra da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Nosso respeito e nosso agradecimento às mulheres que vêm dando uma nova cara ao agronegócio, ajudando o setor a ser mais conhecido e valorizado, dentro e fora do país.
Aproveitando o assunto: mulherada, tem desconto para vocês no Interleite Sul 2020! Utilize o cupom mulheresnoleite ao efetuar a compra e garanta 15% de desconto na inscrição!
FABRÍCIO NASCIMENTO
Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.
2 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
LARISSA DE MOURAPIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - ESTUDANTE EM 09/03/2020
Fabrício, me perdoe, mas esse texto é terrível, cheio e erros e quase sem nenhuma informação relevante. Já começa com uma mensagem estranha, é sabido que nem homens e nem mulheres são efetivamente "multitarefas", quando as pessoas fazem mais de uma coisa ao mesmo tempo, a tendência é que seu trabalho perca qualidade em todas as coisas que estiverem executando. Isso não é uma característica feminina e certamente não é algo positivo. Enfim, gostaria só de expor isso para que os próximos textos melhorem. Até!
|
|
FABRÍCIO NASCIMENTOCRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 09/03/2020
Larissa obrigado por o comentário?
Não sei qual setor você trabalha, mas eu acho extremamente relevante o fato de uma mulher ter inventado a máquina de ordenha. Quanto aos erros, estou aberto a sugestões e se possível me mande o artigo corrigido, também pesso que me envie fontes de onde posso pesquisar assuntos que na sua opinião sejam relevantes. Convido também você é escrever um artigo relevante e sem erros e enviar para o milk point, tem uma plataforma chamada espaço aberto, ali você poderá expressar todo seu conhecimento e compartilhar ele conosco para que pessoas menos informadas como eu tenham a oportunidade de aprender com você. Peço desculpas por os erros e saliento que o intuito principal era homenagear as mulheres. No que precisar de mim estou a disposição um baita abraço e viva o leite! |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro